Escrevemos este artigo com o objetivo que partilharmos a nossa experi ncia de criar um modelo de gest o e comunica o de uma associa o de coaching a ICF Portugal criado para concretizar uma vis o estrat gica clara baseada em princ pios da intelig ncia coletiva e da nossa convic o de que era poss vel inspirar e envolver a comunidade de membros convidando-os a ter uma contribui o ativa para a concretiza o dessa vis o nbsp Definir estrat gia de lideran a de associa o A Vis o da Dire o consistiu em criar Modelo de Gest o e Funcionamento inspirado nas empresas poli-celulares em que o L der um coordenador de equipas de trabalho maduras com elevados n veis de autonomia que se organizam em c lulas tem ticas e assumem total responsabilidade pela sua dinamiza o no respeito pelas regras e princ pios que orientam a ICF assegurando um alinhamento pleno e uma din mica sin rgica Esta Vis o faz parte da Carta de Princ pios ver Anexo Carta de Princ pios instrumento fundamental para assegurar o alinhamento e compromisso de todos com total isen o e desapego das fun es assumidas na persecu o do objetivo maior que o de promover o reconhecimento da ICF como um standard para um Coaching Rigoroso Profissional e tico suportado num conjunto de compet ncias core e no c digo de tica Assegurar sustentabilidade e levar o coaching comunidade Uma das principais orienta es estrat gicas definida foi promover o reconhecimento da profiss o e assim contribuir para que o mercado em Portugal esteja cada vez mais esclarecido sobre o que o coaching e como distinguir um coach profissional ver Anexo Princ pios de Gest o Nesse sentido decidiu-se fazer um investimento imediato na amplia o da presen a da ICF Portugal junto da comunidade Isto foi alcan ado por via de atividades regulares que oferecem oportunidades de desenvolvimento cont nuo aos Membros e permitem divulgar a ICF por via da comunica o e por via da imprensa gerando uma percep o de dinamismo presen a regular e lideran a em coaching que atraia mais membros e tamb m posicione junto da opini o p blica a ICF nbsp como incontorn...