revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #81 - Fevereiro 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Teoria Integral: Uma Metateoria para a Vida

Há um roteiro clássico que a maioria de nós, profissionais do desenvolvimento de pessoas, estamos bem familiarizados: uma crise importante se instala na vida de uma pessoa (pode ser uma demissão, uma crise de stress, uma desilusão afetiva, uma inquietação interna, uma doença) em que a antiga visão de mundo é estilhaçada, engatilhando uma jornada iniciática. Essa pessoa torna-se um "buscador" atrás de respostas internas e externas que a ajudem a entender essa nova realidade até então desconhecida. É uma época dominada pela curiosidade em que muitos livros são lidos, cursos, retiros e sabáticos são realizados, terapias e coachings são feitos. É um período muito rico, mas difícil: algumas coisas vão perdendo o sentido enquanto outras vão ganhando, é sobretudo um tempo de desapego e incertezas.

Na minha vida aconteceu ao final do período universitário, época em que eu deveria estar focado em minha carreira, mas minha atenção foi em outro sentido, para dentro (filosofia, sabedoria oriental e espiritualidade) e para a o mundo (visão sistêmica, complexidade, ecologia).

Aquilo tudo era empolgante, mas havia muita confusão, era difícil encontrar uma coerência que unificasse a minha visão de mundo. Ela havia se tornado uma colcha de retalhos, e por isso, um tanto disfuncional.

E então conheci a Teoria Integral.

O nome de Ken Wilber já estava no meu radar há tempos, mas somente quando lançou "Uma Teoria de Tudo" (Cultrix Pensamento, 2003) que eu comecei a estudar suas ideias.

A Teoria Integral veio para organizar a mobília nos cômodos da minha mente. Ela colocou aquela bagunça num todo integrado e coerente (mas nem por isso menos complexo ou diverso). Cada conceito foi para o espaço certo, onde poderia funcionar no melhor da sua capacidade e papel. Com ela comecei a ressignificar sentidos, dissipar contradições, rever antigos preconceitos com algumas ideias que eram vistos por ângulos equivocados.

Sendo ela uma metateoria (uma teoria sobre teorias...), permitiu que eu desenvolvesse recursos para lidar com os mais diversos aspectos da minha vida: mundo interior, relacionamentos, criatividade, cidadania, trabalho, paternidade, etc.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Os Múltiplos Rostos da Escassez: o Medo que se Disfarça de Realidade

Pois aqui iniciamos a nossa jornada de descobrimentos e queremos compartilhá-la com você, caro leitor. Como compartilhei no capítulo anterior, quando iniciamos este caminho, havíamos pensado em explorar este binômio escassez-abundância, para vermos o que seria revelado, tanto na pesquisa bibliográfica, quanto nas entrevistas. O primeiro achado, bem contundente, é de que o senso comum... leia mais

16 minutos

Vai lá e faz... mobiliza, envolve, divide e compartilha

“Arriscar causa ansiedade, mas deixar de arriscar é como perder um pouco de si mesmo.” - Kierkegaard Dizer que não tenho medo, seria uma grande piada, estou dentre as pessoas mais cautelosas que já vi na vida, mas sempre parti de modo muito entusiasta para tudo que me propus. Acredito que esta seja uma boa palavra para representar o pulsar das minhas atitudes na vida!... leia mais

6 minutos

O Sentir de um Novo Ciclo

Fecho os olhos e posso visualizar tudo aquilo que o meu coração deseja. Sinto no meu peito a clara intenção do meu próximo passo. Presente, sinto todo o vazio. Sinto que tudo é vazio. Em mim percebo a amplitude das possibilidades. O potencial criativo ilimitado da consciência. É possível sentir que um novo ciclo já começou ou deveria começar? Como sabemos... leia mais

13 minutos

A Descoberta da Liberdade  

Desde tempos imemoriais, os seres vivos deste planeta estão aprisionados no campo do Sansara, a eterna roda de renascimentos caracterizada por estados e situações de dificuldades e sofrimentos. Mesmo quando construímos condições prazerosas e situações favoráveis, essas são impermanentes e suas perdas ou finalizações inevitavelmente geram novos sofrimentos. Assim, a vida corre de forma... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium