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Edição #95 - Abril 2021

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Gestão de crise nas organizações: a necessidade da inteligência emocional em todas as etapas

Nunca fomos t o desafiados a gerenciar crises como no cen rio atual A pandemia causada pela COVID- trouxe um enorme desafio global onde vida e morte estavam e ainda est o no centro das decis es mundiais Dilemas de ordem pol tica econ mica e ideol gica tornaram-se evidentes e crises diplom ticas surgem na corrida pelas respostas e solu es de enfrentamento No campo mais pr tico do cotidiano das pessoas a pandemia tamb m apresentou outros desafios alguns deles in ditos A maioria de n s por exemplo n o havia experimentado levar toda vida profissional para dentro do lar Estamos tendo que conciliar no mesmo ambiente f sico momentos que envolvem decis es s rias de neg cio e momentos que demandam atendimento s necessidades familiares que muitas vezes est o no mesmo c modo de uma casa Seja em grandes decis es governamentais ou nas decis es profissionais e familiares que estamos tendo que administrar durante esse per odo o fato que intelig ncia emocional um elemento chave para a constru o negocia o e implementa o de solu es numa crise Quando falamos em crise s o v rias as dimens es em que ela pode se manifestar Ela pode ocorrer na vida privada na esfera dos Governos ou nos ambientes corporativos Mas nesse artigo vou privilegiar a dimens o das crises enfrentadas nas organiza es porque nesse espa o que est concentrada toda minha experi ncia profissional com o tema Durante mais de anos da minha carreira numa grande empresa de comunica o do Brasil gerenciei in meras crises e algumas bem complexas A inten o compartilhar percep es e recomenda es sobre gerenciamento de crise de forma que fique evidente as principais etapas e o quanto investir em intelig ncia emocional fundamental para atingir o desempenho e resultados esperados Antes de iniciarmos entendo como sendo fundamental definir o conceito de crise que iremos tratar Apresento uma defini o que converge com a minha percep o pr tica no gerenciamento do tema Ela de Richard Luecke autor do livro Gerenciando a Crise que foi publicado pela Harvard Business Essentials Luecke explica que crise uma mudan a repentina ou gradual que resulta em um problema urgente que deve ser resolvido imediatamente ou pelo menos as primeiras provid ncias devem ser tomadas para conter minimizar ou parar o fato que esteja causando a crise Para uma empresa uma crise representa qualquer coisa com potencial para causar danos s bitos e graves a seus funcion rios sua reputa o ou a seu resultado financeiro Nesse sentido quando observo essa conceitua o e fa o a conex o com a minha experi ncia pr tica consigo estabelecer que crises surgem nas organiza es atrav s de poss veis caminhos Atrav s de uma pessoa Indiv duo que possui alguma interlocu o com a empresa funcion rio prestador de servi o fornecedor cliente etc Atrav s de um grupo Conjunto de pessoas com interlocu o com a empresa que se mobilizam mesmos exemplos do caminho pessoa mas em coletivos Atrav s de incidentes corporativos A es e decis es envolvendo o neg cio que de forma muito direta impactam negativamente a empresa...
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