revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #87 - Agosto 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A História do Comitê da Comunidade de Coaching em Língua Portuguesa da ICF Portugal

“Brasil....

Meu Brasil brasileiro

Meu mulato inzoneiro

Vou cantar-te nos meus versos

Ô Brasil, samba que dá

Bamboleio que faz gingar

Ô Brasil, do meu amor,

Terra do Nosso Senhor(...)”.

Aquarela do Brasil de Ary Barroso

Era dia 11 de junho de 2018, por volta das 18:00h. Estávamos na Universidade Européia de Lisboa para votarmos nos colegas coaches que assumiriam o novo board ICF Portugal.

Nesse momento – tão importante que ficou registrado na memória -, Alexandra Barosa Pereira, portuguesa, coach PCC, me fez um convite:

-“ Dulce, eu gostava imenso que assumisse o Comité da Comunidade de Coaching em Língua Portuguesa da ICF Portugal (...) “ .

E, eu, coach MCC, filha de um português com uma brasileira, ainda impactada com o convite fiquei a pensar...

A fala da jovem bateu fundo, foi lá no meu íntimo, voltou, foi de novo, várias vezes...  eu a escutei com meus olhos e ouvidos atentamente, uma onda gigante de silêncio, inundou meu mundo interno... os primeiros sentimentos e pensamentos foram: que alegria! Que desafio! Uma oportunidade de investigação (pesquisa) fantástica! Eu iria conhecer e interagir com uma língua que se expandiu por várias nações.

Minha intuição dizia: Dulce, dá os 3 A’s à ela: Acolhe, Aceita e Agradece esta prenda (presente) que Alexandra está a ofertar...

Uma série de pensamentos começaram a borbulhar em minha cabeça: teremos a chance  de desenvolver e empoderar  uma competência muito importante em termos globais: A Inteligência Cultural.

Alexandra ainda diz-me:

- “ Dulce, tu poderás contar com Paulo Martins no comitê, ele conhece muita gente, já trabalhou em vários países do continente africano que falam o português; neste momento ele está a viver o mesmo que tu, enquanto estás a morar em Portugal, ele está se preparando para morar no Brasil.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Sobre Atitudes e Futuros

Quando fui convidado para escrever um texto sobre Atitude, precisei parar e refletir: o que um futurista tem a dizer sobre esse tema? Para quem não sabe exatamente o que faz um futurista — ou, mais especificamente, o que eu faço como futurista — aqui vai uma breve explicação: Eu exploro, mapeio e decodifico sinais fracos (aquilo que está no reino das possibilidades) e... leia mais

12 minutos

Não existe Ano Perfeito, mas pode existir um Ano Verdadeiro

Há um segredo pouco conhecido sobre o início de um novo ciclo que pode fazer toda a diferença. Como psicóloga clínica e empresária, quero compartilhar algumas verdades importantes. Primeiro: o segredo não está em buscar algo perfeito, mas algo verdadeiro. Segundo: embora todos falem da importância da verdade, poucos explicam como se conectar com ela. Aqui você irá descobrir. Sempre... leia mais

13 minutos

Qual é o maior desafio para uma cultura inclusiva bem sucedida?

A alma deste artigo está em responder ao questionamento do título acima. O autoconhecimento é o maior desafio para se instituir uma cultura inclusiva assertiva e bem sucedida. Há um grande paradoxo humano que instala a dimensão social na vida de homens e mulheres. O ser humano tem natureza social, inexoravelmente. A começar por nascer do encontro afetivo de duas pessoas, que unem suas... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium