revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #91 - Dezembro 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Visão a partir de um exemplo no Design

Talvez a tarefa mais complexa de um designer seja deixar clara a visão de um projeto de design. Este desafio compreende saber aonde se quer chegar com o projeto. Por exemplo, em um projeto de identidade visual se concentra toda a essência de um produto, empresa ou instituição, e é de se esperar que a visão desses segmentos esteja clara, cabendo ao designer a missão de desenvolvê-la por meio de peças gráficas, ilustrações, logomarca etc. Porém nesse processo se engana quem acha que o trabalho do designer se resume em se sentar em sua mesa e esboçar as possibilidades de representar melhor a visão do objeto, ou seja, rascunhar possibilidades tentando encontrar a linguagem visual perfeita. Esse processo pode e deve ser muito mais profundo, passando pela pesquisa e estudo a fim de entender o contexto em que está inserido, suas influências, história e origem.

Um exemplo do observar o contexto para construir uma visão de projeto de design foi a oportunidade que tive de criar a identidade visual para a Auri Verde, organização social que atua no desenvolvimento comunitário na região do Grajaú, São Paulo capital. Éramos em seis, cada designer tinha um ponto de vista diferente da Organização, e foi muito interessante ver como o trabalho se desenvolveu a partir dessas observações distintas. O processo de pesquisa tinha como objetivo traduzir a visão da Organização em uma identidade visual utilizando técnicas de Design Thinking para desenvolver o projeto. O processo de prototipagem se deu por meio de textos. Ao contrário do que possa imaginar, um processo de desenvolvimento de design pode começar na escrita e não no desenho.

O desafio foi cada designer traduzir suas impressões da organização em um texto de uma página. Para embasar essa reflexão foram utilizadas as várias horas de entrevista com atendidos, trabalhadores, colaboradores e a fundadora da Organização, feitas em pesquisa de campo. Esse texto foi resumido em meia página e depois em um parágrafo, posteriormente em uma frase, essa frase foi compatibilizada com as frases de todos, desse modo a garantirmos que a visão de todos em relação a organização tinha coerência e coesão. Essa técnica visa assegurar que a visão da equipe acerca do objeto está alinhada, dando assim pano de fundo para o desenvolvimento das primeiras peças gráficas. No caso da Auri Verde a junção de todas as frases o resultado foi o seguinte:

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Transformação Digital, complexidade, pessoas e futuro

Falar de transformação digital é falar de gente, nunca de tecnologias, é falar sobre como as tecnologias exponenciais combinadas entre si podem mudar a feição da própria sociedade e sobre os benefícios que elas trazem às pessoas. Tecnologias nunca foram uma finalidade em si, elas se esgotam, são meios pelos quais buscamos a melhoria da qualidade da vida humana, porém ao longo do... leia mais

18 minutos

Visão Organizacional –  Algo compartilhado?

E, em um dia solene, a ser celebrado por muitos e muitos anos, o fundador, de caneta em punho, assina a documentação de estabelecimento de seu negócio. Com a voz embargada, ergue a caneta e diz: “Seremos a maior empresa de “X” do Brasil!”. “Opsss... Para o filme! É isso mesmo, produção?” Brincadeiras à parte, como garantir que, o que foi profetizado naquele momento em... leia mais

11 minutos

Imunidade ao Sucesso

Ao me sentar para escrever este artigo, quase não consegui.  Uma tensão e senso de urgência vem permeando minhas últimas semanas de maneira intensa, e mesmo me dando conta da origem racional e emocional, ainda sou pega de surpresa pela dor nas costas e cabeça no final do dia. Adaptar-se a este “novo normal” vem sendo desafiador em muitas camadas, de formas conscientes e não... leia mais

15 minutos

Qualidades Espirituais

Quando uma pessoa diz que é um atleta, está apenas identificando sua prática esportiva ou sua profissão, mas não necessariamente podemos concluir que se trate de um excelente atleta. Para tanto, ela deve possuir e praticar certas qualificações físicas, emocionais, culturais e, sobretudo, de performance: que resultados tem obtido como atleta? ... leia mais

14 minutos

Novos olhos, Novas paisagens: Três Casos de Coaching de Carreira Baseados em Pontos Fortes

“A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos.” Marcel Proust Outro dia escutei uma colega coach dizendo: “adoro trabalhar com coaching voltado ao profissional, só me recuso a fazer coaching de carreira”, justificando com o quão cansativo e pouco impactante era.  Essa percepção dela me deixou pensando... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium