Talvez a tarefa mais complexa de um designer seja deixar clara a vis o de um projeto de design Este desafio compreende saber aonde se quer chegar com o projeto Por exemplo em um projeto de identidade visual se concentra toda a ess ncia de um produto empresa ou institui o e de se esperar que a vis o desses segmentos esteja clara cabendo ao designer a miss o de desenvolv -la por meio de pe as gr ficas ilustra es logomarca etc Por m nesse processo se engana quem acha que o trabalho do designer se resume em se sentar em sua mesa e esbo ar as possibilidades de representar melhor a vis o do objeto ou seja rascunhar possibilidades tentando encontrar a linguagem visual perfeita Esse processo pode e deve ser muito mais profundo passando pela pesquisa e estudo a fim de entender o contexto em que est inserido suas influ ncias hist ria e origem Um exemplo do observar o contexto para construir uma vis o de projeto de design foi a oportunidade que tive de criar a identidade visual para a Auri Verde organiza o social que atua no desenvolvimento comunit rio na regi o do Graja S o Paulo capital ramos em seis cada designer tinha um ponto de vista diferente da Organiza o e foi muito interessante ver como o trabalho se desenvolveu a partir dessas observa es distintas O processo de pesquisa tinha como objetivo traduzir a vis o da Organiza o em uma identidade visual utilizando t cnicas de Design Thinking para desenvolver o projeto O processo de prototipagem se deu por meio de textos Ao contr rio do que possa imaginar um processo de desenvolvimento de design pode come ar na escrita e n o no desenho O desafio foi cada designer traduzir suas impress es da organiza o em um texto de uma p gina Para embasar essa reflex o foram utilizadas as v rias horas de entrevista com atendidos trabalhadores colaboradores e a fundadora da Organiza o feitas em pesquisa de campo Esse texto foi resumido em meia p gina e depois em um par grafo posteriormente em uma frase essa frase foi compatibilizada com as frases de todos desse modo a garantirmos que a vis o de todos em rela o a organiza o tinha coer ncia e coes o Essa t cnica visa assegurar que a vis o da equipe acerca do objeto est alinhada dando assim pano de fundo para o desenvolvimento das primeiras pe as gr ficas No caso da Auri Verde a jun o de todas as frases o resultado foi o seguinte Adapta-se s necessidades criando la os e oferecendo oportunidades Essa era a base para desenvolver a vis o da organiza o dentro da sua identidade...