icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #85 - Junho 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Lições aprendidas com a crise

Nos ltimos anos temos vivido numa sociedade crescente em op es seja pelo avan o tecnol gico ou abund ncia de recursos variados Se algu m dissesse h apenas meses atr s que muitos dos recursos que proporcionam o nosso estilo de vida poderiam ser repentinamente tomadas ningu m acreditaria A verdade que ningu m escolhe restri es para suas vidas ao contr rio queremos prosperidade cont nua e abund ncia Mas o novo cen rio se instalou e nos flagrou sem preparo para uma r pida adapta o Fomos desafiados a substituir o que est vamos habituados por outras possibilidades ou enfrentar mais drasticamente a escassez de oportunidades de trabalho de conv vio profissional e social Nesse cen rio o novo se tornou cotidiano despertando variadas emo es e formas de lidar Passamos a conviver com o medo e as incertezas presentes em cada gesto em cada decis o N o porque uma crise pois j vivemos algumas Mas porque foi muito repentino e abrangente impactando em todas as dimens es de nossa vida de uma vez Uma das poucas certezas volta-se para a urg ncia em nos tornarmos mais geis em aprender o que for preciso para melhor e mais rapidamente se adaptar sabendo que logo teremos que nos adaptar novamente ao novo normal o que quer que isso signifique Com o novo cen rio o tempo que acredit vamos que t nhamos ficou relativo As organiza es come aram a agir como se tudo fosse urgente e de certa forma t m raz o preciso minimizar os impactos negativos o quanto antes e continuar produzindo resultados E logo ficou evidente quantas coisas quer amos e poder amos j ter aprendido em especial relacionados ao mundo digital Muitos profissionais precisam agora aprender aceleradamente novas formas de trabalhar e interagir com pessoas para a perman ncia no mercado A boa sorte que maior parte dos recursos sempre estiveram dispon veis As organiza es e seus colaboradores precisam acelerar como aprendem para manterem-se valiosos e com raz o para existir ou aceitar suas limita es e definhar literalmente aprender fazendo e aperfei oar continuamente e aceleradamente Esse tamb m o desafio da Internacional Coaching Federation ICF que nesse ano completa anos de exist ncia e tem por miss o liderar o avan o global da profiss o de Coaching Com certeza esse n o o ano que planejamos mas o ano que temos para viver e continuar cumprindo a nossa miss o Os momentos iniciais foram para tentar entender a dire o das mudan as e fazer algo a respeito No lugar de maior clareza ganhamos mais perguntas Mas com certeza n o fomos a nica organiza o nesse desconforto Com a convic o de que t nhamos uma responsabilidade com a nossa comunidade e movidos por boas inten es a ICF em todo o Brasil acelerou suas a es de intera o com a sociedade Inspirado pela campanha global We Care da ICF Global a ideia central era mostrar nossa comunidade que a ICF se...
Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Aplicação das Competências ICF no Contexto de Coaching de Equipe e Coaching de Grupo

Introdução À medida que as organizações lutam para se redefinir e manter a vantagem competitiva necessária para superar a concorrência, as competências dos líderes, necessárias para desenhar e gerenciar essa mudança, evoluíram tão rapidamente quanto o coaching tem sido usado para facilitar as transições necessárias para serem líderes eficazes. O uso de estratégias de... leia mais

20 minutos

Como o processo de Coaching trabalha as experiências anteriores do sujeito

As experiências anteriores constituem, sem dúvida, uma excelente fonte de boas informações sobre o objetivo trazido pelo cliente para ser trabalhado em um processo de coaching. Percebo na minha atuação, que o objetivo trazido raramente é novo para o sujeito. Portanto, há muito a ser resgatado de experiências anteriores em torno do desejo que ora se apresenta para ser explorado. Ao... leia mais

9 minutos

Coaching para Situações de Burnout

Crédito: Fast Company Brasil Um artigo de Alyssa McGonagle e equipe intitulado “Coaching for Primary Care Physician Well-Being: A Randomized Trial and Follow-Up Analysis”[1], e sumariado pelo Institute of Coaching[2] descreve uma pesquisa para avaliar a eficácia do coaching em situações de esgotamento de profissionais da área médica, talvez a população mais afetada pelo burnout. ... leia mais

10 minutos

O papel das emoções no processo de Coaching

Como coaches, um de nossos principais objetivos é criar as condições para que a relação profissional se confirme como uma parceria que instiga e facilita desenvolvimento para o cliente. Acredito que para tanto, precisamos, verdadeiramente, incorporar a mentalidade coaching, definida como aquela em que “o coach desenvolve e mantém uma mentalidade aberta, curiosa, flexível e focada no... leia mais

10 minutos

A articulação das dimensões e competências da ICF

Muito se escuta falar das competências da International Coach Federation - ICF, mas ainda que este seja um tema muito discutido, insisto na necessidade de lançar luz sobre este assunto, pois em minha opinião, a compreensão do encadeamento das competências incrementa significativamente a atuação de um coach, especialmente para os coaches ICF que pretendem ter uma credencial, que foi o que... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium