revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #87 - Agosto 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

ICF Portugal: um Caso de Boas Práticas

Escrevemos este artigo com o objetivo que partilharmos a nossa experiência de criar um modelo de gestão e comunicação de uma associação de coaching, a ICF Portugal, criado para concretizar uma visão estratégica clara, baseada em princípios da inteligência coletiva e da nossa convicção de que era possível inspirar e envolver a comunidade de membros, convidando-os a ter uma contribuição ativa para a concretização dessa visão. 

Definir estratégia de liderança de associação

A Visão da Direção consistiu em criar Modelo de Gestão e Funcionamento inspirado nas empresas poli-celulares, em que o Líder é um coordenador de equipas de trabalho maduras, com elevados níveis de autonomia, que se organizam em células temáticas e assumem total responsabilidade pela sua dinamização, no respeito pelas regras e princípios que orientam a ICF, assegurando um alinhamento pleno e uma dinâmica sinérgica.

Esta Visão faz parte da Carta de Princípios (ver Anexo 1: Carta de Princípios), instrumento fundamental para assegurar o alinhamento e compromisso de todos, com total isenção e desapego das funções assumidas, na persecução do objetivo maior que é o de promover o reconhecimento da ICF como um standard para um Coaching Rigoroso, Profissional e Ético suportado num conjunto de competências core e no código de ética.

Assegurar sustentabilidade e levar o coaching à comunidade

Uma das principais orientações estratégicas definida foi promover o reconhecimento da profissão e assim contribuir para que o mercado em Portugal esteja cada vez mais esclarecido sobre o que é o coaching e como distinguir um coach profissional (ver Anexo 2: Princípios de Gestão).

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A história do CliftonStrengths se originou com uma pergunta e pode continuar com outra

Os melhores coaches inspiram as pessoas com suas perguntas. E assim fez Dr. Donald O. Clifton que com um questionamento simples - mas poderoso - deu início ao movimento global de Pontos Fortes que hoje impacta tantas vidas. "O que poderia acontecer se estudássemos o que está certo com as pessoas?" Ele a formulou depois que percebeu que toda a literatura de psicologia disponível na... leia mais

12 minutos

Vulnerabilidade como o Prelúdio de Prática Corajosa, Criativa e Compassiva

“Não há acesso imediato à bondade sem consciência” Sharon Salzburg (1) A palavra "vulnerabilidade" vem da palavra latina "ferir". Qualquer vida humana contém tanto suas alegrias quanto suas tristezas, porque somos humanos. Abraçar nossas próprias vulnerabilidades - e trabalhar com as de nossos clientes - é um convite para, gentilmente, criarmos laços e trabalharmos com pontos... leia mais

12 minutos

Psicologia, Espiritualidade e Coaching

Na década de 50 Abraham Harold Maslow, psicólogo norte americano afirmou: “Precisamos de uma psicologia positiva, que estude a dimensão saudável do indivíduo”. Acrescentava que era inerente ao ser humano vivenciar experiências culminantes e que essas eram positivas, transformadoras; traziam à tona estados de êxtase, alegria, cura, promoviam valores construtivos, contribuindo para... leia mais

13 minutos

O Modelo SPIRE de Felicidade Integral

- Qual o seu maior sonho? O sonho que você sempre teve e com certeza, sempre, até o final da sua vida, vai ter? - Qual o objetivo final para todas as suas ações? - O que move você a ir além e a acordar todos os dias? A sair para trabalhar, a escolher novas viagens, a colocar tanta energia - ou culpa - nas resoluções de ano novo? Aquilo que você busca todos os dias, você usa como... leia mais

13 minutos

A importância dos valores na construção de um programa de desenvolvimento humano

SOBRE VALORES: Para começarmos a falar sobre esse tema, antes de tudo é importante que possamos compreender que valores vão muito além de uma matriz de conhecimento individual. Valores são a base da construção de relações mais humanas, conexões profundas e alinhamento de uma comunicação de qualidade. Valores são aprendidos, fazem parte da criação. Valores são construídos,... leia mais

15 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium