Um Show de Mágica é, na essência, um espetáculo teatral em que o personagem principal é alguém com poderes fantásticos. Esse personagem é capaz de fazer objetos desaparecerem de um lugar e aparecerem em outro. Ele faz as coisas flutuarem. Ele faz um objeto se transformar em dois. Há pessoas que amam um Show de Mágica e há, também, os que odeiam. Esses que odeiam se explicam assim: “eu não gosto de ser enganado, odeio que me façam de bobo”. Mas qual o objetivo de um mágico, enganar o seu público? Como um mágico enxerga a sua Arte?
Para entender a Mágica, você deve fazer um exercício de voltar no tempo, indo até aquela idade em que você olhava o Mundo com um olhar curioso e se maravilhava com ele. É normal, para uma criança, imaginar algo incrível e perguntar “e se isso fosse verdade?”, enquanto seus olhos brilham e sua imaginação voa. Lembre-se dessa época... E, agora, responda: essa criança já foi embora? Ou será que ela continua dentro de você, adormecida?
A experiência do Teatro é, assim como a experiência no Cinema, um local em que o adulto tem a permissão social para soltar sua imaginação e de nutrir a habilidade de não colocar limites no mundo. Em particular, um Show de Mágica é o local em que podemos nos maravilhar com o mundo da imaginação, exatamente como fazemos quando éramos criança. É bonito ver um adulto enquanto ele observa, com os olhos brilhantes de uma criança de 7 anos de idade, o grande mágico David Copperfield voar através do palco. Então, afirmo, o objetivo do mágico é pura e simplesmente esse: resgatar essa criança de dentro de você.
Para tanto, o mágico tem que saber lidar com esse “lado adulto”. É como se o espectador tivesse dois seres dentro de si, uma criança e um adulto. O adulto é aquela sua parte que não quer ser enganada, a parte que pergunta, “mas qual o truque?”. O mágico precisa, de alguma forma, distrair esse adulto para que a criança apareça!
Alguns mágicos dirão diretamente “Eu te convido a deixar a sua imaginação tomar conta da sua mente. Então, deixe suas preocupações fora do teatro porque, aqui dentro, você está protegido”. Outros mágicos não serão tão diretos, e contarão histórias lindas e poéticas pois sabem que o interesse pela poesia irá entreter (e distrair) a mente racional do adulto. Qualquer que seja a estratégia do mágico, ele apenas quer que o seu lado “adulto crítico” se contenha para que a criança possa “sair”. E, se o mágico foi bem sucedido nessa etapa, ao final do show ele terá proporcionado uma experiência incrível ao seu público.