Todos nós, seres humanos aqui no planeta Terra, temos uma Biografia pessoal e única. O desenvolvimento humano segue suas próprias leis e conhecê-las pode acrescentar uma compreensão e significado de muita valia para o fluxo e ocorrências da nossa vida.
O conhecimento dos setênios como arquétipo do desenvolvimento humano remonta aos gregos, mas Dr. Bernard Lievegoed e Dra Gudrun Burckart pesquisaram e atualizaram esse conhecimento para nossa época, com base na visão Antroposófica do desenvolvimento do ser humano.
No trabalho de Aconselhamento Biográfico reconstituímos a nossa própria história de vida através dos eventos externos que vivenciamos e das vivências internas ligadas a eles e, desta forma construímos um panorama.
Esta objetivação dos eventos em si já traz uma força sanadora pois ao nos distanciarmos podemos olhar de um ponto de vista mais amplo e estratégico esta vida na qual somos os protagonistas.
Em cada um dos setênios desenvolvemos qualidades e competências e liberamos forças que ao longo da vida vão se tornando consciência. Do nascimento aos 7 anos de idade terminamos a formação de nossos órgãos físicos e desenvolvemos a força da fantasia; dos 7 aos 14 anos, a vida imaginativa e a conexão com o mundo externo, dos 14 aos 21 anos de idade vivenciamos a puberdade e adolescência e identificamos os ideais que queremos realizar no mundo.