revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #77 - Outubro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Marketing Consciente: Precisamos mudar nossa maneira de fazer marketing

De acordo com Philip Kotler, considerado o pai do Marketing:

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Identifica necessidades e desejos não realizados. Define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.”

Com o avanço do capitalismo e da busca frenética por lucratividade, fizemos importantes distorções sobre o que este contexto propôs como uma estratégia de crescimento empresarial.

Ao olharmos para as estratégias de marketing atuais, podemos inferir que a definição de Marketing caminhou para:

 

“Exploramos necessidades e desejos em nome do Lucro.”

Baseado em estudos sobre neurociência e psicologia aplicados ao consumo, o marketing convencional é movido por estratégias que reforçam o negativo, o medo e a falta como técnicas de persuasão e vendas.

Qual o impacto dessa busca desenfreada por lucros e a consequente maneira agressiva de fazer marketing?

Segundo estudos do Presencing Institute estamos utilizando 1,5 planetas Terra por ano. Isso significa que estamos utilizando mais recursos naturais do que a Terra é capaz de produzir ou restaurar nesse tempo. Estamos sobrecarregando o planeta!

Apesar de tantos recursos naturais existentes e da abundância de terra e alimentos, ainda temos 2,5 milhões de pessoas que  vivem na miséria. Nos EUA, por exemplo, 1% dos habitantes têm a posse de 90% dos recursos econômicos, o que evidencia uma enorme desigualdade.

Atualmente, o índice de pessoas que se suicidam é 3 vezes maior do que o número de pessoas que morrem em guerras ou violência, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Atitude como competência socioemocional

Todos nós chegamos nessa vida sem saber exatamente o que ela espera de nós. Já dizia William Shakespeare “O destino embaralha as cartas, e nós as jogamos.” Por essa perspectiva, a atitude que nos dispomos a ter frente as circunstâncias é uma das formas de nos diferenciarmos nessa jornada e uma maneira de buscarmos nossa melhor versão diariamente. Atitude é um conceito que pode... leia mais

3 minutos

Tendência 3 - Chega de discurso bonito e crie organizações que não sejam só fachada

Tendência 3 - Chega de discurso bonito e crie organizações que não sejam só fachada “Criar organizações socialmente responsáveis” Estamos em março de 2025 e as mudanças climáticas já não podem mais ser desprezadas. O desmatamento da Amazônia segue adiante, e nos últimos cinquenta anos perdemos 20% da floresta original. Bom seria se as notícias fossem sobre as... leia mais

15 minutos

Pare de Brigar com a Mudança, Abrace o Novo e Seja Feliz

Sabe aquele frio na barriga que dá quando a gente está prestes a começar algo novo? Pode ser mudar de emprego, começar um projeto, mudar de cidade ou até iniciar um relacionamento. Aquele misto de empolgação e pavor que faz a gente questionar se está fazendo a coisa certa ou se está prestes a dar um passo gigantesco rumo ao abismo. Pois é, o medo do novo é real e, cá entre nós, todo... leia mais

11 minutos

Ano Novo, Você Novo: Como Abrir Espaço para o Potencial Verdadeiro?

Sinto que cada virada de ano é como um portal imaginário misterioso que se abre diante de nós — um convite silencioso para reimaginar nossa existência. É mais do que uma simples mudança de data; é um chamado profundo da alma para nos reconectarmos com nossa essência mais autêntica. A passagem de ano conjura um encantamento convidando a esperança a renascer.  Você também... leia mais

8 minutos

Ações Afirmativas – a engenharia de mover o ponteiro demográfico da diversidade

Para uma ampla compreensão do conceito de ações afirmativas, seus papéis e mecanismos, é necessário considerar a agenda de DEI – Diversidade, Equidade e Inclusão – como estratégia de negócios, transbordando critérios de responsabilidade social, bem como mirar em um horizonte em que pessoas são o diferencial competitivo, dado o contexto da exponencial progressão da inteligência... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium