“Uma abordagem baseada em pontos fortes aumenta sua confiança, seu direcionamento, sua esperança e sua gentileza em relação a outras pessoas.”
Tom Rath
A atuação de um profissional evolui quando ele reconhece, aprecia e passa a aplicar seus pontos fortes diariamente. Um gestor, ao identificar os pontos fortes de sua equipe, começa a valorizar cada membro e a organizar as responsabilidades para que cada um possa contribuir com o quem tem de melhor. Como coach, posso perceber nitidamente o quanto trabalhar algo que já funciona e que está bem cria uma energia extra de motivação e alegria contagiante no clima de trabalho.
Pesquisa da Gallup aponta que 70% da variação no engajamento dos colaboradores se deve ao gestor. E o que mais impacta negativamente a produtividade de um profissional é não ter seu trabalho reconhecido, onde não fazem ou recebem elogios o suficiente. Isso as leva a tornarem-se menos engajadas e, em muitos casos, a perderem completamente o interesse pelo trabalho, sendo a principal causa de pedidos de demissão.
Abandonar o modo de comando e controle, passar a ouvir mais, dar feedback com visão apreciativa e saber organizar a equipe com base em pontos fortes, melhora sobremaneira a forma do líder atuar. Ele auxilia seus liderados a aprimorarem os seus pontos fortes e a lidarem com suas vulnerabilidades, para que elas não se tornem obstáculos ao seu desempenho.
A Gallup denomina essa transformação “de Chefe para Coach”, constituindo uma liderança que se respalda em três pilares:
1 - Baseada em Pontos Fortes;
2 - Focada no Engajamento;
3 - Orientada ao Desempenho.
Pesquisa global da Gallup envolvendo mais de 10 mil unidades de negócios, distribuídas por mais de 30 setores, concluiu que as pessoas que recebem reconhecimento e elogios com regularidade:
- Aumentam sua produtividade individual;
- Promovem um maior envolvimento com os colegas;
- Têm mais probabilidade de permanecer na organização;
- Obtém dos clientes notas melhores em termos de fidelidade e satisfação;