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Edição #96 - Maio 2021

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Comunicação Autêntica: Tecituras de resgate ao humano dentro e fora das plataformas digitais

Nunca se falou tanto sobre autenticidade. Sua aplicação em nosso cotidiano tem sido estimulada por meio de imperativos que se fazem presentes em frases como “seja você mesmo”, “solte a sua voz” ou até mesmo “viva a sua verdade”. Embora esse movimento seja legítimo e tenha como plano de fundo encorajar a formação de pessoas livres de padrões impostos e a construção de uma expressividade singular, quando somado a um contexto de aceleração da vida e a uma escuta fragilizada de si e do outro, ele se torna um movimento questionável. Na ansiosa busca por autenticidade há quem se perca seguindo “gurus” que embasam suas promessas de resultado em fórmulas prontas e métodos “infalíveis”. O que antes seria um convite para se libertar de padrões, se torna apenas uma proposta de adequação a um novo molde. Neste processo, infelizmente, o ser humano e todo o seu potencial criativo perdem força e acabam operando na esfera da artificialidade. 

O uso da internet como alternativa para se fazer comunicação (indispensável nos dias de hoje), vem abrindo diversas possibilidades de exploração das mídias sociais na criação de posicionamento para marcas, empreendedores e idealizadores que se interessem em lançar ou consolidar o seu projeto, negócio ou causa dentro do universo online. É neste universo e na construção deste tipo de comunicação que o conceito de autenticidade tem exercido uma certa pressão pela conquista de atenção em uma corrida silenciosa e numérica por seguidores e para se tornar, a todo custo, bem-visto aos “olhos” dos algoritmos da vez. Um dos maiores riscos da distorção daquilo que é uma comunicação autêntica, é que a cobrança por desempenho que já nos adoecia muito antes disso tudo, tende a nos fazer cada vez mais reféns de um ideal que descarta a nossa humanidade e todos os acontecimentos que nos cercam nesse exato momento. E como falar de comunicação autêntica sem falar dessa humanidade? Como ignorar a nossa vulnerabilidade e abrir mão do que nos faz vivos e “conectáveis”? A serviço de que estamos negociando um viver consciente para nos condicionarmos ao que “manda” os algoritmos? Estas são questões relevantes e que fomentam uma reflexão válida não apenas ao mundo dos negócios e do empreendedorismo, mas também sobre quem temos sido e que tipo de vida temos nutrido dentro e fora das plataformas digitais.

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