Influencie uma pessoa comum e você estará impactando um grupo de pessoas. Influencie um líder e estará impactando toda uma comunidade.
Um executivo é como um atleta de elite que precisa estar muito mais equilibrado do que o público geral para suportar o alto grau de demanda ao qual é submetido. Assim, trabalhar com estes líderes de forma profunda e com foco no autoconhecimento os possibilita grandes transformações, assim como para toda a organização que está sob seu comando.
Neste artigo, vamos tratar sobre uma ferramenta de autodesenvolvimento para esse público baseada no trabalho biográfico, ou seja, nas fases da vida. A metodologia Biográfico para Executivos é oriunda do Aconselhamento Biográfico, fundamentado na Antroposofia e nos conhecimentos de seu fundador, Rudolf Steiner. O trabalho com a biografia permite de maneira sensível e profunda olhar para a sua vida de um local diferente de consciência e entendimento, e realizar as transformações desejadas e necessárias.
O impulso para esta abordagem de desenvolvimento humano tem suas raízes nos anos 1970, com inspiração no trabalho do Dr. Bernard Livegoed, médico psiquiatra holandês que organizou o conhecimento sobre as fases da vida, e na metodologia desenvolvida no Brasil pela médica antroposófica Gudrun Burkhard para o trabalho terapêutico em grupo e individual.
Porém, antes de explorarmos o método, cabe-nos duas contextualizações e reflexões que nos permitirão entrar nos desafios dos líderes e executivos dos dias atuais.
A Modernidade Líquida
Muitas das questões e desafios internos que as pessoas enfrentam hoje em dia estão surgindo de uma situação mundial cada vez mais complexa. A atualidade é conceituada por Zygmunt Bauman como “modernidade líquida”, pela incapacidade de manter a forma.
As relações, instituições, estilos de vida, crenças e convicções mudam antes que tenham tempo de se solidificar. As estruturas externas da vida, como família, trabalho, religião e organizações não podem mais ser consideradas.