As mudanças no ambiente organizacional estão sendo impulsionadas por transformações políticas, econômicas, ambientais e sociais, que ocorrem no mundo todo, sobretudo em tempos de pandemia da Covid-19. As organizações necessitarão de novos referenciais para que seus líderes possam conduzir o negócio, em um contexto de crescentes expectativas por parte de clientes, colaboradores e sociedade. O mundo do trabalho, como conhecemos, está passando por uma revolução, que nos impõe de forma rápida, novas formas de comunicação, de modelos de negócios, relacionamentos e gestão das pessoas.
É urgente que os líderes estejam preparados para atuar neste cenário, e para isto indico explorarmos o conceito de Mindset, proposto por Carol Dweck (2017) em seu livro de mesmo nome. Mindset significa atitude mental ou modelo mental e podemos considerar que existem dois tipos de Mindset, a saber:
A) Mindset fixo: modelo mental que interpreta inteligência ou talentos como características inatas, que permanecem relativamente estáveis ao longo da vida. Mais limitante, esse modelo cria a necessidade constante de provar a si mesmo seu valor. Se você já possui uma quantidade determinada de inteligência, caráter e características de personalidade, vai ter que prová-la o tempo todo para não parecer deficiente. Líderes que operam neste Mindset, estão a todo tempo tentando provar seus pontos de vista, esforçando-se para estarem certos e buscando os erros dos demais. Não gostam de ser questionados, se defendem na frase “eu sou assim”, e se cercam de pessoas que apenas reforçam sua autoestima.