revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #9 - Fevereiro 2014

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Os Benefícios da Cultura de Coaching em Ação

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”
Carl Jung

Costuma-se pensar nos meios organizacionais, que cada vez que utiliza-se uma determinada palavra ou expressão no coti­diano do trabalho, que a mesma imediatamente será compre­endida, ou seja, terá o mesmo significado, fará sentido, para todos aqueles que comparti­lham da mesma cultura, idioma e fazem parte da mesma comu­nidade biolinguística.

Infelizmente nem sempre é as­sim. Os constantes desentendi­mentos, a competição que pres­supõe o fracasso do outro, as desqualificações verbais, a domi­nação que subjuga, o não reco­nhecimento e os jogos de poder muitas vezes nos mostram um mundo árido de convivência e de compartilhamento de sentido.

Portanto, antes de falarmos dos benefícios de uma Cultura de Coaching, gostaríamos de fazer a distinção do que falamos quando fala­mos sobre cultura. Certamente existem inúmeras definições para essa palavra e, por isso, dizer a partir de onde dizemos o que dizemos fará toda a diferença para a construção de um território comunica­tivo comum entre nós que escrevemos e vocês que nos lêem.

Partiremos de Humberto Maturana, que afirma que uma cultura é uma “rede fe­chada de conversações”. E o que isso sig­nifica? Significa que em cada espaço que convivemos – familiar, organizacional, educacional, social – fluímos em um tipo de conversação que gera determinadas emocionalidades. Podemos exemplificar: você com certeza identificará facilmente o tipo de conversação e as emociona­lidades presentes em um encontro de velhos amigos em um happy hour, não é? Esse tipo de conversação e as emociona­lidades são as mesmas presentes na reu­nião mensal da equipe da sua empresa? Ou as mesmas presentes no domingo no parque com a família? Apesar de não nos darmos conta, vivemos redes de con­versações distintas que geram “emocio­nares” distintos e é exatamente isso que chamaremos de cultura.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Comunicação Autêntica: Tecituras de resgate ao humano dentro e fora das plataformas digitais

Nunca se falou tanto sobre autenticidade. Sua aplicação em nosso cotidiano tem sido estimulada por meio de imperativos que se fazem presentes em frases como “seja você mesmo”, “solte a sua voz” ou até mesmo “viva a sua verdade”. Embora esse movimento seja legítimo e tenha como plano de fundo encorajar a formação de pessoas livres de padrões impostos e a construção de uma... leia mais

14 minutos

Como a Inteligência Emocional pode ser ampliada com o desenvolvimento de habilidades de Inteligência Espiritual

Para que seja possível discorrer sobre a relação entre Inteligência Emocional (EQ) e Inteligência Espiritual (SQ), é necessário esclarecer como compreendo e faço uso destes conceitos. Muitos autores me servem de referência e fundamentam minha prática em Desenvolvimento Humano, entretanto, trago apenas os ligados ao escopo deste artigo, e exploro com mais profundidade a SQ por ser o... leia mais

14 minutos

Responsabilidade Social: Coaching Solidário

“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.” Franz Kafka Antes de tudo, quero trazer para as leitoras e leitores, o que significa solidariedade para mim, pois há uma infinidade de definições por aí. Desde muito jovem, ouvia meus pais dizerem que para ser solidário, precisamos aprender a doar o que falta e não o que sobra, e... leia mais

15 minutos

Consultoria: A Arte de Escutar o Invisível

Sempre trabalhei em consultoria de serviços, onde o que eu vendia - pelo menos inicialmente - eram respostas para os problemas dos meus clientes na área de tecnologia. Trabalhei com produtos de software que potencializam a colaboração dentro das organizações: soluções de e-mail, mensagens instantâneas, intranets, e gestão do conhecimento. Na época, a internet estava chegando no Brasil,... leia mais

11 minutos

Complexidade e as Novas Economias

Escrever sobre Complexidade e as Novas Economias é antes de mais nada, não ter a pretensão e a ousadia de esgotar todo o entrelaçamento que existe entre estes temas. São muitos os insights que as economias emergentes nos trazem a respeito de impactos sociais, financeiros, emocionais, ambientais, físicos, espirituais e muito mais. As Novas Economias buscam atuar nas dores e impactos... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium