Qual é a minha história? Qual é a sua história? Que narrativa criamos para falar quem somos? No que se baseia essa narrativa? O que de fato nos diz quem somos?
Ilustrarei essa narrativa através da Visão das Constelações Sistêmicas.
O que sua história, as Constelações têm a ver com coaching?
Tem tudo a ver. A sua história é constituída das histórias da sua família, das que você ouviu, das histórias que você se recontou, das suas experiências pessoais (com base nessas histórias ou não) que permitiu você chegar até o dia de hoje com todas fortalezas e fraquezas. O que a Constelação nos traz é a possibilidade de ressignificar o que nos bloqueia inconsciente de viver plenamente. Não é mágica, apenas uma nova perspectiva em relação a todas a essas histórias.
Para sabermos quem somos, primeiro precisamos saber de quem e de onde viemos. Ou seja, conhecer sua história é fundamental.
Saber quem são seus pais e de onde eles vieram, assim como avós e ancestrais te traz um pouco das histórias que eles viveram e como viveram e provavelmente que escolhas fizeram e tudo isso diz um pouco de quem és.
Todos possuem um pai e uma mãe biológicos. Eles te deram a vida e isso é muito – Bert Hellinger
Pode ser que você seja filho (a) de pais separados ou não, ou sem a presença do pai ou da mãe, ou que tenha sido criado por alguém, ou até mesmo ser filho (a) adotivo. Tudo são circunstâncias da vida. Tudo está a serviço da vida.
Em cada um desses casos você recebeu amor, soube a seu modo sobreviver e de ter chegado até onde chegou.
Toda a sua história te trouxe até o hoje. Te faz ser quem você é. Você só fez o que sabia – para sobreviver. Para que pudesse gerenciar as inquietudes da alma. Tudo isso por medida de segurança e para poder seguir em frente. E está tudo certo.