revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #82 - Março 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Vocação e Carreira com Significado, na busca de um Propósito

Olhando o ser humano em sua totalidade podemos imaginá-lo em suas três dimensões: corpo, alma e espírito, que se entrelaçam formando o ser humano integral. A biografia humana é o palco onde estas dimensões tecem seus fios ano a ano, ao longo das idades de 7 em 7 anos, a cada setênio, um salto, uma laçada, uma mudança de vida.

Algumas idades são particularmente especiais, onde acontecem eventos de significados inspiradores para a trama se definir. Tem um ditado popular que diz que o homem precisa de 20 anos para aprender, mais 20 anos para lutar e mais 20 para tornar-se sábio. Podemos então, colocar as etapas da seguinte forma:


Nascemos com todas as informações e possibilidades da nossa tarefa de vida, trazemos conosco nossos talentos, expressos em todas as atividades que nos lembramos ter realizado, despertamos muita admiração e elogios das pessoas ao redor e também, lembramos destas atividades com muita gratidão e senso de pertencimento.

“Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam,

lá está a sua direção” (Aristóteles).

A cada 18 anos e meio, nossos talentos se definem ou dão pequenos indícios de vocação, também pode acontecer nos múltiplos de 9.

Pode ser uma atividade no brincar, estudar e trabalhar. Importante é pesquisar cada lembrança nos três primeiros setênios, algo feito sem ajuda, sem participação de outras pessoas, mas sim como uma pura e genuína manifestação exclusiva do EU em qualquer idade.

Talentos inatos e/ou herdados de nossos ancestrais? Qual a nossa linhagem?

Olhe para eles: o que nossos ancestrais faziam profissionalmente? Como eram os relacionamentos em casa, na vizinhança, com amigos e família? Como era a saúde na família? Qual a relação de dinheiro na família? De onde vinha o dinheiro? Estava a serviço do que ? Para que?

Olhe para você e se faça as mesmas perguntas, além dessas: quais destas características você possui? Como foi seu desenvolvimento? Que desafios de saúde você teve? Como lidou com eles?

Mapear sua árvore genealógica, pelo menos a partir dos avós, paternos e maternos, criar um Genograma pode ajudar e muito a enxergar as heranças genéticas, talentos herdados ou seriam inatos?

Um cliente meu relatou que gostava de desmontar todos os brinquedos, gostava de ver e remontar para saber que outras alternativas seriam possíveis, era o prazer de ver o que poderia surgir, reinventar o brinquedo. Este cliente hoje é um profissional de TI cria sistemas de rever e refazer processos mais ágeis para a empresa.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Novos olhos, Novas paisagens: Três Casos de Coaching de Carreira Baseados em Pontos Fortes

“A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos.” Marcel Proust Outro dia escutei uma colega coach dizendo: “adoro trabalhar com coaching voltado ao profissional, só me recuso a fazer coaching de carreira”, justificando com o quão cansativo e pouco impactante era.  Essa percepção dela me deixou pensando... leia mais

11 minutos

A História da Formação da Língua Portuguesa: Uma Língua, Várias Nações

“A nossa língua comum foi construída por laços antigos, tão antigos que por vezes lhes perdemos o rastro.”Mia Couto Todas as línguas acompanham a história dos povos com a qual entram em contacto. Não poderia ser diferente com a língua portuguesa que começou em terras lusitanas e expandiu-se para outras regiões do mundo, sem antes ter passado ela mesma, e, anteriormente, uma... leia mais

13 minutos

ICF Portugal Uma Associação Profissional Inclusiva, Relevante e Ativa

A ICF Portugal é o capítulo português da ICF – International Coaching Federation, a maior organização de coaches profissionais do mundo. A afirmação de que a ICF é a maior organização de coaches profissionais do mundo assenta em dois vetores: a quantidade de pessoas envolvidas e a afirmação do Coaching como profissão. Mais de 40 mil membros, organizados em mais de 140... leia mais

15 minutos

Segurança Psicológica para Coaches

Como criamos segurança psicológica em equipes que trabalham virtualmente?  Essa pergunta brota no meu trabalho e tem sido a pergunta de muitos dos meus clientes de coaching - equipes, líderes e organizações.  Como ajudar as pessoas em equipes distribuídas a estarem presentes e se envolverem no meio do COVID-19, com todos os problemas presentes: trabalhar em casa, instabilidade... leia mais

13 minutos

A aspiração à Transcendência no Yoga e a Psicologia Transpessoal

Segundo George Feuerstein (1998) o desejo, a aspiração por transcender a si mesmo e ir além da consciência comum, de encontrar um lugar interior que supere a própria dimensão da individualidade é algo tão antigo quanto a própria humanidade. Ao longo da nossa história em diversas civilizações, foram encontrados registros dessa aspiração humana nas pinturas rupestres, túmulos... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium