revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #91 - Dezembro 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Visão Organizacional –  Algo compartilhado?

E, em um dia solene, a ser celebrado por muitos e muitos anos, o fundador, de caneta em punho, assina a documentação de estabelecimento de seu negócio. Com a voz embargada, ergue a caneta e diz: “Seremos a maior empresa de “X” do Brasil!”.

“Opsss... Para o filme! É isso mesmo, produção?”

Brincadeiras à parte, como garantir que, o que foi profetizado naquele momento em que, provavelmente, um sonho de vida ganhou forma, seja realmente concretizado?

Nas mais diversas escolas de administração, esta promessa para o futuro se chama “Visão Organizacional”, acompanhada por outros elementos que são a MISSÃO (propósito de existência da organização) e os VALORES (elementos de comportamento e posturas que são acreditados como norteadores das ações e tomada de decisão dentro da organização)

Muito além dos conceitos, o grande desafio é a sustentação desta visão, missão e valores na dinâmica do tempo. Muito difícil tentar “passar a limpo” elementos da administração estatizados antes da Pandemia, porém, em 1994, no livro “Feitas para Durar – Práticas bem sucedidas de empresas visionárias” (Collins & Porras), entre tantos pontos estruturados, metodológicos e racionais de disciplina na gestão, há uma “pincelada” no processo de comunicação e compartilhamento da visão da organização a todos os funcionários.

Comunicação, esta, feita por meio de instrumentos formais, por mídias escolhidas e desenhadas para o cumprimento de sua função. Na minha opinião, na maioria das vezes, muito pouco interativas para todos os interlocutores, parciais e indutoras de uma mensagem que nem sempre espelha a realidade (posso arriscar, que lá no fundo, até beiram a manipulação).

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Transformação Digital, complexidade, pessoas e futuro

Falar de transformação digital é falar de gente, nunca de tecnologias, é falar sobre como as tecnologias exponenciais combinadas entre si podem mudar a feição da própria sociedade e sobre os benefícios que elas trazem às pessoas. Tecnologias nunca foram uma finalidade em si, elas se esgotam, são meios pelos quais buscamos a melhoria da qualidade da vida humana, porém ao longo do... leia mais

18 minutos

Visão a partir de um exemplo no Design

Talvez a tarefa mais complexa de um designer seja deixar clara a visão de um projeto de design. Este desafio compreende saber aonde se quer chegar com o projeto. Por exemplo, em um projeto de identidade visual se concentra toda a essência de um produto, empresa ou instituição, e é de se esperar que a visão desses segmentos esteja clara, cabendo ao designer a missão de desenvolvê-la por... leia mais

12 minutos

Imunidade ao Sucesso

Ao me sentar para escrever este artigo, quase não consegui.  Uma tensão e senso de urgência vem permeando minhas últimas semanas de maneira intensa, e mesmo me dando conta da origem racional e emocional, ainda sou pega de surpresa pela dor nas costas e cabeça no final do dia. Adaptar-se a este “novo normal” vem sendo desafiador em muitas camadas, de formas conscientes e não... leia mais

15 minutos

Qualidades Espirituais

Quando uma pessoa diz que é um atleta, está apenas identificando sua prática esportiva ou sua profissão, mas não necessariamente podemos concluir que se trate de um excelente atleta. Para tanto, ela deve possuir e praticar certas qualificações físicas, emocionais, culturais e, sobretudo, de performance: que resultados tem obtido como atleta? ... leia mais

14 minutos

Novos olhos, Novas paisagens: Três Casos de Coaching de Carreira Baseados em Pontos Fortes

“A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos.” Marcel Proust Outro dia escutei uma colega coach dizendo: “adoro trabalhar com coaching voltado ao profissional, só me recuso a fazer coaching de carreira”, justificando com o quão cansativo e pouco impactante era.  Essa percepção dela me deixou pensando... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium