Um conflito pode ser gerenciado? De que forma? Quais as causas dos conflitos organizacionais? Qual o papel da área de Recursos Humanos na resolução dos conflitos? Para responder a essas e outras questões relacionadas ao tema conflitos nas organizações, a ABRH-SP vem promovendo, desde 2016, uma pesquisa junto aos seus associados e com divulgação ampla e aberta a todo o mercado organizacional.
Ao perceber que no Brasil existiam poucos estudos ou pesquisas sobre essas questões e reconhecendo a relevância do tema surgiu a iniciativa em formar um grupo de estudos para desenvolver e compartilhar esse conhecimento. Desde então foram realizadas cinco edições anuais do grupo de estudos e três edições da pesquisa, com o objetivo inclusive de criar uma base histórica de acompanhamento da sua evolução e desdobramentos. A pesquisa é realizada pelos integrantes do Grupo de Estudos sobre o Papel do RH na Prevenção, Gestão e Resolução de Conflitos.
Na edição de 2019 responderam à pesquisa 247 profissionais vinculados a organizações, sendo aproximadamente 70% executivos e gestores e 30% analistas, especialistas ou consultores internos. Do total de respostas 80% são integrantes de RH o que nos indica uma grande participação da área. Quanto às organizações, tivemos uma distribuição equilibrada por tamanho de empresas e uma participação maior de empresas nacionais (68%), aproximadamente 27% de empresas multinacionais e 5% em organizações de caráter filantrópico, públicas e startups. Consideramos que esse dado que demonstra representatividade do mercado nacional na distribuição das respostas.