revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #77 - Outubro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Marketing Consciente: Precisamos mudar nossa maneira de fazer marketing

De acordo com Philip Kotler, considerado o pai do Marketing:

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Identifica necessidades e desejos não realizados. Define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.”

Com o avanço do capitalismo e da busca frenética por lucratividade, fizemos importantes distorções sobre o que este contexto propôs como uma estratégia de crescimento empresarial.

Ao olharmos para as estratégias de marketing atuais, podemos inferir que a definição de Marketing caminhou para:

 

“Exploramos necessidades e desejos em nome do Lucro.”

Baseado em estudos sobre neurociência e psicologia aplicados ao consumo, o marketing convencional é movido por estratégias que reforçam o negativo, o medo e a falta como técnicas de persuasão e vendas.

Qual o impacto dessa busca desenfreada por lucros e a consequente maneira agressiva de fazer marketing?

Segundo estudos do Presencing Institute estamos utilizando 1,5 planetas Terra por ano. Isso significa que estamos utilizando mais recursos naturais do que a Terra é capaz de produzir ou restaurar nesse tempo. Estamos sobrecarregando o planeta!

Apesar de tantos recursos naturais existentes e da abundância de terra e alimentos, ainda temos 2,5 milhões de pessoas que  vivem na miséria. Nos EUA, por exemplo, 1% dos habitantes têm a posse de 90% dos recursos econômicos, o que evidencia uma enorme desigualdade.

Atualmente, o índice de pessoas que se suicidam é 3 vezes maior do que o número de pessoas que morrem em guerras ou violência, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Os benefícios da Constelação Sistêmica na vida profissional

Medo de falar em público, dificuldade de tomar decisões, frustração, sentimento de incompetência ou inadequação, raiva, estagnação, dificuldade de assumir postos de comando e outros sofrimentos relacionados ao trabalho. Esses são sentimentos e situações relacionados à carreira que frequentemente levam à busca por ajuda profissional. Coaching e psicoterapia têm recursos amplamente... leia mais

12 minutos

Mudanças nas Empresas, seus conflitos e estratégias para superar

Trabalhei por muitos anos com projetos de tecnologia da informação e consequentemente com suas mudanças. Neste período presenciei os microcomputadores fazerem parte da vida organizacional, a substituição de memorandos em papel por emails, downsing, rightsizing, centralização de atividades, descentralização de atividades, reengenharia de processos, fusões e aquisições, redução de... leia mais

14 minutos

Transição: como pensamos, sentimos e agimos nesse momento?

Atenção senhoras e senhores, logo chegaremos ao mundo VUCA, um mundo mais subjetivo e menos concreto. As mudanças acontecerão em uma velocidade muito maior que nos dias de hoje, gerando incertezas e relações de interdependência, que criarão um ambiente complexo dando abertura a diferentes interpretações sobre um mesmo tema. Esse é o caminho que teremos que trilhar, em direção a algo... leia mais

8 minutos

As Dinâmicas Humanas na Liderança e na Cultura Organizacional

O caminho que conduz cada indivíduo à sua essência é também o caminho que leva cada ser humano a encontrar-se com o seu propósito e com a essência que nos caracteriza como humanidade. Desde 1995, quando André Leite Alckmin trouxe as dinâmicas humanas - DH para o Brasil, este conhecimento atingiu centenas de pessoas de maneira mais profunda e outras dezenas de milhares participaram de... leia mais

14 minutos

Para vencer o jogo exterior, é preciso primeiro dominar o jogo interior

Na vida pessoal ou nos negócios todos nós queremos alcançar um resultado positivo em alguma área ou atividade, seja a melhoria no aprendizado de um novo idioma, o desempenho em uma partida esportiva, a mudança de algum aspecto no nosso trabalho ou no aumento das vendas da nossa empresa. Todos nós buscamos e somos movidos por performance! A palavra “performance” vem do verbo em inglês... leia mais

8 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium