revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #91 - Dezembro 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Visão a partir de um exemplo no Design

Talvez a tarefa mais complexa de um designer seja deixar clara a visão de um projeto de design. Este desafio compreende saber aonde se quer chegar com o projeto. Por exemplo, em um projeto de identidade visual se concentra toda a essência de um produto, empresa ou instituição, e é de se esperar que a visão desses segmentos esteja clara, cabendo ao designer a missão de desenvolvê-la por meio de peças gráficas, ilustrações, logomarca etc. Porém nesse processo se engana quem acha que o trabalho do designer se resume em se sentar em sua mesa e esboçar as possibilidades de representar melhor a visão do objeto, ou seja, rascunhar possibilidades tentando encontrar a linguagem visual perfeita. Esse processo pode e deve ser muito mais profundo, passando pela pesquisa e estudo a fim de entender o contexto em que está inserido, suas influências, história e origem.

Um exemplo do observar o contexto para construir uma visão de projeto de design foi a oportunidade que tive de criar a identidade visual para a Auri Verde, organização social que atua no desenvolvimento comunitário na região do Grajaú, São Paulo capital. Éramos em seis, cada designer tinha um ponto de vista diferente da Organização, e foi muito interessante ver como o trabalho se desenvolveu a partir dessas observações distintas. O processo de pesquisa tinha como objetivo traduzir a visão da Organização em uma identidade visual utilizando técnicas de Design Thinking para desenvolver o projeto. O processo de prototipagem se deu por meio de textos. Ao contrário do que possa imaginar, um processo de desenvolvimento de design pode começar na escrita e não no desenho.

O desafio foi cada designer traduzir suas impressões da organização em um texto de uma página. Para embasar essa reflexão foram utilizadas as várias horas de entrevista com atendidos, trabalhadores, colaboradores e a fundadora da Organização, feitas em pesquisa de campo. Esse texto foi resumido em meia página e depois em um parágrafo, posteriormente em uma frase, essa frase foi compatibilizada com as frases de todos, desse modo a garantirmos que a visão de todos em relação a organização tinha coerência e coesão. Essa técnica visa assegurar que a visão da equipe acerca do objeto está alinhada, dando assim pano de fundo para o desenvolvimento das primeiras peças gráficas. No caso da Auri Verde a junção de todas as frases o resultado foi o seguinte:

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Mindfulness & Inteligência Emocional

“O termo Saúde Mental está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções” (www.einstein.br/saudemental). Mindfulness & Saúde Mental Após duas décadas de trabalho com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) junto a pessoas que sofriam de ansiedade, depressão, comportamentos compulsivos dentre... leia mais

14 minutos

Liderar líderes voluntários: um aprendizado para a vida

“Admiro as pessoas que brilham como as estrelas, mas aprendi a admirar, o brilho maior, muitas vezes invisível, dos produtores de estrelas”. Luiz Carlos Campos Com muito prazer aceitei o convite de escrever este artigo sobre as minhas práticas e vivências na liderança voluntária. Não poderia começar sem mencionar o quanto aprendi com duas pessoas que marcaram a... leia mais

13 minutos

De “Fazedora” a Líder – Uma Jornada Generativa

Esta jornada que convido vocês a navegarem comigo começa no seminário “Foundations of Generative Leadership” (Fundamentos da Liderança Generativa), que assisti com Bob Dunham. Neste seminário, ele fez uma pergunta tão simples e poderosa como essa: “What do you care about?” (Com o que você se importa? O que lhe importa cuidar?). Abro aqui espaço para um contexto. Eu sempre fui... leia mais

13 minutos

Transformação Digital, complexidade, pessoas e futuro

Falar de transformação digital é falar de gente, nunca de tecnologias, é falar sobre como as tecnologias exponenciais combinadas entre si podem mudar a feição da própria sociedade e sobre os benefícios que elas trazem às pessoas. Tecnologias nunca foram uma finalidade em si, elas se esgotam, são meios pelos quais buscamos a melhoria da qualidade da vida humana, porém ao longo do... leia mais

18 minutos

Visão Organizacional –  Algo compartilhado?

E, em um dia solene, a ser celebrado por muitos e muitos anos, o fundador, de caneta em punho, assina a documentação de estabelecimento de seu negócio. Com a voz embargada, ergue a caneta e diz: “Seremos a maior empresa de “X” do Brasil!”. “Opsss... Para o filme! É isso mesmo, produção?” Brincadeiras à parte, como garantir que, o que foi profetizado naquele momento em... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium