revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #75 - Agosto 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Comunicação no ambiente organizacional: desafios contemporâneos e a contribuição das Dinâmicas Humanas.

A capacidade de se comunicar, em especial pela linguagem, é condição essencial para o homem e, a exemplo de tantas outras ações humanas, a comunicação passou por processo evolutivo, percorrendo a história do homem dos tempos primitivos até os nossos dias marcados pelo “mundo digital”.

A evolução das tecnologias de informação, quando nos propiciou utilizar as mais diversas e extraordinárias ferramentas de comunicação, mudou o mundo nas esferas social, política e econômica e influenciou fortemente a cultura das organizações.

Tal evolução contrariou, contudo, a lógica de que deveríamos estar vivenciando também, melhorias na qualidade da comunicação interpessoal, no respeito ao outro, na aceitação de ideias divergentes, no desapego às nossas verdades e julgamentos.

Quando avaliamos resultados de pesquisas de clima organizacional, invariavelmente funcionários indicam gaps relacionados à comunicação em seus locais de trabalho. E, quase sempre, as dificuldades de interação são fontes de conflitos que requerem enormes esforços de lideranças e profissionais de RH, na busca de equipes mais produtivas e de uma cultura laboral harmoniosa. E quem atua no mundo corporativo sabe, por estudos e mesmo pelo bom senso, o quanto estes “desencontros” influenciam não só a qualidade de vida ou o bem estar do trabalhador, mas também os seus níveis de produtividade.

Este contexto nos leva a refletir sobre o tema comunicação interpessoal com especial interesse.

Em artigo de 1997, Axiologia Laboral & Sentido do Trabalho, Javier Estrada H., já descrevia, em livre tradução, que o “mundo que vivemos é paradoxal, desconcertante, contraditório, pois as notícias se difundem com enorme velocidade e o homem não se comunica consigo mesmo e, com seus semelhantes a comunicação é pobre e limitada”.

Em 1998, no prefácio da edição brasileira de Human Dynamics, Peter Senge descreve brilhantemente sobre a necessidade de compreendermos uns aos outros, sobre o quanto as pessoas são diferentes entre si e sobre o quanto a compreensão desta diversidade do funcionamento humano impactaria a sustentabilidade tanto das organizações quanto das sociedades no futuro.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Coaching Inclusivo e TDAH nos Negócios: estratégias para um mundo do trabalho mais justo, produtivo, humano e feliz

Nos últimos anos, testemunhamos uma mudança significativa no modo como lideramos pessoas e organizamos o trabalho. A diversidade, finalmente, começou a ganhar espaço nas Organizações, mas ainda focada em marcadores visíveis como gênero, raça, idade, condições físicas, sexualidade, entre outros. Entretanto, é preciso ir além, é necessário incluir aspectos “invisíveis” que... leia mais

16 minutos

Os Múltiplos Rostos da Escassez: o Medo que se Disfarça de Realidade

Pois aqui iniciamos a nossa jornada de descobrimentos e queremos compartilhá-la com você, caro leitor. Como compartilhei no capítulo anterior, quando iniciamos este caminho, havíamos pensado em explorar este binômio escassez-abundância, para vermos o que seria revelado, tanto na pesquisa bibliográfica, quanto nas entrevistas. O primeiro achado, bem contundente, é de que o senso comum... leia mais

16 minutos

Vai lá e faz... mobiliza, envolve, divide e compartilha

“Arriscar causa ansiedade, mas deixar de arriscar é como perder um pouco de si mesmo.” - Kierkegaard Dizer que não tenho medo, seria uma grande piada, estou dentre as pessoas mais cautelosas que já vi na vida, mas sempre parti de modo muito entusiasta para tudo que me propus. Acredito que esta seja uma boa palavra para representar o pulsar das minhas atitudes na vida!... leia mais

6 minutos

O Sentir de um Novo Ciclo

Fecho os olhos e posso visualizar tudo aquilo que o meu coração deseja. Sinto no meu peito a clara intenção do meu próximo passo. Presente, sinto todo o vazio. Sinto que tudo é vazio. Em mim percebo a amplitude das possibilidades. O potencial criativo ilimitado da consciência. É possível sentir que um novo ciclo já começou ou deveria começar? Como sabemos... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium