revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #91 - Dezembro 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Visão Organizacional –  Algo compartilhado?

E, em um dia solene, a ser celebrado por muitos e muitos anos, o fundador, de caneta em punho, assina a documentação de estabelecimento de seu negócio. Com a voz embargada, ergue a caneta e diz: “Seremos a maior empresa de “X” do Brasil!”.

“Opsss... Para o filme! É isso mesmo, produção?”

Brincadeiras à parte, como garantir que, o que foi profetizado naquele momento em que, provavelmente, um sonho de vida ganhou forma, seja realmente concretizado?

Nas mais diversas escolas de administração, esta promessa para o futuro se chama “Visão Organizacional”, acompanhada por outros elementos que são a MISSÃO (propósito de existência da organização) e os VALORES (elementos de comportamento e posturas que são acreditados como norteadores das ações e tomada de decisão dentro da organização)

Muito além dos conceitos, o grande desafio é a sustentação desta visão, missão e valores na dinâmica do tempo. Muito difícil tentar “passar a limpo” elementos da administração estatizados antes da Pandemia, porém, em 1994, no livro “Feitas para Durar – Práticas bem sucedidas de empresas visionárias” (Collins & Porras), entre tantos pontos estruturados, metodológicos e racionais de disciplina na gestão, há uma “pincelada” no processo de comunicação e compartilhamento da visão da organização a todos os funcionários.

Comunicação, esta, feita por meio de instrumentos formais, por mídias escolhidas e desenhadas para o cumprimento de sua função. Na minha opinião, na maioria das vezes, muito pouco interativas para todos os interlocutores, parciais e indutoras de uma mensagem que nem sempre espelha a realidade (posso arriscar, que lá no fundo, até beiram a manipulação).

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Mindfulness & Inteligência Emocional

“O termo Saúde Mental está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções” (www.einstein.br/saudemental). Mindfulness & Saúde Mental Após duas décadas de trabalho com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) junto a pessoas que sofriam de ansiedade, depressão, comportamentos compulsivos dentre... leia mais

14 minutos

Liderar líderes voluntários: um aprendizado para a vida

“Admiro as pessoas que brilham como as estrelas, mas aprendi a admirar, o brilho maior, muitas vezes invisível, dos produtores de estrelas”. Luiz Carlos Campos Com muito prazer aceitei o convite de escrever este artigo sobre as minhas práticas e vivências na liderança voluntária. Não poderia começar sem mencionar o quanto aprendi com duas pessoas que marcaram a... leia mais

13 minutos

De “Fazedora” a Líder – Uma Jornada Generativa

Esta jornada que convido vocês a navegarem comigo começa no seminário “Foundations of Generative Leadership” (Fundamentos da Liderança Generativa), que assisti com Bob Dunham. Neste seminário, ele fez uma pergunta tão simples e poderosa como essa: “What do you care about?” (Com o que você se importa? O que lhe importa cuidar?). Abro aqui espaço para um contexto. Eu sempre fui... leia mais

13 minutos

Transformação Digital, complexidade, pessoas e futuro

Falar de transformação digital é falar de gente, nunca de tecnologias, é falar sobre como as tecnologias exponenciais combinadas entre si podem mudar a feição da própria sociedade e sobre os benefícios que elas trazem às pessoas. Tecnologias nunca foram uma finalidade em si, elas se esgotam, são meios pelos quais buscamos a melhoria da qualidade da vida humana, porém ao longo do... leia mais

18 minutos

Visão a partir de um exemplo no Design

Talvez a tarefa mais complexa de um designer seja deixar clara a visão de um projeto de design. Este desafio compreende saber aonde se quer chegar com o projeto. Por exemplo, em um projeto de identidade visual se concentra toda a essência de um produto, empresa ou instituição, e é de se esperar que a visão desses segmentos esteja clara, cabendo ao designer a missão de desenvolvê-la por... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium