revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #76 - Setembro 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A Linguagem das Fotos

“Fotografias são pegadas de nossas mentes, espelhos de nossas vidas, reflexos de nossos corações, memórias congeladas que podemos manter em quietude silenciosa em nossas mãos – para sempre, se quisermos” Judy Weiser

É muito comum aos que participam de workshops Points of You® sentirem-se surpresos, talvez até mesmo encantados, como se algo “mágico” tivesse ocorrido. E embora o “inesperado, mas preciso” seja um dos valores componentes do DNA Points of you®, podemos dizer que por trás dessa magia há algo muito simples: fotografia.

As fotografias, além de arte, são uma das formas de comunicação mais apreciadas pela sociedade. Desde seu primeiro registro na história (em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce), elas têm se transformado uma linguagem universal. E embora tenha havido uma grande evolução tecnológica ao longo dos anos (maior resolução, maior qualidade e realidade das cores, etc), uma característica permanece intocada: sua ampla capacidade de expressão.

Como nos lembra Fontcuberta, “o fotógrafo não é um caçador de imagens, mas um pescador de momentos”. O ato de fotografar, vai muito além de um “clique” ou de uma cópia da realidade; a foto traz a percepção, os sentimentos, os conflitos, enfim, a subjetividade de quem está fotografando. Ao mesmo tempo, a fotografia também traz à tona a subjetividade de quem a vê. A imagem é “bruta”, não verbal, mas quando damos sentido à ela, é a nossa essência que está se manifestando. O significado da foto, então, não se encontra tanto nos aspectos visíveis, e sim nos detalhes que escolhemos enquadrar e entender como “realidade”. Assim sendo, a fotografia é uma forma de comunicação, e uma ferramenta de autoconhecimento. Afinal, “a reação que uma pessoa tem de frente a uma fotografia que ela considera especial pode revelar muito sobre si mesma, se forem feitas as perguntas adequadas.” (Judy Weiser)

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A Comunicação Coach e a Arte de Liderar

Texto inspirado em Os 7 hábitos das Pessoas Muito eficazes – Stephen Covey e na obra de Kim H. Krisco   Liderar não é apenas distribuir tarefas ou preencher planilhas. Também não se resume a dar ordens. Liderar é mobilizar pessoas. E, para isso, é necessário inspirar, motivar e, acima de tudo, comunicar. Sem uma comunicação que engaje, nenhuma estratégia — por melhor... leia mais

12 minutos

O Trinômio Revelando Uma Nova Possível Narrativa Sobre a Abundância

Finalizei o texto anterior convidando você, caro leitor, a algumas reflexões: - Se a escassez e a extravagância são opostos, qual seria o lugar, ou o novo lugar, da abundância neste trinômio? - Que novo tabuleiro começa a se desenhar aqui? - Qual é esta “nova” interpretação sobre a abundância que vai surgindo?   Estas também são as reflexões nas quais estamos,... leia mais

11 minutos

Sobre Atitudes e Futuros

Quando fui convidado para escrever um texto sobre Atitude, precisei parar e refletir: o que um futurista tem a dizer sobre esse tema? Para quem não sabe exatamente o que faz um futurista — ou, mais especificamente, o que eu faço como futurista — aqui vai uma breve explicação: Eu exploro, mapeio e decodifico sinais fracos (aquilo que está no reino das possibilidades) e... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium