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Edição #82 - Março 2020

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Biografia e Salutogênese

O título deste artigo aborda duas instâncias importantes e interligadas referentes ao ser humano. A palavra biografia significa a “grafia da vida”, o que é escrito por uma individualidade. Salutogênese significa uma atitude que busca gerar vivências saudáveis.

A biografia transcorre em ritmos que se sucedem constituindo um fluxo no tempo que percorre o passado, presente e futuro. Um ritmo arquetípico é o ritmo dos setênios. Cada período de sete anos tem características de desenvolvimento específicas que acompanham o desenvolvimento físico, anímico (emocional) e espiritual (essência individual que é responsável pela autodeterminação), em face das diferentes idades. Também existem características específicas a cada ciclo de três setênios. Assim, no período de 0 a 21 anos o ser humano mostra seus talentos, dons e fraquezas que podem ser amenizados ou exacerbados pela educação recebida. A educação é essencial, pois prepara o indivíduo para sua expressão no mundo. No período de 21 a 42 anos ocorre o desenvolvimento e a transformação do que foi aprendido através da vida, do trabalho e da profissão. Através da autoeducação trazemos um novo significado ao que foi recebido pela educação. No terceiro período, dos 42 aos 63 anos (e nos próximos anos) o ser humano pode ter suas dificuldades transformadas em novos potenciais, tendo a possibilidade de se colocar acordado para as necessidades do mundo, através de processos de autodesenvolvimento. A vida pressupõe um constante processo de amadurecimento.

Portanto, todo este processo ocorre na relação entre o mundo interno individual (o pensar, o sentir e a capacidade para agir) e o mundo externo (a natureza e cultura humana – família, escola, sociedade). O mundo externo coloca desafios que exigem uma resposta do mundo interno.  Por meio desta relação podemos perceber se existe ou não qualidade de vida. Esta não significa a ausência de problemas, mas uma condição de vida que permite conviver com eles de forma amadurecida, buscando o aprendizado através da capacidade de se criar resistência perante as adversidades.

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