revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #94 - Março 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Criação de Valor como Coach: Uma Perspectiva Generativa sobre Vendas e Marketing

Você é um(a) excelente coach, mas luta ou tem dificuldade para viver do coaching?

Você gostaria de aumentar sua base de clientes ou gerar maior fidelidade de seus clientes atuais, mas julga que vendas e marketing “não é a sua praia"?

Ao longo da minha carreira como coach, tenho me deparado com muitos coaches (prestadores de serviços independentes que somos) que lutam para viver do coaching. São excelentes coaches, com habilidades incríveis, mas que não sabem "vender" seus serviços ou fechar novos contratos.

Nós, coaches (seja os que trabalhamos individualmente ou os que temos uma empresa de coaching), não podemos evitar o desafio de vendas e marketing. Nossa clientela, nossa receita e nosso impacto no mundo dependem de nossa capacidade de fazer ofertas de valor que sejam aceitas, e que nos permitam sermos pagos ou compensados de alguma forma em troca destas ofertas. Na perspectiva generativa, estas são ações fundamentais para qualquer profissional - fazermos ofertas de valor que sejam aceitas, e depois cumpri-las para que nossos clientes estejam satisfeitos.

A Perspectiva Generativa sobre Vendas e Marketing

Na perspectiva generativa, interpretamos “vendas” como fazer ofertas que são aceitas, ofertas de valor que atendem às inquietações de um cliente e permitem que as duas partes (coach e cliente) compartilhem um compromisso futuro e estejam satisfeitos nesta interação. Nesta perspectiva também, interpretamos “marketing” como a produção de conversas que estabelecem a identidade e a confiança das ofertas que fazemos. Ou seja, o objetivo do marketing é construir a nossa identidade profissional (também referida como posicionamento), dar a conhecer aos potenciais clientes sobre a existência e o valor das nossas ofertas, e construir confiança e interesse nelas.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Aplicação das Competências ICF no Contexto de Coaching de Equipe e Coaching de Grupo

Introdução À medida que as organizações lutam para se redefinir e manter a vantagem competitiva necessária para superar a concorrência, as competências dos líderes, necessárias para desenhar e gerenciar essa mudança, evoluíram tão rapidamente quanto o coaching tem sido usado para facilitar as transições necessárias para serem líderes eficazes. O uso de estratégias de... leia mais

20 minutos

Como o processo de Coaching trabalha as experiências anteriores do sujeito

As experiências anteriores constituem, sem dúvida, uma excelente fonte de boas informações sobre o objetivo trazido pelo cliente para ser trabalhado em um processo de coaching. Percebo na minha atuação, que o objetivo trazido raramente é novo para o sujeito. Portanto, há muito a ser resgatado de experiências anteriores em torno do desejo que ora se apresenta para ser explorado. Ao... leia mais

9 minutos

Coaching para Situações de Burnout

Crédito: Fast Company Brasil Um artigo de Alyssa McGonagle e equipe intitulado “Coaching for Primary Care Physician Well-Being: A Randomized Trial and Follow-Up Analysis”[1], e sumariado pelo Institute of Coaching[2] descreve uma pesquisa para avaliar a eficácia do coaching em situações de esgotamento de profissionais da área médica, talvez a população mais afetada pelo burnout. ... leia mais

10 minutos

O papel das emoções no processo de Coaching

Como coaches, um de nossos principais objetivos é criar as condições para que a relação profissional se confirme como uma parceria que instiga e facilita desenvolvimento para o cliente. Acredito que para tanto, precisamos, verdadeiramente, incorporar a mentalidade coaching, definida como aquela em que “o coach desenvolve e mantém uma mentalidade aberta, curiosa, flexível e focada no... leia mais

10 minutos

A articulação das dimensões e competências da ICF

Muito se escuta falar das competências da International Coach Federation - ICF, mas ainda que este seja um tema muito discutido, insisto na necessidade de lançar luz sobre este assunto, pois em minha opinião, a compreensão do encadeamento das competências incrementa significativamente a atuação de um coach, especialmente para os coaches ICF que pretendem ter uma credencial, que foi o que... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium