“Um dia ele chega tão diferente do seu jeito sempre de chegar olhou-a de um jeito mais quente do que sempre costumava olhar (...)”
Valsinha de Chico Buarque
Se todos somos os Outros de alguém, vale repensar a máxima do livro: O Menino Maluquinho de Ziraldo que descobriu aos 10 anos que para o Outro você também é o Outro, então quem será o Eu?
Para a filosofia Ubuntu: o Eu somos Nós. Essa tribo africana crê que o ser humano significa: Ser pelo meio dos Outros, eu pergunto a você leitor: qual será a relação da responsabilidade social e essa concepção que desafia o estilo de vida de nossa sociedade atual?
Antes de responder vamos começar definindo termos; o que é Ser socialmente responsável?
Uma pessoa física socialmente responsável significa não restringir-se apenas ao cumprimento de todas as obrigações legais, implica ir mais além, através de um maior investimento em capital humano, no ambiente e nas relações com outras partes interessadas e comunidades locais, este ir além significa que o Eu pode fazer mais pelo Outro, independentemente de qualquer instituição ou até mesmo do que o poder público possa vir a fazer; sabe a composição de Chico Buarque: A Valsinha que aparece no topo desse artigo?
“Um dia ele chegou diferente do seu jeito sempre de chegar olhou-a de um jeito mais quente do que sempre costumava olhar(...)” aqui, peço licença ao compositor para dar um novo significado a palavra quente, significo-o como aconchego, um olhar quente que nos olha e que nos veem de verdade, como sinaliza outra tribo africana: a Zulu, relembrada por Susan Davis - psicóloga sul africana: Sawubona que significa: Eu te vejo, e ao te ver, Eu te trago à existência.