icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #98 - Julho 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O grupo de Codesenvolvimento: um poderoso método de inteligência coletiva

Espa o colaborativo de aprendizagem abordagem pedag gica comunidade para o desenvolvimento das pr ticas profissionais s o alguns dos qualificadores utilizados nos ltimos vinte e cinco anos para classificar o grupo de codesenvolvimento profissional GCP Alguns marcos O grupo de codesenvolvimento profissional constitui uma proposta de abordagem e m todo bastante precisos definidos em um livro que estabeleceu as diretrizes Payette e Champagne e em uma nova publica o mais recente Champagne Desenvolvido por Adrien Payette na sua pr tica como professor de management na ENAP cole Nationale d Administration Publique e por Claude Champagne na forma o de gestores na rede de sa de e servi os sociais oferece um processo espec fico e estruturado de reflexividade troca partilha e ajuda m tua Este processo visa a aprendizagem bem como o desenvolvimento da pr tica profissional a partir de assuntos apresentados pelos participantes que s o levados a adotar uma postura de praticador-pesquisador na investiga o e na entreajuda A pr tica do grupo de codesenvolvimento profissional cresceu inicialmente no Quebec um estado franc fono do Canad depois se espalhou pela Fran a B lgica e outros pa ses franc fonos e mais discretamente internacionalmente Tanto a produ o escrita e audiovisual como as publica es cient ficas se multiplicam sobre o assunto O GCP usado em organiza es dos setores p blico parap blicos empresas privadas nacionais e internacionais empresas de consultoria organiza es associativas e comunit rias conselhos de profiss es regulamentadas institui es educacionais e universidades setores profissionais e n o profissionais junto a nbsp profissionais diversos gerentes professores organizadores comunit rios assistentes sociais psic logos coaches advogados enfermeiras Al m de seus v nculos com o questionamento socr tico ou com a escola do pragmatismo o GCP se enquadra em um conjunto de estruturas te ricas e pr ticas relativamente relacionadas Quase todos elas s o direta ou indiretamente inspiradas pelo trabalho de Kurt Lewin sobre din mica de grupo ci ncia-a o e mudan a Dentre essas fontes v rias correntes de reflex o sobre a a o e de reconhecimento do valor do conhecimento experiencial modelado por Kolb da action learning de Reg Revans da praxeologia de Yves Saint-Arnaud da abordagem centrada no cliente de Carl Rogers do profissional reflexivo de Sch n da rela o de ajuda da ajuda m tua e da consulta estruturada por Lescarbeau...
Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Habilidades e Competências: Da sessão de Action Learning para a vida profissional

Imagine um ambiente onde não existem respostas prontas, apenas perguntas poderosas. Um espaço onde profissionais se reúnem para desvendar juntos desafios complexos de suas realidades corporativas. Bem-vindos ao universo do Action Learning – um método que revoluciona não apenas como aprendemos, como também quem nos tornamos no processo. O Action Learning carinhosamente aqui descrito como... leia mais

13 minutos

Cultura Organizacional: a chave para resultados sustentáveis e pessoas saudáveis

Quando pensamos no futuro do trabalho, é comum associar a ideia à tecnologia, à inteligência artificial ou à automação de processos. Mas, se olharmos com mais cuidado, veremos que o verdadeiro diferencial competitivo das organizações não está em máquinas ou algoritmos, e sim nas pessoas que dão vida a elas. E o que conecta essas pessoas, dá sentido às suas escolhas e molda suas... leia mais

11 minutos

O SER Humano e a Criatividade e a Relação com a Biomimética

Gosto da brincar com a origem das palavras. Assim como árvores precisam de raízes fortes, nossa linguagem e cultura também precisam de suas raízes. Quando penso em criatividade me vem em mente a criança. Leve, curiosa, quer experimentar, se arrisca em movimentos novos, se interessa em mil “porquês” e não tem medo de não saber. Quem já foi assim? E o melhor, quem ainda... leia mais

9 minutos

Coaching Inclusivo e TDAH nos Negócios: estratégias para um mundo do trabalho mais justo, produtivo, humano e feliz

Nos últimos anos, testemunhamos uma mudança significativa no modo como lideramos pessoas e organizamos o trabalho. A diversidade, finalmente, começou a ganhar espaço nas Organizações, mas ainda focada em marcadores visíveis como gênero, raça, idade, condições físicas, sexualidade, entre outros. Entretanto, é preciso ir além, é necessário incluir aspectos “invisíveis” que... leia mais

16 minutos

Os Múltiplos Rostos da Escassez: o Medo que se Disfarça de Realidade

Pois aqui iniciamos a nossa jornada de descobrimentos e queremos compartilhá-la com você, caro leitor. Como compartilhei no capítulo anterior, quando iniciamos este caminho, havíamos pensado em explorar este binômio escassez-abundância, para vermos o que seria revelado, tanto na pesquisa bibliográfica, quanto nas entrevistas. O primeiro achado, bem contundente, é de que o senso comum... leia mais

16 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium