Você é um(a) excelente coach, mas luta ou tem dificuldade para viver do coaching?
Você gostaria de aumentar sua base de clientes ou gerar maior fidelidade de seus clientes atuais, mas julga que vendas e marketing “não é a sua praia"?
Ao longo da minha carreira como coach, tenho me deparado com muitos coaches (prestadores de serviços independentes que somos) que lutam para viver do coaching. São excelentes coaches, com habilidades incríveis, mas que não sabem "vender" seus serviços ou fechar novos contratos.
Nós, coaches (seja os que trabalhamos individualmente ou os que temos uma empresa de coaching), não podemos evitar o desafio de vendas e marketing. Nossa clientela, nossa receita e nosso impacto no mundo dependem de nossa capacidade de fazer ofertas de valor que sejam aceitas, e que nos permitam sermos pagos ou compensados de alguma forma em troca destas ofertas. Na perspectiva generativa, estas são ações fundamentais para qualquer profissional - fazermos ofertas de valor que sejam aceitas, e depois cumpri-las para que nossos clientes estejam satisfeitos.
A Perspectiva Generativa sobre Vendas e Marketing
Na perspectiva generativa, interpretamos “vendas” como fazer ofertas que são aceitas, ofertas de valor que atendem às inquietações de um cliente e permitem que as duas partes (coach e cliente) compartilhem um compromisso futuro e estejam satisfeitos nesta interação. Nesta perspectiva também, interpretamos “marketing” como a produção de conversas que estabelecem a identidade e a confiança das ofertas que fazemos. Ou seja, o objetivo do marketing é construir a nossa identidade profissional (também referida como posicionamento), dar a conhecer aos potenciais clientes sobre a existência e o valor das nossas ofertas, e construir confiança e interesse nelas.