revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #78 - Novembro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Mudanças nas Empresas, seus conflitos e estratégias para superar

Trabalhei por muitos anos com projetos de tecnologia da informação e consequentemente com suas mudanças. Neste período presenciei os microcomputadores fazerem parte da vida organizacional, a substituição de memorandos em papel por emails, downsing, rightsizing, centralização de atividades, descentralização de atividades, reengenharia de processos, fusões e aquisições, redução de níveis da estrutura hierárquica, a entrada da Internet, , comércio eletrônico. Enfim, muita coisa!

Não vai parar por aqui, estão chegando a inteligência das coisas, a inteligência artificial, os sistemas neurais, robotização, muitas atividades simples e rotineiras serão substituídas pelo avanço da tecnologia. Existe uma expressão em inglês denominada VUCA, vulnerável, incerto (uncertain), complexo e ambíguo, assim é a realidade onde as empresas estão inseridas, precisando responder às necessidades dos clientes ou consumidores e aos desafios do ambiente econômico-social.

Pode-se dizer que é muito pouco provável que as organizações realizem seus objetivos de negócio sem gerar mudanças comportamentais ou culturais, ou seja, alteração na forma das pessoas atuarem. Neste ambiente turbulento acontecem tensões, discórdias e conflitos, em diversas escalas de interação e consequências.

Ichak Adizes diz que para gerenciar uma organização é necessário decidir e implementar, e para obter um critério de qualidade durante o processo decisório é preciso uma equipe com perfis complementares e com interesses comuns na decisão. Ele afirma que os conflitos são intrínsecos ao próprio âmbito gerencial, sendo necessários e indispensáveis, segundo ele “só não há conflito quando não se tomam novas decisões, ou quando não é preciso implementá-las... o que só ocorre na morte”.

Celine Villax e Vittal S. Anantatmula reforçam que os conflitos são parte integrante dos projetos, pois geralmente estão associados à complexidade, às incógnitas, às mudanças nos requisitos, membros da equipe vindos de diferentes disciplinas, localizados em diferentes regiões geográficas, prazos e orçamentos agressivos. Devem ser gerenciados de forma construtiva, para que as equipes possam se desenvolver e progredir ao longo da vida útil de um projeto. Na verdade, baixos níveis de conflito às vezes podem até ser prejudiciais ao sucesso do projeto. As equipes de projeto que não são estimuladas por debates, discussões e diferenças saudáveis rapidamente caem em inércia, o que pode levar ao fracasso do projeto.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Pare de Brigar com a Mudança, Abrace o Novo e Seja Feliz

Sabe aquele frio na barriga que dá quando a gente está prestes a começar algo novo? Pode ser mudar de emprego, começar um projeto, mudar de cidade ou até iniciar um relacionamento. Aquele misto de empolgação e pavor que faz a gente questionar se está fazendo a coisa certa ou se está prestes a dar um passo gigantesco rumo ao abismo. Pois é, o medo do novo é real e, cá entre nós, todo... leia mais

11 minutos

Ano Novo, Você Novo: Como Abrir Espaço para o Potencial Verdadeiro?

Sinto que cada virada de ano é como um portal imaginário misterioso que se abre diante de nós — um convite silencioso para reimaginar nossa existência. É mais do que uma simples mudança de data; é um chamado profundo da alma para nos reconectarmos com nossa essência mais autêntica. A passagem de ano conjura um encantamento convidando a esperança a renascer.  Você também... leia mais

8 minutos

Ações Afirmativas – a engenharia de mover o ponteiro demográfico da diversidade

Para uma ampla compreensão do conceito de ações afirmativas, seus papéis e mecanismos, é necessário considerar a agenda de DEI – Diversidade, Equidade e Inclusão – como estratégia de negócios, transbordando critérios de responsabilidade social, bem como mirar em um horizonte em que pessoas são o diferencial competitivo, dado o contexto da exponencial progressão da inteligência... leia mais

10 minutos

Além dos Números: Como a Mentalidade de Dados Humanizada Fortalece a DEI

Introdução Em Diversidade, Equidade e Inclusão, os dados são ferramentas poderosas, mas, sozinhos, nem sempre revelam o que precisamos entender. Quando focamos apenas nos números, corremos o risco de perder nuances importantes sobre a realidade das pessoas. Aliar indicadores qualitativos aos quantitativos nos permite não só identificar padrões, mas compreender histórias, motivações e... leia mais

11 minutos

Não adianta resistir à IA, mas deslumbrar-se com ela é um erro

Desde que o ChatGPT apresentou para o mundo as maravilhas da inteligência artificial, há quase dois anos, observo uma divisão entre profissionais, até mesmo em uma mesma empresa: os que resistem categoricamente à inteligência artificial e os que a abraçam de maneira irrefletida. Os primeiros temem que robôs e plataformas impulsionados por essa tecnologia roubem seus trabalhos. O segundo... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium