Esforço, tempo e paciência sumiram da pauta do dia a dia da vida moderna, que estimula e incentiva cada vez mais a buscarmos conforto, rapidez e a obtermos prontidão em tudo o que fazemos. Tenho visto com frequência anúncios que prometem resultados fascinantes, mas capacidades e habilidades não podem ser compradas sem o esforço e o querer de quem se habilita, principalmente quando estamos nos referindo a coisas que requerem experiência, sabedoria, e um tempo de maturação para o desenvolvimento de aptidões que vão na contramão do consumismo e do oportunismo. Aprender sobre Coaching pode parecer fácil, especialmente na era do mundo Google, mas ser coach é muito diferente. Embora esse tipo de intervenção seja muito apropriado para a vida atual, e cada vez mais considerado no meio empresarial e organizacional, ser coach não é algo que pode ser adquirido na prateleira de uma livraria; não dá para nos tornamos coaches da noite para o dia, o que significa que o tempo, além da vontade e vocação, é fundamental para a formação de um bom coach.
É de suma importância lembrar que estamos lidando com seres humanos que buscam transformações em suas vidas, e que esse deve ser o ponto de partida e também o grande alvo do nosso trabalho, uma vez que ética e responsabilidade e, sobretudo, respeito com o outro, devem pautar a nossa atuação; daí o porquê de devermos considerar uma série de competências que requerem um investimento de energia, tempo, dedicação e principalmente disponibilidade para o auto-desenvolvimento – essas sim, condições sine qua non para uma sólida formação.
Para estarmos à altura de ouvir o outro criteriosamente, e podermos acompanhá-lo em sua jornada de transformação, assegurando que ele percorra o seu próprio caminho de crescimento, precisamos de experiência; no mínimo ter passado por caminhos semelhantes que propiciaram uma bagagem de autoconhecimento, o que também não se encontra facilmente em qualquer curso de final de semana ou em apostilas. Trata-se de alcançar uma maturidade que é fruto de uma vivência rotineira, na qual o coach amplia a sua percepção para colocar-se a serviço de seu cliente, em sua totalidade, contando com um amplo repertório que o respalde da maneira mais conscienciosa possível. Apesar do processo de Coaching acontecer num período determinado e ter um foco preciso no que diz respeito aos seus objetivos, é necessário construir uma relação de confiança, pois somente dessa forma o cliente se sentirá seguro para entregar-se às suas questões e, ao lado do coach, encontrar as mudanças que necessita e anseia.