revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #77 - Outubro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Marketing Consciente: Precisamos mudar nossa maneira de fazer marketing

De acordo com Philip Kotler, considerado o pai do Marketing:

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Identifica necessidades e desejos não realizados. Define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.”

Com o avanço do capitalismo e da busca frenética por lucratividade, fizemos importantes distorções sobre o que este contexto propôs como uma estratégia de crescimento empresarial.

Ao olharmos para as estratégias de marketing atuais, podemos inferir que a definição de Marketing caminhou para:

 

“Exploramos necessidades e desejos em nome do Lucro.”

Baseado em estudos sobre neurociência e psicologia aplicados ao consumo, o marketing convencional é movido por estratégias que reforçam o negativo, o medo e a falta como técnicas de persuasão e vendas.

Qual o impacto dessa busca desenfreada por lucros e a consequente maneira agressiva de fazer marketing?

Segundo estudos do Presencing Institute estamos utilizando 1,5 planetas Terra por ano. Isso significa que estamos utilizando mais recursos naturais do que a Terra é capaz de produzir ou restaurar nesse tempo. Estamos sobrecarregando o planeta!

Apesar de tantos recursos naturais existentes e da abundância de terra e alimentos, ainda temos 2,5 milhões de pessoas que  vivem na miséria. Nos EUA, por exemplo, 1% dos habitantes têm a posse de 90% dos recursos econômicos, o que evidencia uma enorme desigualdade.

Atualmente, o índice de pessoas que se suicidam é 3 vezes maior do que o número de pessoas que morrem em guerras ou violência, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Novos olhos, Novas paisagens: Três Casos de Coaching de Carreira Baseados em Pontos Fortes

“A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos.” Marcel Proust Outro dia escutei uma colega coach dizendo: “adoro trabalhar com coaching voltado ao profissional, só me recuso a fazer coaching de carreira”, justificando com o quão cansativo e pouco impactante era.  Essa percepção dela me deixou pensando... leia mais

11 minutos

A História da Formação da Língua Portuguesa: Uma Língua, Várias Nações

“A nossa língua comum foi construída por laços antigos, tão antigos que por vezes lhes perdemos o rastro.”Mia Couto Todas as línguas acompanham a história dos povos com a qual entram em contacto. Não poderia ser diferente com a língua portuguesa que começou em terras lusitanas e expandiu-se para outras regiões do mundo, sem antes ter passado ela mesma, e, anteriormente, uma... leia mais

13 minutos

ICF Portugal Uma Associação Profissional Inclusiva, Relevante e Ativa

A ICF Portugal é o capítulo português da ICF – International Coaching Federation, a maior organização de coaches profissionais do mundo. A afirmação de que a ICF é a maior organização de coaches profissionais do mundo assenta em dois vetores: a quantidade de pessoas envolvidas e a afirmação do Coaching como profissão. Mais de 40 mil membros, organizados em mais de 140... leia mais

15 minutos

Segurança Psicológica para Coaches

Como criamos segurança psicológica em equipes que trabalham virtualmente?  Essa pergunta brota no meu trabalho e tem sido a pergunta de muitos dos meus clientes de coaching - equipes, líderes e organizações.  Como ajudar as pessoas em equipes distribuídas a estarem presentes e se envolverem no meio do COVID-19, com todos os problemas presentes: trabalhar em casa, instabilidade... leia mais

13 minutos

A aspiração à Transcendência no Yoga e a Psicologia Transpessoal

Segundo George Feuerstein (1998) o desejo, a aspiração por transcender a si mesmo e ir além da consciência comum, de encontrar um lugar interior que supere a própria dimensão da individualidade é algo tão antigo quanto a própria humanidade. Ao longo da nossa história em diversas civilizações, foram encontrados registros dessa aspiração humana nas pinturas rupestres, túmulos... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium