Caros leitores,
Nesta edição trazemos um tema que também pelo qual também tenho grande admiração: Biografia. Já dizia o poeta que somos feitos de histórias, mas normalmente não temos a ideia do quanto. Cada da que vivemos é uma página desta história. Cada fato que nos acontece é um misto de nossas escolhas cruzando com o rio da vida.
Cada fato marcante deixa marcas com os mais diversos sabores. Quando fazemos um processo biográfico revisitamos nossa história com os olhos do adulto de hoje e conseguimos atribuir novos significados, diferentes dos que a criança ou o jovem que fomos compreenderam.
Biografia está profundamente ligada com autoconhecimento, autodescoberta. Olhar para si com olhos curiosos, compreendendo-se como um contínuo de eventos nos ajuda a compreender nossos padrões, como nossos valores se formaram, a consistência de nossas escolhas, a forma como reagimos aos eventos, etc.
Olhando a linha da minha história, vi que ela se cruza de forma muito interessante com a da Dra. Gudrun Burkhard, Médica Antroposófica, autora do método biográfico no Brasil. Quando eu tinha cinco ou seis anos fiquei de cama com uma febre altíssima e os médicos não conseguiam descobrir a causa. Foi a Dra. Gudrun, por intermédio de minha tia Lúcia, sua amiga, que descobriu o que acontecia e me curou. Na época os métodos da Medicina Antroposofia pareciam estranhos, mas meus pais confiaram. E cá estou eu, vivo, e com esta lembrança cheia de gratidão.
Minha gratidão também a Maria Angélica Carneiro, apaixonada pelo tema, que reuniu um grande time para contar para você neste dossiê, o que é e como funciona a Biografia, fazendo também uma ponte com o Coaching.
Espero que todos tenham uma excelente leitura.
Luciano Lannes
Editor
Artigo publicado em 03/03/2020