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Edição #87 - Agosto 2020

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ICF Portugal: um Caso de Boas Práticas

Escrevemos este artigo com o objetivo que partilharmos a nossa experiência de criar um modelo de gestão e comunicação de uma associação de coaching, a ICF Portugal, criado para concretizar uma visão estratégica clara, baseada em princípios da inteligência coletiva e da nossa convicção de que era possível inspirar e envolver a comunidade de membros, convidando-os a ter uma contribuição ativa para a concretização dessa visão. 

Definir estratégia de liderança de associação

A Visão da Direção consistiu em criar Modelo de Gestão e Funcionamento inspirado nas empresas poli-celulares, em que o Líder é um coordenador de equipas de trabalho maduras, com elevados níveis de autonomia, que se organizam em células temáticas e assumem total responsabilidade pela sua dinamização, no respeito pelas regras e princípios que orientam a ICF, assegurando um alinhamento pleno e uma dinâmica sinérgica.

Esta Visão faz parte da Carta de Princípios (ver Anexo 1: Carta de Princípios), instrumento fundamental para assegurar o alinhamento e compromisso de todos, com total isenção e desapego das funções assumidas, na persecução do objetivo maior que é o de promover o reconhecimento da ICF como um standard para um Coaching Rigoroso, Profissional e Ético suportado num conjunto de competências core e no código de ética.

Assegurar sustentabilidade e levar o coaching à comunidade

Uma das principais orientações estratégicas definida foi promover o reconhecimento da profissão e assim contribuir para que o mercado em Portugal esteja cada vez mais esclarecido sobre o que é o coaching e como distinguir um coach profissional (ver Anexo 2: Princípios de Gestão).

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