revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #91 - Dezembro 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Mais Rápido Que Os Olhos

Um Show de Mágica é, na essência, um espetáculo teatral em que o personagem principal é alguém com poderes fantásticos. Esse personagem é capaz de fazer objetos desaparecerem de um lugar e aparecerem em outro. Ele faz as coisas flutuarem. Ele faz um objeto se transformar em dois. Há pessoas que amam um Show de Mágica e há, também, os que odeiam. Esses que odeiam se explicam assim: “eu não gosto de ser enganado, odeio que me façam de bobo”. Mas qual o objetivo de um mágico, enganar o seu público? Como um mágico enxerga a sua Arte?

Para entender a Mágica, você deve fazer um exercício de voltar no tempo, indo até aquela idade em que você olhava o Mundo com um olhar curioso e se maravilhava com ele. É normal, para uma criança, imaginar algo incrível e perguntar “e se isso fosse verdade?”, enquanto seus olhos brilham e sua imaginação voa. Lembre-se dessa época... E, agora, responda: essa criança já foi embora? Ou será que ela continua dentro de você, adormecida?

A experiência do Teatro é, assim como a experiência no Cinema, um local em que o adulto tem a permissão social para soltar sua imaginação e de nutrir a habilidade de não colocar limites no mundo. Em particular, um Show de Mágica é o local em que podemos nos maravilhar com o mundo da imaginação, exatamente como fazemos quando éramos criança. É bonito ver um adulto enquanto ele observa, com os olhos brilhantes de uma criança de 7 anos de idade, o grande mágico David Copperfield voar através do palco. Então, afirmo, o objetivo do mágico é pura e simplesmente esse: resgatar essa criança de dentro de você.

Para tanto, o mágico tem que saber lidar com esse “lado adulto”. É como se o espectador tivesse dois seres dentro de si, uma criança e um adulto. O adulto é aquela sua parte que não quer ser enganada, a parte que pergunta, “mas qual o truque?”. O mágico precisa, de alguma forma, distrair esse adulto para que a criança apareça!

Alguns mágicos dirão diretamente “Eu te convido a deixar a sua imaginação tomar conta da sua mente. Então, deixe suas preocupações fora do teatro porque, aqui dentro, você está protegido”. Outros mágicos não serão tão diretos, e contarão histórias lindas e poéticas pois sabem que o interesse pela poesia irá entreter (e distrair) a mente racional do adulto. Qualquer que seja a estratégia do mágico, ele apenas quer que o seu lado “adulto crítico” se contenha para que a criança possa “sair”. E, se o mágico foi bem sucedido nessa etapa, ao final do show ele terá proporcionado uma experiência incrível ao seu público.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Sobre Atitudes e Futuros

Quando fui convidado para escrever um texto sobre Atitude, precisei parar e refletir: o que um futurista tem a dizer sobre esse tema? Para quem não sabe exatamente o que faz um futurista — ou, mais especificamente, o que eu faço como futurista — aqui vai uma breve explicação: Eu exploro, mapeio e decodifico sinais fracos (aquilo que está no reino das possibilidades) e... leia mais

12 minutos

Não existe Ano Perfeito, mas pode existir um Ano Verdadeiro

Há um segredo pouco conhecido sobre o início de um novo ciclo que pode fazer toda a diferença. Como psicóloga clínica e empresária, quero compartilhar algumas verdades importantes. Primeiro: o segredo não está em buscar algo perfeito, mas algo verdadeiro. Segundo: embora todos falem da importância da verdade, poucos explicam como se conectar com ela. Aqui você irá descobrir. Sempre... leia mais

13 minutos

Qual é o maior desafio para uma cultura inclusiva bem sucedida?

A alma deste artigo está em responder ao questionamento do título acima. O autoconhecimento é o maior desafio para se instituir uma cultura inclusiva assertiva e bem sucedida. Há um grande paradoxo humano que instala a dimensão social na vida de homens e mulheres. O ser humano tem natureza social, inexoravelmente. A começar por nascer do encontro afetivo de duas pessoas, que unem suas... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium