No contexto s cio-educacional do s culo XXI seja na esfera da educa o formal seja em outras modalidades de ensino como na educa o corporativa a principal demanda aos indiv duos o desenvolvimento de compet ncias e habilidades relacionais as chamadas soft skills Essas habilidades permeiam diversos eixos tem ticos comunica o empatia criatividade para resolver problemas flexibilidade lideran a equil brio emocional entre outras Entretanto uma compet ncia que ganha cada vez mais for a nessa demanda a capacidade de cocria o Se observarmos de perto a cocria o o grande pano de fundo das outras compet ncias citadas uma vez que elas sempre est o em rela o ao contexto ou seja na interdepend ncia com as pessoas Essa demanda refere-se ao processo de cria o com e entre pessoas a partir do trabalho colaborativo de processos produtos e resultados que respondam aos problemas impostos pela realidade de forma cada vez mais eficiente e eficaz por meio de uma capacidade de intera o que deixe em segundo plano a autoria do indiv duo e justamente valorize o entre e o alcance do resultado comum O trabalho em grupos e a intelig ncia coletiva s o uma das fortes tend ncias que est o e permanecer o pautando os processos de aprendizagem e desenvolvimento no s culo XXI Cada vez mais os processos de desenvolvimento coletivo ser o mais valorizados que os individuais e este fen meno provavelmente ser o grande quiebre Segundo Echeverria - um quiebre uma interrup o no fluir transparente da vida Trata-se de um ju zo de que o que ocorreu n o era o que se esperava que ocorresse Ao declararmos um quiebre nos abre v rias possibilidades de a es para geri-lo deste per odo em que profissionais que manejam grupos ter o um vasto territ rio para intervir intencionalmente sejam eles facilitadores coaches mediadores aplicadores de m todos prontos professores educadores ou gestores A intelig ncia coletiva um tipo de fen meno compartilhado que emerge da intera o entre indiv duos em suas diversidades Para Pierre L vy a intelig ncia coletiva aquela que se distribui entre todos os indiv duos por toda parte O saber est na humanidade e todos os indiv duos podem oferecer o seu conhecimento n o h ningu m que seja nulo nesse contexto Por essa raz o o autor afirma que a intelig ncia coletiva deve ser incessantemente valorizada Deve-se procurar encontrar o contexto em que o saber do indiv duo pode ser considerado valioso e importante para o desenvolvimento de um determinado grupo Desde os prim rdios n s humanos utilizamos nossas intelig ncias para prosperar como esp cie para nos mantermos no topo da cadeia alimentar Seja por instinto seja por elabora o cognitiva sempre existiu um grau de sofistica o em rela o...