Uma pesquisa recente enco mendada pela International Co aching Federation ICF e reali zada pela PwC buscou mapear a profiss o de coach no mundo com dados de mais de cinco mil profissionais em pa ses A constata o foi muito anima dora Apesar da recess o eco n mica o mercado para esta profiss o se mostrou em ascen d ncia No Brasil de para houve um crescimento de mais de no n mero de co aches atuantes S o v rias as possibilidades para este aumento do n mero de profissionais coaches dentro das empresas Os executivos que atingem cargos de alto es cal o mesmo com capacidade t cnica elevada por vezes t m defici ncias na pr tica di ria em como enfrentar os desafios do dia a dia O Coaching acaba preenchendo uma lacuna que as escolas de neg cios n o con seguem suprir Outra raz o desta crescente demanda pelo Coaching dentro das organiza es pode ser a di ficuldade de gest o em meio a um mercado extremante agres sivo e competitivo que exige resultados antes mesmo do executivo conseguir se adaptar ao novo cargo entender a cultu ra organizacional Al m disso o Coaching pode vir para abrir os olhos daqueles executivos que est o no cargo h muito tempo e j n o enxergam onde preci so mudar por conta de um mer cado em r pida transforma o mudan a de h bito dos consu midores e novas tecnologias O fato que o Coaching por meio de suas in meras ferra mentas consegue captar a es s ncia do corpo de colabora dores da organiza o E assim estabelece uma comunica o eficaz e de confian a onde nin gu m engana ningu m N o tem faz de conta H muita cre dibilidade e um olhar para den tro de si para suas compet n cias Tudo com muita clareza N o toa que a profiss o de coach uma das que mais cres ce no mundo Os profissionais est o preparados com as fer ramentas necess rias para au xiliar executivos e organiza es a detectar todas as suas fraque zas e potencialidades e ajudar a conquistar resultados cada vez melhores Mas at que ponto as empresas est o preparadas para a cultura de Coaching N o f cil para o executivo de uma institui o seja ela grande ou pequena enfrentar de fren te e de peito aberto as necessi dades e desafios que se apre sentam E preciso mais do que apenas descobrir que sua em presa tem problemas neces s rio agir tomar decis es fazer escolhas nem sempre agrad veis e refletir Pensar muito no hist rico das decis es no que levou a empresa at aquele mo mento nico no que fazer para evitar que os mesmos erros se repitam no que fazer para mu dar o pr prio modo de pensar e de agir um processo muito intenso que traz excelentes resultados para a organiza o quando h o comprometimen to dos gestores e de todos os colaboradores Mas como obter este comprometimento...