revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #78 - Novembro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Custo dos conflitos no ambiente organizacional e o “Conflict Coaching” como abordagem de resolução!

“AS EMPRESAS QUEREM SOMAR...E NÃO PERCEBEM A SOMA DA DISCÓRDIA...”

As pressões no ambiente de trabalho aumentam cada vez mais apesar de todas as inovações. Fato identificado em conversas com alunos em escolas de negócios e clientes em desenvolvimento pessoal. O discurso comum revela um desejo de paz e alívio, e na prática, o que se vê é sofrimento, falta de confiança, medo e harmonia superficial. Conflitos ocorrem nas empresas, e geralmente, são ocultados. Os funcionários, justamente por causa da confiança fragilizada, temem sofrer retaliações e, com isso, perder o emprego. E quando aparecem, é comum perceber o despreparo desses para lidar com situações conflituosas, porque o foco fica no problema e não nas possíveis soluções. Outra dificuldade é a falta de habilidade em diálogo estratégico e humano em todas as direções.

Conflito refere-se a situações interpessoais que nos causam transtornos e inflamações dentro de nossas cabeças e corações. A outra pessoa pode ou não estar ciente do que está acontecendo conosco, e tampouco as razões, já que o conflito é vivenciado principalmente internamente. Todos sabem que conflitos são normais acontecerem e até necessários. O desafio é o como lidamos com eles. O que se vê é falta de habilidades, desde a base até a ponta da pirâmide, para restabelecer a confiança, avaliar o problema de uma forma imparcial e estar aberto a subjetividades, porque quando se fala em conflitos estamos falando de impactos negativos às nossas necessidades sociais e emocionais. A palavra conflito é evitada ou, muitas vezes, negada. É como se fosse doença incurável que todos evitam falar o nome enquanto se agrava até a morte.

Com a mudança comportamental nas gerações mais jovens, é necessário que os gestores negociem com as suas equipes e ajudem as pessoas a negociarem entre si. Mas, para isso é preciso confiança. E, geralmente, o gestor é o primeiro, e muitas vezes inconscientemente, a quebrar a confiança.

Quando se fala em diálogo, não se trata de uma simples conversa. Trata-se de uma conversa com técnica e apreciação. As pessoas em disputa focam a autoproteção. Não conseguem se abrir para a escuta do outro. Sentem a ameaça.....

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O Retrocesso da Diversidade, Equidade e Inclusão em 2024: os desafios desta pauta nas Organizações

Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) vêm enfrentando retrocessos significativos em várias empresas globais e americanas em 2024, tanto em programas internos quanto em oportunidades de carreira. Mudanças no cenário econômico e pressões culturais e políticas têm feito empresas reavaliarem suas iniciativas DEI, resultando em cortes e reduções em várias corporações. Recentemente,... leia mais

14 minutos

Inteligências Humanas Artificiais

Quando fui convidado a escrever este artigo, me vi refletindo sobre como a Inteligência Artificial entrou em nossas vidas com a mesma rapidez que os primeiros celulares inteligentes com tela touchscreen. O que antes falávamos em termos de computação inteligente, computadores quânticos e demais temas muito desconexos do cotidiano comum, hoje temos jovens e adultos usando diferentes IAs... leia mais

12 minutos

A Tecnologia nos Torna mais Humanos?

Considerando que tecnologia é um conjunto de técnicas, processos, métodos e conhecimentos aplicados à resolução de problemas, podemos afirmar que a tecnologia faz parte da vida dos seres humanos desde sempre. Uma das primeiras inovações tecnológicas notáveis foi a roda. E, ao longo da nossa história, temos inúmeros exemplos de tecnologias que mudaram o jeito de vivermos e de nos... leia mais

18 minutos

Inteligência Artificial em Coaching e Recursos Humanos

Desde o lançamento do ChatGPT em 2022, o tema inteligência artificial (IA) está rapidamente ganhando relevância e impactando diversas indústrias, inclusive a do desenvolvimento humano. O Fórum Econômico Mundial lista letramento tecnológico, IA e Big Data como parte das 10 principais habilidades dos profissionais do futuro. Neste artigo, abordarei 2 palestras realizadas na ICW 2024, com... leia mais

14 minutos

Para além do SER e do FAZER existe um campo, eu me encontrarei com você lá

Em março de 2023, após uma curtida de post no Instagram, recebi o contato de um amigo querido por quem nutro grande respeito. O contato vinha acompanhado de um convite para participar da iniciativa que estava sendo cocriada e energizada por ele e um grupo de pessoas. Essa iniciativa é um dos 38 HUB's atualmente existentes no Brasil. Esse foi o caminho que me levou para o movimento dos IDG's... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium