revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #96 - Maio 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A comunicação como uma ação refletida

Me convidaram para escrever algo sobre comunicação autêntica e logo pensei: “o que vou escrever”? “Será que consigo no tempo proposto”? “Será que digo que não vou poder”? “Não vou aceitar.” “Estou cheio de coisas para fazer.” Na realidade fiquei feliz por ter sido convidado, mas ao mesmo tempo angustiado por mais uma tarefa.

E começo meu texto expondo isto não por acaso, mas porque isso descreve um processo e um tipo de comunicação, um tipo de ação reflexiva que antecede uma ação direta.

Segundo a ontologia da linguagem (Echeverria – 2003) todo e qualquer processo de comunicação é um ato linguístico e uma ação, pois a linguagem é ação, e sendo assim, não existe formas de linguagear de forma passiva. A ação reflexiva é o processo de pensamento, uma ação que antecede (ou não) a ação direta, que podemos entender como uma expressão no mundo.

No momento em que me foi feito o convite para escrever um texto e entregá-lo fui convidado para executar uma ação direta e isso despertou em mim uma ação reflexiva na qual estabeleci um diálogo interno para dar uma resposta a quem me convidou, e para dar a resposta positiva tive que avançar nas ações reflexivas e achar meios para aceitar: “Vai ser interessante escrever sobre o tema.” “Tenho o que falar sobre”. “Vai ser divertido.” “Vou escrever.” Nesta ação reflexiva, do início até aceitar, fiz um movimento de afirmar algumas coisas diante dos meus sentimentos para não aceitar e fui desenvolvendo até decidir aceitar com uma declaração: “Aceito o convite, vou escrever esse texto!”

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Tendências de Diversidade para 2025: Um Olhar para o Futuro da DEI&P nas Organizações

Nos últimos anos, a evolução das práticas de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento (DEI&P) tem moldado o ambiente corporativo, redefinindo os valores e estratégias que orientam as organizações. Esse avanço no entendimento da diversidade, passando da simples representatividade à inclusão ativa, tem trazido novos desafios e oportunidades para as empresas que desejam construir... leia mais

7 minutos

A Revolução da IA Transformativa na Educação

Há muita discussão e polêmica em torno da ideia ou previsão de que as tecnologias baseadas na Inteligência Artificial (IA) moderna, em particular em sua modalidade generativa, irão mudar profundamente a vida de todas as pessoas. Parece haver enorme resistência entre algumas pessoas. Natural que alguns grupos de pessoas ou profissionais, em especial, estejam receosos sobre seus futuros.... leia mais

11 minutos

Como aplicar as teses do IDG para influenciar seus resultados

Organizações reúnem pessoas para obter resultados num determinado espaço de tempo ou num evento discreto. Fato simples e indiscutível. A questão é o que é resultado? Exemplificando, se a organização define como resultado o lucro financeiro, todas as ações se voltam para isso, em detrimento de outras conquistas possíveis. Na Movah definimos resultado como o conjunto de três... leia mais

12 minutos

A mudança sistêmica de dentro para fora

As novas soluções para os desafios do desenvolvimento sustentável, envolvem antes de mais nada a evolução do paradigma da sustentabilidade para a regeneração, ou seja, pararmos com estratégias de reduzir impactos para estratégias de recuperar e ampliar as capacidades de regeneração, empoderamento e autonomia. Tendemos a repetir soluções que reforçam os mesmos padrões de... leia mais

14 minutos

Marca Pessoal: Repensando suas Origens e Propondo Novas Bases

O Conceito de marca pessoal, surgido de premissas raramente questionadas e frequentemente aceitas sem crítica, merece uma revisão aprofundada. Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre o que entendemos por marca pessoal, porque necessitamos deste conceito e como ele pode beneficiar tanto a nós quanto às pessoas que auxiliamos em seu desenvolvimento pessoal. As Origens A marca... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium