revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #91 - Dezembro 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Visão a partir de um exemplo no Design

Talvez a tarefa mais complexa de um designer seja deixar clara a visão de um projeto de design. Este desafio compreende saber aonde se quer chegar com o projeto. Por exemplo, em um projeto de identidade visual se concentra toda a essência de um produto, empresa ou instituição, e é de se esperar que a visão desses segmentos esteja clara, cabendo ao designer a missão de desenvolvê-la por meio de peças gráficas, ilustrações, logomarca etc. Porém nesse processo se engana quem acha que o trabalho do designer se resume em se sentar em sua mesa e esboçar as possibilidades de representar melhor a visão do objeto, ou seja, rascunhar possibilidades tentando encontrar a linguagem visual perfeita. Esse processo pode e deve ser muito mais profundo, passando pela pesquisa e estudo a fim de entender o contexto em que está inserido, suas influências, história e origem.

Um exemplo do observar o contexto para construir uma visão de projeto de design foi a oportunidade que tive de criar a identidade visual para a Auri Verde, organização social que atua no desenvolvimento comunitário na região do Grajaú, São Paulo capital. Éramos em seis, cada designer tinha um ponto de vista diferente da Organização, e foi muito interessante ver como o trabalho se desenvolveu a partir dessas observações distintas. O processo de pesquisa tinha como objetivo traduzir a visão da Organização em uma identidade visual utilizando técnicas de Design Thinking para desenvolver o projeto. O processo de prototipagem se deu por meio de textos. Ao contrário do que possa imaginar, um processo de desenvolvimento de design pode começar na escrita e não no desenho.

O desafio foi cada designer traduzir suas impressões da organização em um texto de uma página. Para embasar essa reflexão foram utilizadas as várias horas de entrevista com atendidos, trabalhadores, colaboradores e a fundadora da Organização, feitas em pesquisa de campo. Esse texto foi resumido em meia página e depois em um parágrafo, posteriormente em uma frase, essa frase foi compatibilizada com as frases de todos, desse modo a garantirmos que a visão de todos em relação a organização tinha coerência e coesão. Essa técnica visa assegurar que a visão da equipe acerca do objeto está alinhada, dando assim pano de fundo para o desenvolvimento das primeiras peças gráficas. No caso da Auri Verde a junção de todas as frases o resultado foi o seguinte:

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O assediador é o outro

Trago um tema que muitas vezes evitamos discutir ou encarar: como cada um de nós pode, sim, ser um assediador sem se dar conta. Segundo a Controladoria Geral da União “O assédio pode ser configurado como condutas abusivas exageradas por meio de palavras, comportamentos, atos, gestos, escritos que podem trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma... leia mais

8 minutos

O essencial cabe na bagagem de mão?

Algo muito importante e que não pode faltar. Esse é o significado da palavra essencial. Mas, como definir o que é essencial ou prioridade em nossa vida? É escolher o que realmente queremos, o que faz sentido e nos faz feliz? Ou acreditar que a vida nos apresenta um cenário e a gente vai se encaixando nele da melhor forma? Comparo essas questões com arrumar a mala. O que levar para uma... leia mais

5 minutos

Grupo 3 - Abordagens Metodológicas

Ao longo desses 10 anos da Revista Coaching Brasil, trouxemos muitas metodologias procurando abrir a “caixa preta”, e mostrar os fundamentos, foco, possibilidades e limitações de cada metodologia. Fiz uma lista com todas as abordagens metodológicas que já abordamos, e caso você sinta falta de alguma, por gentileza me avise que vou colocar na lista de próximas edições. Sempre... leia mais

10 minutos

Sobre Escuta Ativa

Ao falarmos de comunicação, a grande ênfase na maior parte dos cursos, é colocada na nossa capacidade e habilidade em nos comunicarmos bem, de forma clara. Praticamente em todo curso que ministrei sobre Comunicação Empática, com base na CNV (Comunicação Não Violenta), alguém citava a importância de termos uma comunicação assertiva. Bem, isso dá uma longa discussão sobre o que... leia mais

4 minutos

Pontos Fortes e Confiança

A confiança acelera os negócios, melhora os relacionamentos e reduz o estresse no trabalho. Ela é uma catalisadora da performance e do bem-estar humanos, porém não é um assunto trabalhado com a devida atenção e intenção no dia-a-dia. Vemos ambientes tóxicos, microgestão, lideranças sobrecarregadas, síndrome de impostor e índices alarmantes de ansiedade, preocupação e burnout em... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium