revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #82 - Março 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Vocação e Carreira com Significado, na busca de um Propósito

Olhando o ser humano em sua totalidade podemos imaginá-lo em suas três dimensões: corpo, alma e espírito, que se entrelaçam formando o ser humano integral. A biografia humana é o palco onde estas dimensões tecem seus fios ano a ano, ao longo das idades de 7 em 7 anos, a cada setênio, um salto, uma laçada, uma mudança de vida.

Algumas idades são particularmente especiais, onde acontecem eventos de significados inspiradores para a trama se definir. Tem um ditado popular que diz que o homem precisa de 20 anos para aprender, mais 20 anos para lutar e mais 20 para tornar-se sábio. Podemos então, colocar as etapas da seguinte forma:


Nascemos com todas as informações e possibilidades da nossa tarefa de vida, trazemos conosco nossos talentos, expressos em todas as atividades que nos lembramos ter realizado, despertamos muita admiração e elogios das pessoas ao redor e também, lembramos destas atividades com muita gratidão e senso de pertencimento.

“Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam,

lá está a sua direção” (Aristóteles).

A cada 18 anos e meio, nossos talentos se definem ou dão pequenos indícios de vocação, também pode acontecer nos múltiplos de 9.

Pode ser uma atividade no brincar, estudar e trabalhar. Importante é pesquisar cada lembrança nos três primeiros setênios, algo feito sem ajuda, sem participação de outras pessoas, mas sim como uma pura e genuína manifestação exclusiva do EU em qualquer idade.

Talentos inatos e/ou herdados de nossos ancestrais? Qual a nossa linhagem?

Olhe para eles: o que nossos ancestrais faziam profissionalmente? Como eram os relacionamentos em casa, na vizinhança, com amigos e família? Como era a saúde na família? Qual a relação de dinheiro na família? De onde vinha o dinheiro? Estava a serviço do que ? Para que?

Olhe para você e se faça as mesmas perguntas, além dessas: quais destas características você possui? Como foi seu desenvolvimento? Que desafios de saúde você teve? Como lidou com eles?

Mapear sua árvore genealógica, pelo menos a partir dos avós, paternos e maternos, criar um Genograma pode ajudar e muito a enxergar as heranças genéticas, talentos herdados ou seriam inatos?

Um cliente meu relatou que gostava de desmontar todos os brinquedos, gostava de ver e remontar para saber que outras alternativas seriam possíveis, era o prazer de ver o que poderia surgir, reinventar o brinquedo. Este cliente hoje é um profissional de TI cria sistemas de rever e refazer processos mais ágeis para a empresa.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O assediador é o outro

Trago um tema que muitas vezes evitamos discutir ou encarar: como cada um de nós pode, sim, ser um assediador sem se dar conta. Segundo a Controladoria Geral da União “O assédio pode ser configurado como condutas abusivas exageradas por meio de palavras, comportamentos, atos, gestos, escritos que podem trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma... leia mais

8 minutos

O essencial cabe na bagagem de mão?

Algo muito importante e que não pode faltar. Esse é o significado da palavra essencial. Mas, como definir o que é essencial ou prioridade em nossa vida? É escolher o que realmente queremos, o que faz sentido e nos faz feliz? Ou acreditar que a vida nos apresenta um cenário e a gente vai se encaixando nele da melhor forma? Comparo essas questões com arrumar a mala. O que levar para uma... leia mais

5 minutos

Grupo 3 - Abordagens Metodológicas

Ao longo desses 10 anos da Revista Coaching Brasil, trouxemos muitas metodologias procurando abrir a “caixa preta”, e mostrar os fundamentos, foco, possibilidades e limitações de cada metodologia. Fiz uma lista com todas as abordagens metodológicas que já abordamos, e caso você sinta falta de alguma, por gentileza me avise que vou colocar na lista de próximas edições. Sempre... leia mais

10 minutos

Sobre Escuta Ativa

Ao falarmos de comunicação, a grande ênfase na maior parte dos cursos, é colocada na nossa capacidade e habilidade em nos comunicarmos bem, de forma clara. Praticamente em todo curso que ministrei sobre Comunicação Empática, com base na CNV (Comunicação Não Violenta), alguém citava a importância de termos uma comunicação assertiva. Bem, isso dá uma longa discussão sobre o que... leia mais

4 minutos

Pontos Fortes e Confiança

A confiança acelera os negócios, melhora os relacionamentos e reduz o estresse no trabalho. Ela é uma catalisadora da performance e do bem-estar humanos, porém não é um assunto trabalhado com a devida atenção e intenção no dia-a-dia. Vemos ambientes tóxicos, microgestão, lideranças sobrecarregadas, síndrome de impostor e índices alarmantes de ansiedade, preocupação e burnout em... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium