“Nunca estamos tão fortes quanto quando temos em mente nossos êxitos.”
Donald O. Clifton, PhD
Qual foi a conquista mais importante que você teve no último ano? Como seus talentos contribuíram para esse resultado? Como você se sente em relação a essa experiência?
Algo especial acontece quando relembramos nossos sucessos anteriores. O semblante, o tom de voz, a motivação e a energia mudam. Noto consistentemente nos coachees como o sorriso abre, os ombros relaxam, o ritmo da comunicação fica mais intenso e a pessoa se sente mais confiante e capaz.
Agora, o que o sucesso passado tem a ver com a adversidade presente? Em tempos desafiadores, muitas vezes sentimo-nos impotentes e desmotivados, faltando perspectiva e até esperança, algo muito distante da ideia de êxito. Onde e como encontrar forças para avançar?
A abordagem baseada em pontos fortes busca auxiliar o coachee a encontrar suas soluções a partir de seus talentos naturais, já explicados no artigo do Yuri Trafane nesta revista. Mas raramente temos consciência sobre eles, por se manifestarem tão naturalmente. Adoro quando um coachee diz que não imaginava que algo que sempre faz, que parece tão ordinário, é na verdade um talento.
Pesquisa da Gallup revela que pessoas que focam em seus Pontos Fortes estão mais propensas a relatar terem energia ampla, sentirem-se bem descansadas, estarem felizes, sorrirem ou rirem muito, aprenderem algo interessante e serem tratadas com respeito. São também menos propensas a relatarem preocupações, estresse, raiva, tristeza ou dor física. Além disso, pessoas que têm a oportunidade de fazer o que fazem de melhor são 57% menos prováveis de experienciar Burnout.
O modelo de bem-estar da Gallup apresenta Cinco Elementos interrelacionados e interdependentes:
1 - Bem-estar na Carreira: apreciar o que você faz diariamente e estar motivado para atingir seus objetivos.
2 - Bem-estar Social: ter relacionamentos de suporte e amor em sua vida.
3 - Bem-estar Financeiro: gerenciar sua vida econômica para reduzir estresse e aumentar segurança.