revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #79 - Dezembro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 79

Caros leitores,

Ahhh o Universo Sistêmico. Quem diria que iria chegar no mundo organizacional. Se chegou é sinal que foi validado por resultados. O mundo organizacional não é fã de aventuras ou ligado em excentricidades, ou teorias ou metodologias que não se possa pegar, apalpar, cheirar e obter dados para colocar na planilha.

Convidei Claudia Miranda Gonçalves para a coordenação deste dossiê pois a conheço há um bom tempo, até este dossiê já havia escrito 14 artigos para a revista com muita competência, e para fechar meus motivos, participei de uma condução de Constelação Organizacional conduzida por ela, que foi uma experiência sensacional.

Eu já conhecia o mundo das Constelações há muitos anos, tendo feito algumas para trabalhar questões pessoais que trouxeram uma luz que não poderia vir de nenhum outro lugar.

O ser humano está começando a criar explicações para o fenômeno que ocorre com os campos de energia em uma Constelação, mas longe de levar os dados para o Excel.

Acho que já era hora de trazermos mais uma metodologia poderosa, para apreciação e degustação dos coaches. Como disse Claudia em seu texto de apresentação do dossiê, tentar explicar o que acontece em um processo destes, é como um garçom descrever o incrível sabor de um prato que você nunca provou: meio que impossível.

Assim, a finalidade deste dossiê é despertar em você, que nunca viu, sentiu e provou, a vontade de vivenciar uma constelação.

Existem três níveis para esta experiência: assistir, participar como personagem, ou ser constelado. Vou procurar facilitar a explicação para os leigos no assunto: assistir é maluco, participar é incrível e ser constelado é mágico. Deu para entender?

É isso ai. Desejo de coração que você deixe o “cabeção” quieto enquanto lê os textos. Ele não vai ficar, mas reserve seus julgamentos. Que eles sejam um bom motivo para logo experimentar.

Tenha uma excelente leitura.

Luciano Lannes

Editor

Artigo publicado em 02/12/2019
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 131 - Assédio

Olá, nessa edição trazemos um tema muito importante e, longe de ser novo, tem ganhado espaço na mídia e nas postagens do Linkedin. Trata-se do Assédio na organização. Assédio, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) configura-se assédio moral o “processo contínuo e reiterado de condutas abusivas que, independentemente de intencionalidade, atentem contra a integridade,... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 130 - Sobre o Essencial

Olá, como você que nos acompanha já deve ter percebido, nossos dossiês vão aprofundando questões importantes sobre Ser Humano, e nossa temporária jornada nesse planeta. Estamos a três meses falando sobre o “Essencial”, sob diferentes abordagens. Ficou claro como consideramos isso importante? À medida que o tempo vai passando e vamos envelhecendo, é recomendável... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 129 - Essencial - parte 2

Olá, nessa parte 2 falando sobre leituras essenciais para quem se dedica a pesquisa e descoberta do mundo maravilhoso do desenvolvimento humano, fiz a seleção por temas de edições. Confesso que revisitar cada edição foi uma viagem no tempo, lembrando como cada edição foi concebida, quem e porque foi convidado a escrever, como as conversas se desenrolaram, a primeira leitura... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 128

Olá, Esse início de ano resolvi inovar. Sim, fazer diferente, ouvir as emoções, os acontecimentos, o entorno e o mercado. 2023 foi um ano muito desafiador para a revista, com as mudanças políticas, crises internacionais e muitas empresas fazendo cortes, reestruturações, e buscando novas fórmulas para o “fazer mais com menos”. Em novembro tivemos nossas contas do Instagram... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 127 - Confiança

Olá, Nessa edição trazemos a reflexão sobre a importância de um valor tão essencial para a vida humana: Confiança. Se pensarmos em família, relacionamentos amorosos e amizades, fica claro que a confiança é um valor que precisa estar presente para que estas relações, de fato existam. Muitas vezes, famílias relações amorosas e amizades são destruídas porque a confiança foi... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium