“A única coisa que podemos viver são instantes.”
Jon Kabat-Zinn
Mindfulness ou atenção plena é, cada vez mais, um tema citado e referenciado por diversos profissionais como psicólogos, psiquiatras, coaches, atletas e executivos no mundo organizacional contemporâneo. Neste momento em que a ansiedade, o medo e a insegurança tomam conta dos nossos dias com a pandemia, essa prática ganha força pois praticá-la pode nos tornar mais calmos e centrados.
A expressão ‘atenção plena’ é um estado de consciência que se cria quando prestamos atenção no momento presente. Ela não é esvaziar a mente ou parar de pensar. Pode ser descrita de vários modos e é uma prática moderna de prestar atenção na experiência do jeito que ela se apresenta, boa ou ruim, sem julgamentos mantendo a mente e o coração abertos. Ela ajuda a reconhecer sentimentos sem ficar preso a eles e a viver mais no momento presente e menos no passado e no futuro. É um farol interno que você pode dirigir a si mesmo a qualquer hora, com o propósito da autodescoberta, o que é fundamental para nós, coaches.
Para Jon Kabat-Zinn, que é o pioneiro do tema, “viver com atenção plena é abraçar toda a riqueza da sua própria vida, encontrando nela um espaço para crescer tanto em termos de força quanto de sabedoria”. Oito semanas é o tempo de treinamento que se baseia o protocolo criado pelo professor americano no final dos anos 70.