Liderança Positiva é um conceito recente da psicologia positiva e está baseado em estudos científicos que buscam entender o que contribui para que as pessoas e as organizações prosperem, para que sejam bem-sucedidas e superem-se no seu propósito. Trata-se de um conjunto de práticas e estratégias que levam equipes a alcançar resultados espetaculares e desempenho muito além do esperado.
Ser um líder positivo pressupõe antes de tudo ser otimista. Acreditar num futuro próspero e melhor para todos e ser capaz de comunicar bem essa visão. Assim, com confiança, resiliência e positividade, conseguem inspirar as pessoas a superar todos os desafios necessários para construí-lo. Líderes positivos atraem talentos e pessoas dispostas a dedicar tempo delas aos seus projetos.
Líderes positivos dedicam toda sua energia e esforços para unir e conectar todos da sua organização e investem tempo em construir relacionamentos fortes e colaborativos, capazes de resistir as maiores dificuldades. Sua maior tarefa é construir e conduzir uma cultura forte e positiva, que seja capaz de injetar vitalidade e coragem nas pessoas. A cultura determina expectativas e crenças, e essas levam aos comportamentos e às ações.
Um líder positivo cria condições para que as pessoas aprendam, se desenvolvam e deem o melhor de si nas suas atividades profissionais. Começa com a ênfase nas oportunidades positivas, e não na negatividade, e é sobre a prática de comunicação aberta e honesta, em vez de sigilo. Com isso, faz-se um modelo de liderança próxima, colaborativa e apoiadora, fundamental nos tempos atuais, especialmente no contexto dessa pandemia, no qual todos estamos mais inseguros e conectados do que nunca.