Olhando o ser humano em sua totalidade podemos imaginá-lo em suas três dimensões: corpo, alma e espírito, que se entrelaçam formando o ser humano integral. A biografia humana é o palco onde estas dimensões tecem seus fios ano a ano, ao longo das idades de 7 em 7 anos, a cada setênio, um salto, uma laçada, uma mudança de vida.
Algumas idades são particularmente especiais, onde acontecem eventos de significados inspiradores para a trama se definir. Tem um ditado popular que diz que o homem precisa de 20 anos para aprender, mais 20 anos para lutar e mais 20 para tornar-se sábio. Podemos então, colocar as etapas da seguinte forma:
Nascemos com todas as informações e possibilidades da nossa tarefa de vida, trazemos conosco nossos talentos, expressos em todas as atividades que nos lembramos ter realizado, despertamos muita admiração e elogios das pessoas ao redor e também, lembramos destas atividades com muita gratidão e senso de pertencimento.
“Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam,
lá está a sua direção” (Aristóteles).
A cada 18 anos e meio, nossos talentos se definem ou dão pequenos indícios de vocação, também pode acontecer nos múltiplos de 9.
Pode ser uma atividade no brincar, estudar e trabalhar. Importante é pesquisar cada lembrança nos três primeiros setênios, algo feito sem ajuda, sem participação de outras pessoas, mas sim como uma pura e genuína manifestação exclusiva do EU em qualquer idade.
Talentos inatos e/ou herdados de nossos ancestrais? Qual a nossa linhagem?
Olhe para eles: o que nossos ancestrais faziam profissionalmente? Como eram os relacionamentos em casa, na vizinhança, com amigos e família? Como era a saúde na família? Qual a relação de dinheiro na família? De onde vinha o dinheiro? Estava a serviço do que ? Para que?
Olhe para você e se faça as mesmas perguntas, além dessas: quais destas características você possui? Como foi seu desenvolvimento? Que desafios de saúde você teve? Como lidou com eles?
Mapear sua árvore genealógica, pelo menos a partir dos avós, paternos e maternos, criar um Genograma pode ajudar e muito a enxergar as heranças genéticas, talentos herdados ou seriam inatos?
Um cliente meu relatou que gostava de desmontar todos os brinquedos, gostava de ver e remontar para saber que outras alternativas seriam possíveis, era o prazer de ver o que poderia surgir, reinventar o brinquedo. Este cliente hoje é um profissional de TI cria sistemas de rever e refazer processos mais ágeis para a empresa.
Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Todos nós chegamos nessa vida sem saber exatamente o que ela espera de nós. Já dizia William Shakespeare “O destino embaralha as cartas, e nós as jogamos.”
Por essa perspectiva, a atitude que nos dispomos a ter frente as circunstâncias é uma das formas de nos diferenciarmos nessa jornada e uma maneira de buscarmos nossa melhor versão diariamente.
Atitude é um conceito que pode... leia mais
Tendência 3 - Chega de discurso bonito e crie organizações que não sejam só fachada
“Criar organizações socialmente responsáveis”
Estamos em março de 2025 e as mudanças climáticas já não podem mais ser desprezadas. O desmatamento da Amazônia segue adiante, e nos últimos cinquenta anos perdemos 20% da floresta original. Bom seria se as notícias fossem sobre as... leia mais
Sabe aquele frio na barriga que dá quando a gente está prestes a começar algo novo? Pode ser mudar de emprego, começar um projeto, mudar de cidade ou até iniciar um relacionamento. Aquele misto de empolgação e pavor que faz a gente questionar se está fazendo a coisa certa ou se está prestes a dar um passo gigantesco rumo ao abismo. Pois é, o medo do novo é real e, cá entre nós, todo... leia mais
Sinto que cada virada de ano é como um portal imaginário misterioso que se abre diante de nós — um convite silencioso para reimaginar nossa existência. É mais do que uma simples mudança de data; é um chamado profundo da alma para nos reconectarmos com nossa essência mais autêntica. A passagem de ano conjura um encantamento convidando a esperança a renascer. Você também... leia mais
Para uma ampla compreensão do conceito de ações afirmativas, seus papéis e mecanismos, é necessário considerar a agenda de DEI – Diversidade, Equidade e Inclusão – como estratégia de negócios, transbordando critérios de responsabilidade social, bem como mirar em um horizonte em que pessoas são o diferencial competitivo, dado o contexto da exponencial progressão da inteligência... leia mais