revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #79 - Dezembro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 79

Caros leitores,

Ahhh o Universo Sistêmico. Quem diria que iria chegar no mundo organizacional. Se chegou é sinal que foi validado por resultados. O mundo organizacional não é fã de aventuras ou ligado em excentricidades, ou teorias ou metodologias que não se possa pegar, apalpar, cheirar e obter dados para colocar na planilha.

Convidei Claudia Miranda Gonçalves para a coordenação deste dossiê pois a conheço há um bom tempo, até este dossiê já havia escrito 14 artigos para a revista com muita competência, e para fechar meus motivos, participei de uma condução de Constelação Organizacional conduzida por ela, que foi uma experiência sensacional.

Eu já conhecia o mundo das Constelações há muitos anos, tendo feito algumas para trabalhar questões pessoais que trouxeram uma luz que não poderia vir de nenhum outro lugar.

O ser humano está começando a criar explicações para o fenômeno que ocorre com os campos de energia em uma Constelação, mas longe de levar os dados para o Excel.

Acho que já era hora de trazermos mais uma metodologia poderosa, para apreciação e degustação dos coaches. Como disse Claudia em seu texto de apresentação do dossiê, tentar explicar o que acontece em um processo destes, é como um garçom descrever o incrível sabor de um prato que você nunca provou: meio que impossível.

Assim, a finalidade deste dossiê é despertar em você, que nunca viu, sentiu e provou, a vontade de vivenciar uma constelação.

Existem três níveis para esta experiência: assistir, participar como personagem, ou ser constelado. Vou procurar facilitar a explicação para os leigos no assunto: assistir é maluco, participar é incrível e ser constelado é mágico. Deu para entender?

É isso ai. Desejo de coração que você deixe o “cabeção” quieto enquanto lê os textos. Ele não vai ficar, mas reserve seus julgamentos. Que eles sejam um bom motivo para logo experimentar.

Tenha uma excelente leitura.

Luciano Lannes

Editor

Artigo publicado em 02/12/2019
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 80

Caros leitores, Esta edição de janeiro traz uma pequena mostra do que foi o “CONVERGE 2019”, evento promovido pela ICF e desta vez realizado em Praga entre 23 e 26 de outubro de 2019. Uma delegação brasileira composta por 17 membros da ICF Brasil esteve presente ao evento, sendo que Ana Pliopas, que muito já contribuiu em nossas páginas, apresentou um trabalho no evento. ... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 78

Caros leitores, Conflitos, ahhh os conflitos. São tantos, de tantas cores, nuances, tamanhos e intensidades. Como despertam emoções, como por vezes nos tiram do eixo, turvam a visão, a racionalidade, bloqueiam a audição, intensificam posições, cristalizam crenças. Aprender a lidar com eles é a disciplina de uma vida. Pelo menos para mim foi e é assim. Comecei neste caminho há... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 77

Caros leitores, LIBERTADOR....... esta foi minha sensação pessoal ao conhecer o Slow Marketing. Trabalhando com consultoria há 20 anos e com a Revista Coaching Brasil há 6 anos, conheço muito bem os desafios de trabalhar a exposição de um produto ou serviço, e os conflitos éticos que nos assolam quando somos instados a implantar as fórmulas mágicas do Marketing Digital, que... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 76

Caros leitores, A cada edição avançamos em descobrir pessoas, metodologias e abordagens encantadoras, instigantes, simples e muito funcionais para complementar nossa atuação como coaches ou mentores. É sempre bom lembrar, que não cabe a nenhuma das metodologias aqui apresentadas, o simples uso utilitarista como técnica ou ferramenta, mas cada uma delas passa por um “ecoar na... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 75

Caros leitores, esta segunda edição falando sobre as Dinâmicas Humanas fecha com chave de ouro a proposta de trazer os conceitos, expandir a visão, ilustrar com práticas e experiências e, principalmente, mostrar uma outra forma de ampliar a compreensão sobre o “como” somos diferentes, através de uma metodologia, que, embora proponha uma tipologia, não encarcera, não limita, ao... leia mais

3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium