revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #82 - Março 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Vocação e Carreira com Significado, na busca de um Propósito

Olhando o ser humano em sua totalidade podemos imaginá-lo em suas três dimensões: corpo, alma e espírito, que se entrelaçam formando o ser humano integral. A biografia humana é o palco onde estas dimensões tecem seus fios ano a ano, ao longo das idades de 7 em 7 anos, a cada setênio, um salto, uma laçada, uma mudança de vida.

Algumas idades são particularmente especiais, onde acontecem eventos de significados inspiradores para a trama se definir. Tem um ditado popular que diz que o homem precisa de 20 anos para aprender, mais 20 anos para lutar e mais 20 para tornar-se sábio. Podemos então, colocar as etapas da seguinte forma:


Nascemos com todas as informações e possibilidades da nossa tarefa de vida, trazemos conosco nossos talentos, expressos em todas as atividades que nos lembramos ter realizado, despertamos muita admiração e elogios das pessoas ao redor e também, lembramos destas atividades com muita gratidão e senso de pertencimento.

“Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam,

lá está a sua direção” (Aristóteles).

A cada 18 anos e meio, nossos talentos se definem ou dão pequenos indícios de vocação, também pode acontecer nos múltiplos de 9.

Pode ser uma atividade no brincar, estudar e trabalhar. Importante é pesquisar cada lembrança nos três primeiros setênios, algo feito sem ajuda, sem participação de outras pessoas, mas sim como uma pura e genuína manifestação exclusiva do EU em qualquer idade.

Talentos inatos e/ou herdados de nossos ancestrais? Qual a nossa linhagem?

Olhe para eles: o que nossos ancestrais faziam profissionalmente? Como eram os relacionamentos em casa, na vizinhança, com amigos e família? Como era a saúde na família? Qual a relação de dinheiro na família? De onde vinha o dinheiro? Estava a serviço do que ? Para que?

Olhe para você e se faça as mesmas perguntas, além dessas: quais destas características você possui? Como foi seu desenvolvimento? Que desafios de saúde você teve? Como lidou com eles?

Mapear sua árvore genealógica, pelo menos a partir dos avós, paternos e maternos, criar um Genograma pode ajudar e muito a enxergar as heranças genéticas, talentos herdados ou seriam inatos?

Um cliente meu relatou que gostava de desmontar todos os brinquedos, gostava de ver e remontar para saber que outras alternativas seriam possíveis, era o prazer de ver o que poderia surgir, reinventar o brinquedo. Este cliente hoje é um profissional de TI cria sistemas de rever e refazer processos mais ágeis para a empresa.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Aproveitar o poder do instinto e do eu espiritual no trabalho

(Work – Harness the power of instinct & human spirit at work) Este artigo está baseado na palestra proferida durante o Converge21 pelas coaches Flame Schoeder, MCC e Donna King, ACC. Uma reflexão Quando fui convidado por Cândida Semensato, presidente da ICF Brasil Chapter, para escrever um artigo para esta importante Revista Coaching Brasil, eu não fazia ideia de qual tema... leia mais

13 minutos

O futuro através dos futuristas profissionais

Os futuristas consideram alternativas de futuro, positivas e negativas, e ajudam pessoas e a sociedade a se prepararem para todos os cenários. Nosso futuro poderá ser luminoso ou sombrio, e depende muito das decisões que tomamos hoje como humanidade. Os pilares sociais do futuro precisam de atenção e de investimento. Certamente, será através deles que sairemos do buraco em que estamos.... leia mais

12 minutos

Autocompaixão e autocuidado para quem cuida

Você já parou para pensar quanto do seu tempo é dedicado ao cuidar? Se pensarmos bem, o cuidado permeia toda a nossa vida e os nossos relacionamentos, seja no contexto pessoal, familiar, social ou profissional. Ora estamos cuidando de alguém ou de nós mesmos, ora precisamos ser cuidados, noutras vezes, todas estas se intersectam. No entanto, é muito importante compreendermos  que cada... leia mais

14 minutos

Visão Ampliada sobre Indivíduos, Grupos e Times

Crescemos como indivíduos à medida que refletimos sobre nossas experiências e vivências e seus impactos sobre as outras pessoas. E ao interagirmos com outros indivíduos lidamos com situações de confronto ou mesmo de cooperação, defrontarmo-nos com nossos limites, capacidades e necessidades. Nessas interações emergem múltiplas de possibilidades e, a mais impactante é a compreensão de... leia mais

14 minutos

Burnout e stress são sinônimos?

Burnout descreve sintomas decorrentes basicamente de stress ocupacional, ligado a situações de trabalho. Como agora é reconhecido como uma doença ocupacional, as empresas estão mais atentas a sua incidência e fatores precipitadores do burnout.  Seus sintomas característicos se enquadram em três categorias que são:  • Sensação de exaustão emocional, • Redução de... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium