revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #77 - Outubro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Marketing Consciente: Precisamos mudar nossa maneira de fazer marketing

De acordo com Philip Kotler, considerado o pai do Marketing:

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Identifica necessidades e desejos não realizados. Define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.”

Com o avanço do capitalismo e da busca frenética por lucratividade, fizemos importantes distorções sobre o que este contexto propôs como uma estratégia de crescimento empresarial.

Ao olharmos para as estratégias de marketing atuais, podemos inferir que a definição de Marketing caminhou para:

 

“Exploramos necessidades e desejos em nome do Lucro.”

Baseado em estudos sobre neurociência e psicologia aplicados ao consumo, o marketing convencional é movido por estratégias que reforçam o negativo, o medo e a falta como técnicas de persuasão e vendas.

Qual o impacto dessa busca desenfreada por lucros e a consequente maneira agressiva de fazer marketing?

Segundo estudos do Presencing Institute estamos utilizando 1,5 planetas Terra por ano. Isso significa que estamos utilizando mais recursos naturais do que a Terra é capaz de produzir ou restaurar nesse tempo. Estamos sobrecarregando o planeta!

Apesar de tantos recursos naturais existentes e da abundância de terra e alimentos, ainda temos 2,5 milhões de pessoas que  vivem na miséria. Nos EUA, por exemplo, 1% dos habitantes têm a posse de 90% dos recursos econômicos, o que evidencia uma enorme desigualdade.

Atualmente, o índice de pessoas que se suicidam é 3 vezes maior do que o número de pessoas que morrem em guerras ou violência, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O essencial cabe na bagagem de mão?

Algo muito importante e que não pode faltar. Esse é o significado da palavra essencial. Mas, como definir o que é essencial ou prioridade em nossa vida? É escolher o que realmente queremos, o que faz sentido e nos faz feliz? Ou acreditar que a vida nos apresenta um cenário e a gente vai se encaixando nele da melhor forma? Comparo essas questões com arrumar a mala. O que levar para uma... leia mais

5 minutos

Grupo 3 - Abordagens Metodológicas

Ao longo desses 10 anos da Revista Coaching Brasil, trouxemos muitas metodologias procurando abrir a “caixa preta”, e mostrar os fundamentos, foco, possibilidades e limitações de cada metodologia. Fiz uma lista com todas as abordagens metodológicas que já abordamos, e caso você sinta falta de alguma, por gentileza me avise que vou colocar na lista de próximas edições. Sempre... leia mais

10 minutos

Sobre Escuta Ativa

Ao falarmos de comunicação, a grande ênfase na maior parte dos cursos, é colocada na nossa capacidade e habilidade em nos comunicarmos bem, de forma clara. Praticamente em todo curso que ministrei sobre Comunicação Empática, com base na CNV (Comunicação Não Violenta), alguém citava a importância de termos uma comunicação assertiva. Bem, isso dá uma longa discussão sobre o que... leia mais

4 minutos

Pontos Fortes e Confiança

A confiança acelera os negócios, melhora os relacionamentos e reduz o estresse no trabalho. Ela é uma catalisadora da performance e do bem-estar humanos, porém não é um assunto trabalhado com a devida atenção e intenção no dia-a-dia. Vemos ambientes tóxicos, microgestão, lideranças sobrecarregadas, síndrome de impostor e índices alarmantes de ansiedade, preocupação e burnout em... leia mais

14 minutos

A Relevância do Autoconhecimento no Processo de Coaching

Ao embarcar na jornada do coaching, muitos se deparam com a questão: "Por que é tão importante conhecer a mim mesmo?". A resposta é multifacetada, mas gira em torno de um núcleo central: o nosso modus operandi e a maneira como as emoções afetam nosso desempenho são cruciais para nosso crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. O autoconhecimento não é apenas uma ferramenta... leia mais

15 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium