Boas Vindas a esta edição tão especial de Coaching e Biografia Humana!
O processo biográfico é sem dúvida um exercício de autoconhecimento que permite um passeio, um revisitar a sua história de vida, olhando o passado com a sabedoria e a maturidade do presente.
Vamos usar a metáfora de olhar a floresta do alto, como se você estivesse enxergando tudo e todos os seus componentes como se fosse uma foto ou uma imagem, um olhar sob uma perspectiva do todo e, assim, escolher a melhor parte para aterrissar e olhar a árvore do solo até a copa, olhar a árvore em todos os seus ângulos, perspectivas e detalhes, ter um olhar fenomenológico, percebê-la em cada detalhe, sob diferentes pontos de observação, todas as vicissitudes da árvore e perceber seu impacto na floresta.
Se trouxermos esta analogia da árvore e da floresta para a nossa biografia, podemos olhar eventos não percebidos antes ou cristalizados em outras concepções que tivemos quando os vivenciamos, talvez com menos maturidade ou sob o impacto de outras emoções ou informações de autoconhecimento.
Observar do grande para o pequeno, do pequeno para o grande, sob várias perspectivas de maturidade e possibilidades, é possível rever significados de um acontecimento. Não podemos mudá-lo, mas podemos percebê-lo sob outros pontos não vistos antes, olhar o passado com a maturidade do presente, fazer o adulto adotar e embalar a criança que ele foi sob a perspectiva do adulto que ele é.