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Edição #88 - Setembro 2020

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A história do CliftonStrengths se originou com uma pergunta e pode continuar com outra

Os melhores coaches inspiram as pessoas com suas perguntas. E assim fez Dr. Donald O. Clifton que com um questionamento simples - mas poderoso - deu início ao movimento global de Pontos Fortes que hoje impacta tantas vidas.

"O que poderia acontecer se estudássemos o que está certo com as pessoas?"

Ele a formulou depois que percebeu que toda a literatura de psicologia disponível na biblioteca da UNL - Universidade de Nebraska em Lincoln- versava sobre o que estava errado com as pessoas. Não conseguiu encontrar um livro ou estudo sequer sobre o que existia de positivo nas pessoas. “Percebi então que, com muita frequência, as pessoas estavam sendo caracterizadas por seus problemas e fraquezas, e não por seus talentos. Essa percepção me levou à necessidade de estudar pessoas bem-sucedidas. A única maneira de aprender a identificar os diferenciais em qualquer profissão é estudar as pessoas com alto desempenho.”

Em 1949, Dr. Clifton decidiu iniciar, com alguns colegas da Universidade um serviço comunitário para que os alunos de pós-graduação pudessem pesquisar e desenvolver práticas de psicologia baseada em pontos fortes. Nesse contexto, descobriu que os alunos que persistiam até se formarem tinham traços de perfis muito diferentes daqueles que abandonavam os estudos. Essas primeiras descobertas sobre alunos de destaque geraram hipóteses que alimentaram seus estudos subsequentes.

Sua equipe estudou conselheiros, professores, vendedores e gerentes excelentes. Descobriram que pessoas bem-sucedidas em papéis específicos compartilhavam certos padrões recorrentes naturais de pensamento, sentimento ou comportamento, que no futuro definiriam o conceito de talento.

Com base nos conhecimentos adquiridos, Dr. Clifton fundou, em 1969, a empresa SRI - Selection Research Inc., que mais tarde se associou com o mundialmente famoso instituto de pesquisas Gallup, que deu nome à nova empresa em função da proeminência de sua marca. A SRI desenvolveu centenas de instrumentos preditivos de seleção, que podiam identificar os melhores talentos para posições específicas dentro de uma dada empresa.

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