Caros leitores,
este tema chega em um momento muito especial, não somente para nós, coaches, mas para a própria humanidade que vive um divisor de águas em sua história.
Há muitos anos que pesquiso a questão dos “valores” como um ponto fundamental da estruturação de uma cultura. Com o aprofundamento da pesquisa sobre o autodesenvolvimento, os valores se mostraram ainda mais fundamentais, pois estruturam a forma como interpretamos a própria vida e nos posicionamos frente aos desafios que surgem.
Conhecer o Marcell, assim como seu sócio e amigo Alexandre Marques, que coordenou a edição 81, foi um dos grandes presentes de fechamento do ano de 2019. Naquele momento em nossa conversa veio a ideia de uma edição sobre “valores” e Marcell aceitou o desafio de coordená-la. Aprofundou-se em seus estudos, pesquisou, conversou, contatou sua rede e trouxe pessoas excepcionais para nos fazer pensar mais sobre “valores”, o que não poderia ser em melhor hora.
Na apresentação do dossiê, Marcell nos traz uma frase de Richard Barrett, que não poderia ser mais simbólica e oportuna. Em seu texto Marcell diz: “Sou um admirador de Richard Barrett, um nome que você vai ler muito nos artigos e talvez conhecer mais. Ele tem uma frase que resume o que pode ser nosso grande passo nesse momento: “No século XXI a corrida pelo lucro será substituída pela corrida por valores”. Que vençamos todos, juntos!”
Esta edição traz também a estreia de uma nova coluna: “Observatório do Coaching” que será conduzida por Rosa Krausz. Até esta edição, Rosa já soma 18 artigos publicados, sendo que o primeiro foi em nossa primeira edição. No primeiro artigo desta coluna, Rosa traz uma reflexão sobre o impacto das tecnologias sobre o Coaching.
Com o sincero pensamento de que nossa humanidade possa despertar para aspectos mais essenciais e profundos, e que esta seja uma revolução positiva que recalibre a hierarquia do que o ser humano busca e valoriza, espero que todos tenham uma excelente leitura.
Luciano Lannes
Editor
Artigo publicado em 07/04/2020