Caros leitores,
Trazer temas novos, inovadores, antigos ou pouco explorados tem sido nosso desafio, e o fazemos com empenho e amor.
Conversando com Marta Magnus, no final de novembro de 2020, ela sugeriu uma edição sobre Liderança Generativa. Em meados de dezembro já estávamos combinando que seria a edição 93 de fevereiro de 2021. Assim foi. Super animada, Marta já conversou com o “Papa”, no caso Bob Dunham, que vem estudando e sistematizando a disciplina da Liderança Generativa desde 1981. Bob assina um dos artigos de nosso dossiê.
Além de Bob, Marta também trouxe Maribell González Encinales, Daniel Silva, Franciele Ropelato e Ricardo D. C. Barcellos para completarem o time.
Falar sobre Liderança Generativa, é falar sobre uma nova forma de ver e interpretar o mundo. É rever toda nossa forma de interagir, conversar, ouvir e principalmente agir.
Protagonismo e ação consciente são pontos de destaque nesta metodologia, que podemos melhor chamar de filosofia de vida. Aliás, o leitor vem notando que a maior parte do que o mercado toma como técnicas e ferramentas, na verdade requerem assimilação e ação consciente por parte de quem pratica e aplica. Assim, deixa de ter um uso utilitário, focado em resultados e performance, para tornar-se parte coerente do jeito de ser e agir no mundo. Como diz Bob, “São as conversas para novas possibilidades que produzem os resultados que mais importam”.
Marta diz na apresentação do dossiê: “O discurso generativo não é uma ferramenta, muito menos mágica. É a possibilidade concreta de desenvolvermos um observador capaz de ver o que não víamos antes, e poder atuar de forma coerente a isso. Ainda, é capaz de nos convidar a fazermos isso com outros. Este discurso nos devolve dimensões humanas que estão adormecidas em nós: a criatividade, a autonomia, a colaboração, a inspiração, a liderança, a liberdade, a felicidade, o protagonismo, o poder de realizar”.
Espero que neste tempo “maluco” no qual vivemos neste início de 2021, onde temos a oportunidade de revisitar valores, propósito e ações, este dossiê, junto com tantos outros, anteriores e futuros, possam te ajudar a formar a tua colcha de retalhos de significados e sentidos da vida, dos relacionamentos e o que realmente importa nutrirmos e fazemos aqui.
Aprecie nossas outras colunas que trazem também muita informação, reflexão e propostas.
Lembro que seu apoio na divulgação da Revista Coaching Brasil é fundamental. 85% de nossos assinantes vem através de indicações. Compartilhe nossas postagens com pessoas queridas e afinadas com um conteúdo relevante e de qualidade.
Tenha uma excelente leitura.
Luciano Lannes
Editor
Artigo publicado em 30/01/2021