O coaching de equipe tende a crescer cada vez mais porque uma nova compreensão emerge nos cenários empresariais. Não é o volume do capital financeiro nem as estratégias bem elaboradas que produzem as verdadeiras vantagens competitivas em uma empresa. São as boas equipes que produzem resultados assertivos de forma permanente.
Uma equipe existe para produzir resultados e esta é a expectativa que as empresas têm e, por este motivo, o foco tem sido, com frequência, na produtividade e na competitividade.
Existem diferentes formas de desenvolver equipes, como: team building, treinamento de equipes, facilitação de equipes, dentre outras.
No caso do coaching de equipe, a abordagem utilizada considera que os indivíduos influenciam o equipe e que as equipes também influenciam os indivíduos.
Cada equipe cria sua própria atmosfera e cultura e esta cultura afeta diretamente a performance das equipes. O coach atua, principalmente, promovendo a compreensão sobre em qual “ambiente” eles operam e quais são as consequências e os impactos que têm nos resultados.
O coaching individual cresceu consideravelmente nos últimos anos e este fato contribuiu para o coaching se direcionar para o trabalho com as equipes.
Recentemente a ICF Global criou “As Competências de Coaching de Equipe: indo além do coaching individual”, onde encontramos o conceito inicial e central que o coaching de equipe contribui para os resultados sustentáveis e para o desenvolvimento contínuo.