Foi no dia 15 de novembro de 2014 que o professor Robert Kegan conquistou a atenção de mais de 400 coaches reunidos na conferência global da ICF, no Rio de Janeiro. Entrou com seu notebook em mãos e, com voz tranquila e segura, conduziu uma palestra intercalada com atividades em dupla. Ao final, boa parte dos participantes havia identificado crenças, até então inconscientes, que fundamentavam alguma dificuldade de mudança de comportamento. Não apenas identificaram a crença, tiveram contato com um passo a passo para encontrar outras crenças em si e em seus clientes a qualquer momento, e, por fim, receberam uma explicação do que fazer a partir desta identificação.
Certamente não é pouca coisa, não é comum oferecer uma ferramenta tão poderosa a tanta gente e em tão pouco tempo. Não satisfeito, Kegan anunciou que havia um MOOC (massive open online course, curso gratuito online massivo) ensinando a técnica, no qual, além das aulas, havia acesso livre aos capítulos relevantes de seu livro Immunity to Change: How to Overcome It and Unlock the Potential in Yourself and Your Organization (Imunidade à Mudança. Libere Seu Potencial de Desenvolvimento e Faça Sua Equipe e Sua Empresa Crescerem, edição em português esgotada). O acesso aos capítulos relevantes do livro publicadas no MOOC ainda existe:
https://courses.edx.org/c4x/HarvardX/GSE1x/asset/ImmunityToChange.pdf.
Professor de Harvard, o verbete a seu respeito na Wikipedia diz:
Robert Kegan (nascido em 24/08/1946) é um psicólogo do desenvolvimento norte-americano, autor e consultor. Foi catedrático em educação de adultos e desenvolvimento profissional na Harvard Graduate School of Education, onde lecionou por quarenta anos até sua aposentadoria em 2016. Além disso, atingiu o cargo mais alto em educação do Institute for Management and Leadership in Education e foi codiretor do Change Leadership Group. Ele é psicólogo e terapeuta praticante, tem feito palestras para públicos profissionais e leigos e é consultor na área de desenvolvimento profissional e desenvolvimento organizacional.