O risco de desestabiliza o digital pol tica e comercial est sempre presente em todos os profissionais das organiza es ocupem ou n o responsabilidades de lideran a Esse cen rio vem afetando os gestores em todo o mundo e em particular no Brasil onde os desafios s o ainda mais intensos Ap s d cadas enfrentando muito mais turbul ncia que outras regi es do mundo os profissionais come am a se questionar sobre a melhor forma de se adaptar a um mundo cada vez mais vol til complexo incerto e amb guo Por isso para sobreviverem e prosperarem muitas organiza es est o se esfor ando para se tornarem mais geis Elas reconhecem que precisam se encontrar continuamente competitivas Isto exige um conjunto gerencial efetivo que possibilita manter um foco em seus clientes e em suas perspectivas de valor A partir de suas identidades e estrat gias definidas as organiza es devem possuir um conjunto de a es que possam permitir que seus processos apresentem evolu o a fim de garantir a manuten o da entrega de valor aos seus clientes Esses processos quando bem conduzidos atendem a um conjunto m nimo de atributos e geram um grau de satisfa o diferenciado o que permite manter os clientes fidelizados No entanto para que isso aconte a tais processos precisam ser n o apenas controlados com crit rios rigor e aprendizagem como tamb m conduzidos por um time de pessoas bem desenvolvidas uma lideran a participativa e com prop sito alinhado ao da organiza o Enquanto as organiza es tradicionais eram hier rquicas lineares e funcionavam de forma mec nica hoje as organiza es est o cada vez mais geis e org nicas A chave para se adaptar a um futuro imprevis vel aprender a equilibrar a estabilidade com o dinamismo e isto que estas organiza es v m fazendo Consequentemente as frequentes mudan as dentro das organiza es t m exigido que os l deres atuais desenvolvam compet ncias cognitivas e comportamentais muito diferentes do que se exigia no passado Uma prova disso o peso que aspectos pessoais e sociais t m ganhado nos desafios cotidianos de cada indiv duo Por isso mesmo a compet ncia e a habilidade em trabalhar em grupos por exemplo tornaram-se imprescind veis A agilidade requerida s organiza es se pauta em sua capacidade em manter foco no neg cio nos clientes e nos resultados A confiabilidade em trabalhar de forma aut noma a compet ncia em desenvolver equipes multidisciplinares a manuten o de valores e a conex o gil com clientes se tornaram fundamentais Por m isso s poss vel quando as organiza es reconhecem a import ncia de produzir times de alto desempenho o que coloca mais press o nos profissionais para uma adapta o pessoal e social s mudan as Ou seja as pessoas...