revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #72 - Maio 2019

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Apresentação do Dossiê: Aprender em Grupo

Sempre declaro aos meus alunos: o motivo que me levou a trabalhar e estudar processos grupais foi e ainda é a minha dificuldade em estar nos grupos.

Essa dificuldade me move em busca do entendimento dos fenômenos que acontecem e afetam o grupo, as pessoas do grupo e a mim.

Nestes anos que trabalho e atuo “para”, “com” e “nos” grupos, aprendi muitas coisas que só foram possíveis no vivenciar em grupo, um tipo de aprendizado que só acontece “junto”.

Com essa alquimia de afetos, entre desconfortos e aprendizados, descobri que o que mais gosto e desgosto em um grupo sou “eu”. Descobri que os grupos são laboratórios de aprendizagem, é onde podemos nos permitir ser ratos e cientistas em uma dança de papeis, é o lugar em que nos preparamos para atuar na vida que é social/grupal.

Dito isto, o título deste dossiê não poderia ser outro: “Aprender em grupo”. Espero que você se sinta um pouco provocado(a) com essa leitura e que esta possa te suscitar novas reflexões e aprendizados, pois foi preparada com muito carinho e dedicação dos autore(a)s.

Agradeço a todo(a)s autore(a)s que toparam compartilhar suas experiências e aprendizados compondo essa jornada que se inicia com um texto meu, trazendo alguns elementos e reflexões sobre o termo “inteligência coletiva” seguido por... Káritas Ribas, uma de minhas mestras, parceira de trabalho e grande amiga que apresenta em seu texto a importância de nos debruçarmos sobre os processos da aprendizagem nos tempos em que vivemos.

Alessandro Campos, meu camarada e irmão de várias jornadas, fala de seu primoroso trabalho “homem a homem” que discute masculinidades.

Giselle dos Anjos, mulher incrível que nos traz uma síntese de seu trabalho e ativismo com o texto “Diversidade se aprende em grupo”, uma discussão sobre equidade racial e de gênero que é fundamental para qualquer outra discussão.

Mateus Fernandes, meu provocador favorito, que com sua generosidade intelectual aceitou descrever em poucas palavras uma experiência grupal tão intensa e rica com os índios do Mato Grosso.

Daniel Pinheiro, homem doce e talentoso, escreveu um texto consistente que em sua centralidade reflete sobre a diferença do trabalho “com” e “para” grupos.

Fechando a revista, Carolina Messias, a feiticeira das palavras nos acena com o derradeiro e belo texto falando sobre o Coaching Grupal e as distinções em relação a outras práticas.

Enfim, este dossiê apresenta profissionais de experiências grupais impares, trazendo reflexões que se esquivam dos lugares comuns para ocuparem territórios não convencionais e de potência.

Agradeço especialmente a oportunidade de coordenar está edição ao editor chefe, Luciano Lannes e a amiga Káritas por fazer esta ponte.

Espero que gostem e aproveitem!

Um abraço,

Artigo publicado em 23/05/2019
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Organizações Positivas

O que reservamos para você? Quando recebemos o convite para esta edição, uma linha do tempo passou rapidamente em nossa memória. Conhecemos e reconhecemos Luciano Lannes em 2001 na pós-graduação em Jogos Cooperativos que fizemos e nos demos conta que este dossiê, de certa forma, está alicerçado em tudo que já acreditávamos e estudávamos juntos naqueles tempos: “se o importante é... leia mais

8 minutos

Valores

Começo agradecendo a sua confiança, Lannes. Me senti honrado ao receber o convite para coordenar o dossiê da revista Coaching Brasil. Viver essa experiência foi uma descoberta, afinal a escrita para mim, essencialmente, se manifesta em outros formatos (crônicas e poesias). Lembro quando o Lannes cogitou inicialmente a minha contribuição com o tema “valores” no início de dezembro/19... leia mais

3 minutos

Coaching e Biografia Humana

Boas Vindas a esta edição tão especial de Coaching e Biografia Humana! O processo biográfico é sem dúvida um exercício de autoconhecimento que permite um passeio, um revisitar a sua história de vida, olhando o passado com a sabedoria e a maturidade do presente. Vamos usar a metáfora de olhar a floresta do alto, como se você estivesse enxergando tudo e todos os seus componentes... leia mais

9 minutos

Teoria Integral – um elegante mapa da realidade

Que emoção! Coordenar um dossiê sobre a Teoria Integral de Ken Wilber. Quero começar agradecendo o Luciano Lannes pelo convite, ao Marcelo Cardoso por todo conhecimento transmitido e a Andrea Fortes por um texto provocativo e cativante sobre 4 teorias (sendo uma delas a Teoria Integral) que me encorajou a mergulhar novamente e mais profundamente no aprendizado da Teoria Integral. Para... leia mais

4 minutos

Apresentação do Dossiê: CONVERGE 2019

O que é o Converge e quem são os autores dessa edição Um webinário realizado pela ICF Brasil sobre o Converge19 tinha acabado de acontecer quando o Luciano me convidou para coordenar esse dossiê. O grande objetivo era convidar algumas pessoas que tinham estado no Converge19 para compartilhar conteúdos e informações com você leitor da Revista Coaching Brasil! Mas por onde eu começaria?... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium