Eu tinha uma experiência profissional mais voltada ao desenvolvimento de times e organizações, quando fui fazer uma formação com um biólogo chileno chamando Humberto Maturana. Quando concluí essa formação, tomei uma decisão de colocar o meu propósito também à serviço dos indivíduos. No entanto, sentia falta de estrutura, tanto para dar suporte a minha decisão por fazer coaching, quanto também estrutura para dar conta dos contextos complexos e em constante transformação do mundo contemporâneo.
Foi nesse contexto que apareceu a oportunidade de fazer a formação em coaching com uma organização canadense que construiu sua metodologia baseada na Teoria Integral. Eu já conhecia a Teoria Integral há alguns anos e me encantava com a forma como ela consegue abraçar temas complexos. Foi essa formação que integrou os diversos mundos pelo qual eu transitava oferecendo as bases para eu construir a minha abordagem como coach.
O método do Integral Coaching® está baseado na lógica do desenvolvimento vertical descrita por teóricos como Kegan (Kegan & Lahey, 2017), Cook-Greuter (Cook-Greuter, 2004) e o próprio Wilber (Wilber, 2005). Além disso, o método também usa as lentes da teoria integral (Quadrantes, Níveis, Linhas, Tipos e Estados) como as lentes que ajudam o coach a olhar para o seu cliente e desenhar o processo que irão percorrer.