É possível uma empresa do (normalmente) frio e calculista mercado financeiro se dedicar a fazer seus colaboradores mais felizes?
E como essa empresa irá navegar ao lado dos grandes e temíveis tubarões do capitalismo selvagem?
Posso garantir para você, leitor, que sim é possível ter uma empresa feliz, que se preocupa genuinamente com as pessoas e ainda assim navega com ética e integridade nos mais diferentes mares. O Grupo Gaia é o caso que quero contar nesses próximos parágrafos, com exemplos reais do que temos feito ao longo desses 11 anos de vida.
No início, em 2009, queríamos fazer algo diferente, não sabíamos exatamente ao certo o que seria, mas a certeza era que o modelo tradicional de gestão e de negócios não era para a gente.
Um ambiente leve e descontraído, que fizesse bem para as pessoas, que permitisse que elas sorrissem e fizessem amigos no ambiente de trabalho. Uma empresa que fosse útil ao mundo era o nosso objetivo.
Os Valores
Passamos por vários períodos de provas e desafios até que em 2013 descobrimos que éramos diferentes, mas não tinha nada muito formalizado. Ao ler o livro Satisfação Garantida, que conta a história da Zappos, me dei conta que os nossos Valores eram iguais a todos os outros.
Desse despertar criamos os 10 Valores que passaram a ser a base de toda empresa.
São eles:
- Pratique a Gratidão
- Sorria e Faça Sorrir
- Vá Além e Surpreenda
- Viva com Garra
- Comunique-se Sincera e Honestamente
- Crie Valor, Gere Resultado
- Simplifique, Faça Mais Com Menos
- Fortaleça o Grupo, Unidos Vamos Mais Longe
- Espalhe Gentileza Engrandeça as Relações
Talvez você esteja estranhando não termos ética, responsabilidade e integridade dentre os Valores. Explico: esses são requisitos mínimos, sem isso não há empresa. Optamos por ter valores que sejam ações e que proporcionem o ambiente e os comportamentos positivos que desejamos.