A biologia-cultural uma das disciplinas fundadas por Humberto Maturana bi logo chileno indicado ao pr mio Nobel de fisiologia a partir de seus estudos sobre a vida e o ser humano Maturana considera o observador um ser n o-est tico O observador o ato de observar - assim como a onda n o a gua e sim sua rela o cin tica s podemos falar deste ao observar as dimens es de sua conduta Ele tamb m considera que nem todas as intera es humanas s o intera es sociais pois h uma significativa diferen a nas emo es que fundam essas intera es Acontecemos a partir de uma base emocional que define nosso mbito de conviv ncia H uma distin o clara nos dom nios de intera es humanas sendo que nem sempre as rela es entre humanos s o rela es sociais As rela es sociais nesta perspectiva n o se fundam no cumprimento de tarefas e sim na aceita o do outro como verdadeiro outro na conviv ncia Nosso problema que confundimos dom nios porque funcionamos como se todas as rela es humanas fossem do mesmo tipo e n o s o Maturana b p Nos discursos institucionais n o costumamos ver essa distin o tomando por sociais todas as rela es humanas No viver cotidiano percebemos essa distin o mais claramente pois quando dizemos que vamos socializar sentimos que o emocionar envolvido diferente daquele que vivemos quando dizemos vamos trabalhar por exemplo A biologia-cultura entende o amor como constitutivo do humano e o viver cotidiano as redes de conversa o o linguajear que se d na hist ria desses seres vai garantir ou n o que esse amor continue a ser exercitado que as intera es possam se manter intera es sociais na conviv ncia com seus fluxos e seus transbordamentos na vida na cultura e em seus espa os emocionais que o ser humano se realizar no amor ou no desamor na aceita o de um outro como verdadeiro e leg timo outro na conviv ncia ou na nega o deste Nada do que acontece na vida dos seres humanos acontece por ser necess rio vantajoso ou ben fico essas qualidades que um observador d no mbito dos seus valores que olha as consequ ncias e pensa as justificativas das prefer ncias humanas Ou seja usamos as consequ ncias de um processo para atribuir-lhe causas Dessa afirma o podemos derivar que n o progredimos em dire o a algo melhor reproduzimos modos de viver que se conservam e se mant m gera o ap s gera o sendo sustentada pelo emocionar O linguajear o conversar a a o que pode transformar a...