Talvez a tarefa mais complexa de um designer seja deixar clara a visão de um projeto de design. Este desafio compreende saber aonde se quer chegar com o projeto. Por exemplo, em um projeto de identidade visual se concentra toda a essência de um produto, empresa ou instituição, e é de se esperar que a visão desses segmentos esteja clara, cabendo ao designer a missão de desenvolvê-la por meio de peças gráficas, ilustrações, logomarca etc. Porém nesse processo se engana quem acha que o trabalho do designer se resume em se sentar em sua mesa e esboçar as possibilidades de representar melhor a visão do objeto, ou seja, rascunhar possibilidades tentando encontrar a linguagem visual perfeita. Esse processo pode e deve ser muito mais profundo, passando pela pesquisa e estudo a fim de entender o contexto em que está inserido, suas influências, história e origem.
Um exemplo do observar o contexto para construir uma visão de projeto de design foi a oportunidade que tive de criar a identidade visual para a Auri Verde, organização social que atua no desenvolvimento comunitário na região do Grajaú, São Paulo capital. Éramos em seis, cada designer tinha um ponto de vista diferente da Organização, e foi muito interessante ver como o trabalho se desenvolveu a partir dessas observações distintas. O processo de pesquisa tinha como objetivo traduzir a visão da Organização em uma identidade visual utilizando técnicas de Design Thinking para desenvolver o projeto. O processo de prototipagem se deu por meio de textos. Ao contrário do que possa imaginar, um processo de desenvolvimento de design pode começar na escrita e não no desenho.
O desafio foi cada designer traduzir suas impressões da organização em um texto de uma página. Para embasar essa reflexão foram utilizadas as várias horas de entrevista com atendidos, trabalhadores, colaboradores e a fundadora da Organização, feitas em pesquisa de campo. Esse texto foi resumido em meia página e depois em um parágrafo, posteriormente em uma frase, essa frase foi compatibilizada com as frases de todos, desse modo a garantirmos que a visão de todos em relação a organização tinha coerência e coesão. Essa técnica visa assegurar que a visão da equipe acerca do objeto está alinhada, dando assim pano de fundo para o desenvolvimento das primeiras peças gráficas. No caso da Auri Verde a junção de todas as frases o resultado foi o seguinte: