revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #96 - Maio 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Em tempos de máscaras de proteção como anda sua comunicação?

Com as máscaras necessárias a cobrir nossas faces, com tanto isolamento que nos afasta do contato físico e dificulta a leitura da corporalidade, como fazer a linguagem ajudar, com excelência, outros humanos?

Seria o próprio afastamento social mais uma metafórica máscara para a evitação de uma comunicação autêntica?

A comunicação humana tornou-se ainda mais complexa durante a pandemia pela não-presencialidade vigente. Apesar disso é fundamental termos contatos autênticos e criarmos pontes entre nossas subjetividades para atuarmos como profissionais em desenvolvimento humano, fomentadores de transformação e de processos de aprendizagem.

Lidar, portanto, com o "não ver de perto” e o "não tocar” afasta-nos de algo ancestral nas interações humanas: a proximidade que gera intimidade.

Estejamos no papel de amigos a trocar informações sobre nossas vidas, ou sejamos profissionais com clientes em relações de ajuda, ou líderes com seus times no âmbito do trabalho, ou pares em interação romântica, nos acostumamos à ideia de ter proximidade física em contato mais pleno, para poder fazer acontecer de forma efetiva o circuito dinâmico de feedback da comunicação.

Encastelar-se, por exemplo, exclusivamente na comunicação escrita ou na conversa por meios tecnológicos, era visto como uma forma de proteção e de não-intimidade. Trocar apenas mensagens de áudio ou de texto, e-mails e coisas tais, parecia um processo de distanciamento que gerava gaps de engajamento. Conferências on-line seriam a opção menos desejada por retirar de nós a força expressiva humana que ocorreria mais fortemente no presencial. Atendimentos à distância eram alternativa menos interessante para os trabalhos de terapia, coaching, mentoring e aconselhamento, e somente aconteciam quando o olho-no-olho num espaço físico compartilhado não era possível.

Não é algo muito fácil termos qualidade em comunicação, lidando com o fato de que esse distanciamento se tornou a única opção, e que essas conversas tecnológicas são “o que tem pra hoje” e, talvez, para os próximos meses ou anos, a depender da gestão da pandemia que ocorrer em nosso país.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Emprego é provisório, Carreira é permanente Quem é você sem o seu crachá?

Quando eu tinha 15 anos decidi que queria trabalhar com Marketing, e o meu objetivo era chegar a uma cadeira de Diretoria. "A gente nunca sabe muito bem o que quer nessa fase... rs". Todo marinheiro de 1° viagem enfrenta muitos desafios, como gerir um time e ainda carregar o peso dos resultados da área... entre querer mostrar serviço, ser admirada pela equipe e reconhecida pelo Board,... leia mais

12 minutos

Cultivar a confiança nas empresas: porquê e como?

Nas organizações e negócios de sucesso, a confiança tornou-se recentemente um tema muito presente. Há várias razões importantes para isso e todas elas refletem desenvolvimentos significativos no mundo profissional e nas expectativas dos trabalhadores e empregadores: novas gerações, novas tecnologias, necessidade contínua de adaptação à mudança ou ainda desenvolvimento crescente de... leia mais

13 minutos

As várias formas de manifestação da alma

Neste artigo vamos explorar como os instrumentos de assessment podem revelar perspectivas das almas de pessoas, grupos, organizações e até da sociedade. Vivemos a maior transição da humanidade com desafios planetários, complexos e interdependentes sem precedentes. As diversas crises (econômica, social, climática, moral, humanitária entre outras) que se sobrepõe, expõe o ser humano a... leia mais

13 minutos

Escola como Ambiente de Continuação no Processo Educacional e de Formação

A escola é vista como ambiente integrador principalmente relacionado à conceitos de aprendizagem, mas, sobretudo, aprendizagem acadêmica. Porém, o termo aprendizagem diz respeito não apenas ao conteúdo pedagógico, mas, ao processo de construção de conhecimento do indivíduo em vários campos da vida. O ambiente escolar é, portanto, um lugar que reúne oportunidades de desenvolvimento de... leia mais

7 minutos

Autoconhecimento para superar a procrastinação

São tantas atribuições todos os dias que deixamos de dar atenção aos processamentos mentais e emocionais, que nos arrastam de um lado para outro, de uma atividade para outra e, no final da jornada diária, ficamos com aquela impressão de total falta de disposição mental e física. Quem nunca não é mesmo? Esta falta de disposição advinda do cansaço e dos processos emocionais a que... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium