icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #92 - Janeiro 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Complexidade e as Novas Economias

Escrever sobre Complexidade e as Novas Economias antes de mais nada n o ter a pretens o e a ousadia de esgotar todo o entrela amento que existe entre estes temas S o muitos os insights que as economias emergentes nos trazem a respeito de impactos sociais financeiros emocionais ambientais f sicos espirituais e muito mais As Novas Economias buscam atuar nas dores e impactos negativos gerados at hoje pela forma como investimos e fazemos neg cios S o pr ticas emergentes que procuram dar conta de novas formas de circular riqueza em nosso sistema econ mico Uma riqueza que esteja a servi o de diminuir desigualdades e cuidar da sa de do planeta E isso significa ter a coragem de romper com a ideia de que o lucro tem a exclusiva fun o de maximizar retorno ao acionista no curto prazo Isso significar dar ao lucro a sua fun o consciente de promover retorno a todos os stakeholders do neg cio al m de gerar riquezas que atuem no bem-estar coletivo Isso implica em ir muito al m de um neg cio pr spero Implica na coragem dos neg cios assumirem um papel propositivo para uma sociedade pr spera Cito aqui alguns movimentos que t m atuado com a dissemina o e a educa o para Novas Economias Capitalismo Consciente Sistema B Economia Circular Economia Donut GameChangers entre outros E por que isso complexo Porque os caminhos n o s o bvios Conhecemos os resultados alcan ados pelas a es feitas at hoje Sabemos o que est bom e o que est ruim o que queremos ver transformado E isso exige observa o investiga o capacidade para colocar o dedo na ferida e a inten o positiva de regenerar culturas tanto das organiza es quanto das fam lias e das sociedades A inten o desse artigo ent o compartilhar alguns insights sobre como as Novas Economias tem colocado as complexidades em foco A complexidade de praticar o Ganha-Ganha Exponencial das Novas Economias Temos vivido um chamado a repensar o modelo de competi o sobre o qual os neg cios t m se baseado ao longo da hist ria Um modelo onde ganhar significa fazer o outro perder e...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Da construção de uma nova cultura à virada positiva dos resultados: um bate-bola entre Beatriz Filgueiras e Guilherme Sayegh

Este texto foi escrito a 4 mãos e fundamentado em 8 anos de parceria. Beatriz Filgueiras (Sócia e Consultora da BKSZ Consultoria Empresarial): Guilherme, quando olho para trás e penso no começo da nossa parceria, lembro de 2018 como um momento de virada. Você ingressou na Pita Bread no ano anterior. Como foi chegar como a segunda geração numa empresa familiar, e ainda em... leia mais

10 minutos

Estruturas Libertadoras no Coaching de Times

Inspiração e contextualização Em seu livro Koinonia: From Hate, through Dialogue, to Culture in the Larger Group (1991), Patrick de Maré explora os processos e dinâmicas pelos quais a microcultura grupal emerge. À medida que as frustrações iniciais de um grupo encontram expressão no ódio, este se transforma, por meio do diálogo, no que os gregos conheciam como "koinonia",... leia mais

16 minutos

Abraçando a Jornada do Coaching Climático: Lições da Linha de Frente

Somos a primeira geração a sentir os efeitos das mudanças climáticas e a última geração que pode fazer algo a respeito Barack Obama   Maya Angelou, renomada poetisa, autora e ativista dos direitos civis, escreveu sete autobiografias, abraçando a reflexão como uma jornada contínua, em vez de um passo final. Seguindo seu exemplo, este artigo narra meus primeiros seis meses como... leia mais

15 minutos

Coaching para Mudança - Como o coaching pode criar um terreno comum e ação coletiva sobre as mudanças climáticas

Inicie uma conversa sobre mudanças climáticas e você poderá perceber que as pessoas começam a estudar seriamente o chão ou o teto. Este tópico polêmico gera muita culpa em nós, despertando emoções fortes. É também um tópico que vem acompanhado de vergonha e retidão. Como coaches, pode ser fácil perceber essa angústia, evitação e agressão e decidir que esta não é o nosso... leia mais

13 minutos

A Comunicação Coach e a Arte de Liderar

Texto inspirado em Os 7 hábitos das Pessoas Muito eficazes – Stephen Covey e na obra de Kim H. Krisco   Liderar não é apenas distribuir tarefas ou preencher planilhas. Também não se resume a dar ordens. Liderar é mobilizar pessoas. E, para isso, é necessário inspirar, motivar e, acima de tudo, comunicar. Sem uma comunicação que engaje, nenhuma estratégia — por melhor... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium