revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #82 - Março 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Vocação e Carreira com Significado, na busca de um Propósito

Olhando o ser humano em sua totalidade podemos imaginá-lo em suas três dimensões: corpo, alma e espírito, que se entrelaçam formando o ser humano integral. A biografia humana é o palco onde estas dimensões tecem seus fios ano a ano, ao longo das idades de 7 em 7 anos, a cada setênio, um salto, uma laçada, uma mudança de vida.

Algumas idades são particularmente especiais, onde acontecem eventos de significados inspiradores para a trama se definir. Tem um ditado popular que diz que o homem precisa de 20 anos para aprender, mais 20 anos para lutar e mais 20 para tornar-se sábio. Podemos então, colocar as etapas da seguinte forma:


Nascemos com todas as informações e possibilidades da nossa tarefa de vida, trazemos conosco nossos talentos, expressos em todas as atividades que nos lembramos ter realizado, despertamos muita admiração e elogios das pessoas ao redor e também, lembramos destas atividades com muita gratidão e senso de pertencimento.

“Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam,

lá está a sua direção” (Aristóteles).

A cada 18 anos e meio, nossos talentos se definem ou dão pequenos indícios de vocação, também pode acontecer nos múltiplos de 9.

Pode ser uma atividade no brincar, estudar e trabalhar. Importante é pesquisar cada lembrança nos três primeiros setênios, algo feito sem ajuda, sem participação de outras pessoas, mas sim como uma pura e genuína manifestação exclusiva do EU em qualquer idade.

Talentos inatos e/ou herdados de nossos ancestrais? Qual a nossa linhagem?

Olhe para eles: o que nossos ancestrais faziam profissionalmente? Como eram os relacionamentos em casa, na vizinhança, com amigos e família? Como era a saúde na família? Qual a relação de dinheiro na família? De onde vinha o dinheiro? Estava a serviço do que ? Para que?

Olhe para você e se faça as mesmas perguntas, além dessas: quais destas características você possui? Como foi seu desenvolvimento? Que desafios de saúde você teve? Como lidou com eles?

Mapear sua árvore genealógica, pelo menos a partir dos avós, paternos e maternos, criar um Genograma pode ajudar e muito a enxergar as heranças genéticas, talentos herdados ou seriam inatos?

Um cliente meu relatou que gostava de desmontar todos os brinquedos, gostava de ver e remontar para saber que outras alternativas seriam possíveis, era o prazer de ver o que poderia surgir, reinventar o brinquedo. Este cliente hoje é um profissional de TI cria sistemas de rever e refazer processos mais ágeis para a empresa.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A aspiração à Transcendência no Yoga e a Psicologia Transpessoal

Segundo George Feuerstein (1998) o desejo, a aspiração por transcender a si mesmo e ir além da consciência comum, de encontrar um lugar interior que supere a própria dimensão da individualidade é algo tão antigo quanto a própria humanidade. Ao longo da nossa história em diversas civilizações, foram encontrados registros dessa aspiração humana nas pinturas rupestres, túmulos... leia mais

14 minutos

Modelo HERO - Organizações Saudáveis e Resilientes

A paralisação da atividade produzida pelo COVID-19 implica grandes mudanças na estrutura econômica global, e ao mesmo tempo derruba o ambiente social. Para sobreviver e prosperar nesse contexto de mudança permanente, com as crises sanitárias, econômicas e sociais, as organizações e os trabalhadores precisam ser motivados e "psicologicamente saudáveis". Para enfrentar esse ambiente... leia mais

13 minutos

Valores, para quê?

Desde que conheci a abordagem de Richard Barrett, reconhecido internacionalmente como um dos mais influentes pensadores nos temas de liderança e evolução dos valores humanos nos negócios e na sociedade, me vejo questionando o que são valores e como eles se manifestam a nossa volta. A princípio acreditei que eram somente palavras e ações, mas depois, com um olhar mais atento, compreendi... leia mais

13 minutos

Biográfico para Executivos - Desenvolvendo Indivíduos e Acelerando a Transformação Social

Influencie uma pessoa comum e você estará impactando um grupo de pessoas. Influencie um líder e estará impactando toda uma comunidade. Um executivo é como um atleta de elite que precisa estar muito mais equilibrado do que o público geral para suportar o alto grau de demanda ao qual é submetido. Assim, trabalhar com estes líderes de forma profunda e com foco no autoconhecimento os... leia mais

13 minutos

História de Vida e as Constelações Sistêmicas

Qual é a minha história? Qual é a sua história? Que narrativa criamos para falar quem somos? No que se baseia essa narrativa? O que de fato nos diz quem somos? Ilustrarei essa narrativa através da Visão das Constelações Sistêmicas. O que sua história, as Constelações têm a ver com coaching? Tem tudo a ver. A sua história é constituída das histórias da sua família, das... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium