icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #75 - Agosto 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Dinâmicas Humanas, Performance e Gestão do Conflito

Todas as pessoas querem experimentar o sentimento de autoestima Para isto definem de maneira conscientemente ou por impulso os comportamentos que julgam mais adequados para os desafios da vida Na maior parte do tempo nossos coachees tem pouca oportunidade ou repert rio para refletir sobre suas din micas na vida e as consequ ncias que seus comportamentos podem gerar na sua performance Ao sentar conosco presencialmente ou de forma remota nbsp surge um momento especial durante o qual ele reflete de forma consistente sobre seu modus operandi no dia-a-dia Esta reflex o vai lev -lo a escolher adequar comportamentos luz de uma nova percep o potencializando o seu melhor e respeitando o melhor do outro nesta janela de oportunidade que as Din micas Humanas podem ser a porta de entrada para entender as consequ ncias de nossas coloca es de nossos modelos mentais e de nossos vieses inconscientes que geram ru dos de comunica o e eventualmente conflito no dia a dia Se todos n s tiv ssemos os mesmos filtros pelo qual olhamos para o mundo e o julgamos n o haveria problemas de mal entendido mas n o bem assim N o Uma grande parte dos conflitos que vivemos fruto de um ru do na interpreta o dos comportamentos apresentados quando nos relacionamos Quem sabe voc j tenha vivido a experi ncia do seguinte di logo - Nossa Como voc p de ter me queimado na reuni o de hoje de manh - Eu - Claro voc Quando voc comentou meu trabalho daquele jeito na frente de todo mundo - Desculpa n o era a inten o - Mas foi o que eu entendi Se voc j presenciou um di logo deste possivelmente foi testemunha de um conflito fruto do n o entendimento de um posicionamento de uma Din mica Humana frente expectativa de outra Din mica Humana Se as Din micas Humanas s o jeit es que temos e usamos para ter sucesso na vida podemos inferir que estes jeitos tem formas e necessidades de comunica o verbal e n o verbal singulares Quais as vari veis quando pensamos em conflito Para que um conflito ocorra preciso estar presente Eu frente ao Outro num Contexto determinado O grau de complexidade desta equa o adv m do fato que cada um de n s entende de forma diferente as demandas comportamentais de uma determinada situa o No confronto destas vis es diferentes nascem sentimentos como vergonha alheia irrita o e s vezes at admira o E quais s o estas din micas Voc provavelmente leu nos outros artigos da Revista Coaching Brasil que...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A Prática da Vida Integral: Quando o Cotidiano se Torna Caminho de Expansão

“E se o desenvolvimento integral não fosse mais uma teoria, mas uma forma de viver o ordinário com presença extraordinária?” Nos últimos anos, venho compreendendo que o verdadeiro desenvolvimento humano não está apenas nos livros, nas meditações ou nas grandes revelações espirituais, mas em como escolhemos viver o cotidiano com inteireza.É nessa intersecção entre o físico, o... leia mais

12 minutos

Action Learning e Gestão de Conflitos para Lideranças e Mediadores

“A capacidade de gerenciar conflitos não é opcional para líderes, é uma função essencial da liderança.” (Harvard Business Review, 2020)   Introdução O relatório sobre futuro trabalho do Fórum Econômico Mundial de 2023 (1) destacou empatia e escuta ativa como competências interpessoais essenciais para a empregabilidade e para a liderança eficaz. Essas... leia mais

13 minutos

A Potência do Não Saber: Quando o Action Learning Confronta a Pressa Corporativa  

As organizações correm como quem atravessa um rio sobre pedras escorregadias: cada passo é dado às pressas, como se a única meta fosse não cair. Quando tudo é velocidade, esquecemos que o rio tem profundidade. É no mergulho da dúvida, e não na pressa das respostas, que nasce o inédito. Na lógica da urgência, recorremos a soluções conhecidas. É como abrir uma gaveta de respostas... leia mais

7 minutos

Da construção de uma nova cultura à virada positiva dos resultados: um bate-bola entre Beatriz Filgueiras e Guilherme Sayegh

Este texto foi escrito a 4 mãos e fundamentado em 8 anos de parceria. Beatriz Filgueiras (Sócia e Consultora da BKSZ Consultoria Empresarial): Guilherme, quando olho para trás e penso no começo da nossa parceria, lembro de 2018 como um momento de virada. Você ingressou na Pita Bread no ano anterior. Como foi chegar como a segunda geração numa empresa familiar, e ainda em... leia mais

10 minutos

Estruturas Libertadoras no Coaching de Times

Inspiração e contextualização Em seu livro Koinonia: From Hate, through Dialogue, to Culture in the Larger Group (1991), Patrick de Maré explora os processos e dinâmicas pelos quais a microcultura grupal emerge. À medida que as frustrações iniciais de um grupo encontram expressão no ódio, este se transforma, por meio do diálogo, no que os gregos conheciam como "koinonia",... leia mais

16 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium