Em tempos de transi o faz-se urgente rever os modelos de rela o com o mundo com as pessoas e consigo mesmo Por isso preciso reconsiderar um formato linear de pensamento e privilegiar abordagens mais sist micas e abrangentes para lidar com situa es rotineiras o que tamb m se aplica gest o de conflitos nas organiza es Al m de constitu rem parte inerente experi ncia humana os conflitos s o fator fundamental ao crescimento sem os quais restaria com sorte a estagna o A transforma o dos conflitos em oportunidades demanda uma condu o positiva com coragem intelig ncia vontade e proatividade Por outro lado o enfrentamento negativo competitivo e predat rio pode levar ao escalonamento dos conflitos chegando ao extremo da viol ncia com tend ncia a causar preju zos irrevers veis s rela es interpessoais e s organiza es Os colaboradores precisam ser capacitados e orientados para n o permitir tamb m que as desaven as nas rela es atinjam um patamar de acomoda o e omiss o que suprima a renova o da sua realidade Nesse sentido essencial que as organiza es se recusem a instalar o medo do conflito investindo corajosamente em uma transcend ncia positiva que sirva de ponte para os objetivos das pessoas e da pr pria organiza o Este aspecto transformador destacado por Willian Ury cofundador do Programa de Negocia o de Harvard sobre aqueles que lideram entre conflitos a lideran a requer um novo conjunto de habilidades conviver com as diferen as ouvir ponto de vista opostos promover o di logo construtivo e buscar pacientemente o consenso entre v rias partes divergentes Estas s o atribui es bastante complexas E a lideran a entre conflitos exatamente o que o mundo precisa agora Frequentemente observa-se que situa es de conflito s o percebidas pelas empresas como um desvio ou patologia de modo que a demanda recorrente envolve extirp -lo Este pedido nos feito frequentemente Acabar com os conflitos Ora sabemos que os conflitos s o parte intr nseca da vida Que eles s o na verdade a febre o sintoma que nos conta sobre algo maior que acontece nos seus subterr neos e para o qual talvez dev ssemos olhar com curiosidade e interesse exatamente para compreender onde pode nos levar Lidar com as diferen as e desaven as tem muito a ver com a forma como aprendemos a lidar com nossos pr prios conflitos internos H um amplo caminho de autodescoberta sobre o tema pela frente Parece que no bojo da quest o est a forma como as pessoas se comportam quando outras discordam delas em quest es que envolvam um alto n vel de tens o e emo o Sugerimos que melhorias dram ticas na performance organizacional seriam poss veis se as pessoas aprendessem as habilidades praticadas rotineiramente por aqueles que descobriram uma maneira de dominar esses momentos cruciais de alto n vel de tens o Esta vis o encontra suporte em nossa experi ncia com media o de conflitos nas organiza es percebemos que poder amos ter quadros menos escalados e agravados caso as lideran as pudessem ter agido como mediadores promovendo os conflitos funcionais ao inv s de se perder em conflitos...